segunda-feira, agosto 08, 2011

Paul Tillich: The Shaking of the Foundations

E assim Ele lhes perguntou, "Quem você diz que eu sou? " Essa é a pergunta que é colocada antes de cada cristão em todos os tempos. É a pergunta que é colocada antes da Igreja como um todo, porque a Igreja é construída sobre a resposta a esta pergunta, a resposta de Pedro: ". Tu és o Cristo" Pedro não se limitou a adicionar outra, e mais elevada nome, para os nomes dados pelo povo. Pedro disse: "Tu és o Cristo". Nestas palavras ele expressou algo que era totalmente diferente do que o povo tinha dito. Ele negou que Jesus foi um precursor, ele negou que alguém deve ser esperado. Ele afirmou que o fator decisivo da história tinha aparecido, e que o Cristo, o portador do novo, havia chegado neste homem Jesus, que estava andando com ele ao longo de uma estrada poeirenta aldeia ao norte da Palestina.



A grandeza ea tragédia do momento em que Pedro proferiu estas palavras são visíveis na reação de Jesus: Ele os proibiu de contar a ninguém sobre ele. O caráter messiânico de Jesus era um mistério. Ele não quis dizer a Ele o que significava para o povo. Se o ouviram chamar-se Cristo, eles teriam esperado tanto um grande líder político ou uma figura divina que vem do céu. Ele não acreditava que uma ação política, a libertação de Israel e do esmagamento do Império, poderia criar uma nova realidade na Terra. E Ele não podia chamar-se o Cristo celeste sem parecer blasfêmia para aqueles que, por necessidade, mal-Lo. Porque Cristo não é nem o "rei de paz" político a quem as nações de toda a história esperado, e quem esperamos hoje, assim como ardor, nem é Ele o "rei da glória" celestiais quem os visionários muitos dos seus dias esperado, e que nós também esperam hoje. Seu mistério é mais profundo, que não pode ser expressa através de nomes tradicionais. Ela só pode ser revelada pelos acontecimentos que viriam depois a confissão de Pedro: o sofrimento, morte e ressurreição. Talvez se ele deve aparecer hoje, Ele seria proibir os ministros da Igreja Cristã falar dele por um longo tempo."Ele os proibiu de contar a ninguém sobre ele." Nossas igrejas falam d'Ele, dia após dia, domingo após domingo, um pouco mais em termos de política do rei de paz, um pouco mais em termos do rei celestial de glória. Eles chamam Jesus Cristo, esquecendo-se, e fazendo-nos esquecer, o que significa dizer: Jesus é o Cristo. O evento mais incrível e humanamente impossível - um rabino judeu errante é o Cristo - tornou-se natural para nós. Vamos, pelo menos, às vezes, lembrar a nós mesmos e nosso povo que Jesus Cristo significa Jesus que se diz ser o Cristo. Peçamos a nós e aos outros ao longo do tempo se podemos seriamente concordar com exclamação extática Pedro, se estamos igualmente dominado pela mistério deste homem. E se não podemos responder afirmativamente que não deveríamos, pelo menos, ficar em silêncio, a fim de preservar o mistério das palavras, em vez de destruir o seu significado por nossa conversa comum?

O Cristo deveria sofrer e morrer, porque sempre que o Divino aparece em toda a sua profundidade, não pode ser suportado pelos homens. Ele deve ser empurrado pelos poderes políticos, as autoridades religiosas, e os portadores da tradição cultural. Na imagem do Crucificado, olhamos para a rejeição do Divino pela humanidade. Vemos que, neste rejeição não, o mais baixo, mas os mais altos representantes da humanidade são julgados. Sempre que o Divino aparece, é um ataque radical em tudo que é bom no homem e, portanto, o homem deve repeli-lo, deve afastá-la, deve crucificar-lo. Sempre que o Divino se manifesta como a nova realidade, deve ser rejeitado pelos representantes da velha realidade. Para o Divino não completa o ser humano, que se revolta contra os humanos. Por causa disso, o ser humano deve defender-se contra ela, deve rejeitá-la, e deve tentar destruí-lo.



No entanto, quando o Divino é rejeitada, leva a rejeição a si mesma. ele aceita a nossa crucificação, afastando a nossa, a defesa de nós mesmos contra ela. Ele aceita a nossa recusa a aceitar e, assim, conquista-nos. Que é o centro do mistério de Cristo. Vamos tentar imaginar um Cristo que não morreria, e quem viria em glória para impor-nos o Seu poder, Sua sabedoria, sua moralidade, e Sua piedade.Ele seria capaz de quebrar nossa resistência pela Sua força, pelo Seu governo maravilhoso, por sua sabedoria infalível, e por Sua perfeição irresistível. Mas Ele não seria capaz de vencer os nossos corações.Ele traria uma nova lei, e imporia sobre nós por Seu todo-poderoso e todo-perfeito Personalidade. Seu poder iria quebrar a nossa liberdade; Sua glória iria esmagar-nos como um sol ardente, cegando, a nossa própria humanidade seria engolido em Sua Divindade. Uma das percepções mais profundas de Lutero era que Deus se fez pequeno por nós em Cristo. Ao fazer isso, Ele nos deixou a nossa liberdade e nossa humanidade. Ele nos mostrou o Seu Coração, para que nosso coração poderia ser ganha.
Quando olhamos para a miséria do nosso mundo, sua maldade e seu pecado, especialmente nestes dias que parecem marcar o fim de um período de mundo, temos muito tempo para a interferência divina, para que o mundo e seus governantes demoníacos pode ser superado. Ansiamos por um rei de paz dentro da história, ou para um rei da glória acima da história. Ansiamos por um Cristo de poder. No entanto, se Ele viesse e transformar-nos e ao nosso mundo, teríamos de pagar a um preço que não poderíamos pagar: teríamos que perder nossa liberdade, nossa humanidade e nossa dignidade espiritual.Talvez devêssemos ser mais feliz, mas também devemos ser seres inferiores, a nossa miséria actual, luta e desespero, não obstante. Deveríamos ser mais como animais abençoados que os homens feitos à imagem de Deus. Aqueles que sonham com uma vida melhor e tentar evitar a Cruz como um caminho, e aqueles que esperam por um Cristo e tentativa de excluir o Crucificado, não têm conhecimento do mistério de Deus e do homem.


Eles são os que devem considerar Jesus como apenas um precursor. Eles são os únicos que devem esperar que outros com maior poder de transformar o mundo, outros com maior sabedoria para mudar os nossos corações. Mas mesmo o maior em poder e sabedoria não poderia revelar mais plenamente o coração de Deus eo coração do homem do que o Crucificado já fez. Essas coisas foram revelados uma vez por todas. "Tudo está consumado". No rosto do Crucificado todos os "mais" e todos os "menos", todo o progresso e todos aproximação, são sem sentido. Portanto, podemos dizer dele sozinho: Ele é a nova realidade, Ele é o fim, Ele é o Messias. Ao Crucificado só podemos dizer: ". Tu és o Cristo"


Nenhum comentário: