quarta-feira, março 28, 2012

Helmut Thielicke: As Tentações de Jesus

Thielicke construiu um livro poderoso sobre as tentações de Jesus e as nossas, o ponto vulnerável segundo o autor é a nossa solidão, nosso afastamento da presença divina, o homem deixado a si mesmo. E o momento chave é a morte, tudo é feito para mascarar a morte, todas as coisas que fazemos tentam afastar a morte e a solidão de nossa visão.

Mas, Jesus..

"Jesus vive na nossa vida, em sua porção mais misteriosa na solidão,diante de nós, como nosso exemplo. Portanto, agora, é impossível existir algum ponto em nossa vida, memso o mais diabólico ou o mais comum e tedioso, de solidão, se Jesus for nosso senhor. Ele é o nosso irmão na tentação e na solidão, ele é um homem como nós; ele trouxe Deus para esta solidão, e venceu o tentador. Ele é irmão e Senhor. Portanto, iremos com ele para o deserto, passaremos com ele os estágios desta tentação com sua solidão mortal, como puritanos piedosos ajoelhados diante da sua paixão" p. 36

A primeira tentação: a realidade da fome.

Thielicke chama a atenção para a realidade da primeira tentação, para ele o lugar da tentação é o reino das coisas concretas.  Teve sua origem não em especulações ou pensamentos, mas numa coisa real, física, concreta: a fome. 

Ele cita Kierkegaard, "nosso raciocínio é impulsionado por nossas convicções, nossas convicções não são resultado do nosso raciocínio" 

"Na tentação toda a nossa vida é secretamente desligada de Deus, não queremos sua graça e soberania, e tudo isso se torna claramente óbvio em nossa vida, em sua fúria e descontentamento, em sua falta de amor e fé, e acima de tudo na gritaria e falatório sem fim com que abafamos o somo de tudo isto, em nosso desejo de ludibriar a nós mesmos e aos outros" p. 41


Nenhum comentário: