sábado, agosto 27, 2011

Dietrich Bonhoeffer: Sermão do Monte, A mulher

Bonhoeffer trata agora de Mateus 5: 27-32. O comprometimento com Jesus não se coaduna com o desejo sem amor, não se admite a vontade ordenada pelo desejo. Ainda que seja um olhar, tal desejo exclui todo o corpo do discipulado, e o condena ao inferno, vende sua primogenitura celestial por um prato de lentilhas.

Nenhum sacrifício que o discípulo é capaz de fazer é demasiadamente grande, Cristo é maior que o olho, que a mão, a recompensa do desejo é pouca em comparação com seu prejuízo. Bonhoeffer não foge da questão da literalidade ou não das recomendações de Jesus,  ele diz que a pergunta é apenas para fugir da decisão, a pergunta é errada e má em si, porque não há resposta para ela. Se optamos pela literalidade, fazemos da vida cristã um absurdo existencial, se, por outro lado, dizemos que é só uma imagem, não damos seriedade aos mandamentos.  Assim, somos confrontados e sendo necessário obedecer,  não impõe aos discípulos o jugo insuportável, mas os ajuda misericordiosamente no Espírito.

Para Bonhoeffer, Jesus santifica o matrimônio, declarando-o indissolúvel e negando a possibilidade de um segundo matrimônio para o adúltero. Liberta o casamento do desejo egoísta, e o entende como serviço de amor, o discípulo deve confirmar seu total comprometimento com Cristo.

A carta de divórcio tem explicação  em Mt. 19.8, por causa da dureza de coração foi permitido aos israelitas fazerem uso da carta, apenas pra preservar o coração de uma indisciplina ainda maior. 

Jesus procura a pureza total,  a castidade de seus discípulos,  liberta da pornéia,  da prostituição dentro e fora do casamento, 1Co. 6.13-15, trata-se de uma poluição não apenas do próprio corpo, mas do Corpo de Cristo.  A contemplação do corpo crucificado de Jesus dado em nosso favor e a comunhão com ele, dão ao discípulo a força para castidade  que Jesus demanda.



Nenhum comentário: