sábado, março 31, 2012

Andrew Murray: Permanecer em Cristo

Andrew Murray tem aquela capacidade de poucos, ele realmente sabe ser um instrumento de Deus para nos revelar através do Espírito Santo o que Deus espera de cada um de nós. Em Permanecei em Cristo, são 30 lições, uma para cada dia, sobre o permanecer em Cristo.





Durante a vida do Senhor sobre a terra, a palavra que Ele mais utilizou ao falar da relação dos discípulos consigo foi: “segue-me”. Pouco antes de ser assunto ao céu, Ele lhes deu uma nova palavra que deveria expressar, de maneira mais íntima e espiritual, a união em glória que passariam a experimentar. Essa palavra escolhida foi: “Permanecei em mim”. Com tais palavras, o Senhor chamava Seus discípulos a uma intensa união; a uma íntima comunhão e a uma maravilhosa unidade de vida e de interesses. No prefácio deste livro, o autor argumenta que se a verdade sobre o permanecer em Cristo e tudo o que isso significa no dia-a-dia fosse pregado com a mesma clareza e urgência que a expiação e o perdão por meio do precioso e bendito sangue do Cordeiro, muitos aceitariam alegremente o convite para tal modo de vida. A influência dessa atitude seria manifesta na experiência dessas pessoas por meio de pureza, poder, amor, alegria, muitos frutos e toda sorte de bênção que o Salvador associou com o permanecer nEle. O presente livro consiste de meditações sobre a parábola da Videira e é publicado com o desejo de ajudar àqueles que ainda não compreenderam plenamente o significado da ordem: “Permanecei em mim”, bem como àqueles que pensam que se trata de uma vida que não pode ser alcançada. Somente permanecendo no Senhor, minuto a minuto, é que poderemos experimentar o progresso de uma vida frutífera nEle: “Todo ramo que, estando em mim, (…) dá fruto [Ele o] limpa, para que pruduza mais fruto ainda (…) Quem permanece em mim, e eu, nele, essa dá muito fruto” (Jo 15:2b,5b).

 

O primeiro capítulo trata do que seria o permanecer, o permanecer é alegria do primeiro amor que por vezes deixamos para trás em busca de outras coisas, como ele mesmo diz:

"A resposta é muito simples. Você desviou dEle. As bênçãos que Ele concede estão  conectadas com o Seu chamado" vinde a mim", e somente pode ser gozadas em íntima comunhão com Ele. Você não quer entender completamente, ou nãojustamente lembrar, que o chamado significava, "Vinde a mim para ficar comigo." E isso ainda era de fato seu objetivo e propósito na primeira Ele chamou para si mesmo.Não era para renová-lo poucas horas depois de sua conversão com a alegria de Seu amor e libertação, e depois vos envio a vagar em tristeza e pecado. Ele tinha destinadoa algo melhor do que uma bem-aventurança de curta duração, para ser apreciadoapenas em momentos de seriedade especial e oração, e depois de passar longe, como você teve que retornar ao exercício dessas funções em que agora a maior parte da vida tem para ser gasto. Não, na verdade, Ele havia preparado para você umahabitação permanente com Ele, onde toda a sua vida e cada momento que poderia ser gasto, onde o trabalho de sua vida diária pode ser feito, e onde todo o tempo você pode estar desfrutando de comunhão ininterrupta com Ele mesmo. Era mesmo isso que Ele quis dizer que quando a primeira palavra, "Vinde a mim", acrescentou este: "Permanecei em mim." Como sincero e fiel, tão amoroso e terno, como a compaixão que soprou em que abençoou "Venha", foi a graça que acrescentou este não menosabençoada "Permanecei". Tão poderoso como a atração com a qual a primeira palavraque te atraiu, foram os títulos com os quais esta segunda, mas se você tivesseescutado, teria mantido você. E tão grande quanto foram as bênçãos com que essavinda foi recompensado, tão grande, sim, e muito maior, foram os tesouros para queque cumprir teria lhe dado acesso.

Nenhum comentário: