terça-feira, julho 17, 2012

Definições: Você tem esperança em que?


 1 CORÍNTIOS 13.8-13:   A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;  porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.   Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido.  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade.


A vida cristã basicamente pode ser pensada em três aspectos: fé, esperança e amor. 

A fé está ligada ao nosso relacionamento com Deus, quando Ele encontrou a gente e deixamos de acreditar em nós mesmos e passamos a acreditar que Ele agora é nossa vida através do Espírito Santo. A fé é deixar de lado todos os esforços pessoais para se auto-justificar, e receber a perfeita e divina vida de Jesus em nossa vida como nossa própria nova vida.

O segundo aspecto do evangelho em nossa vida tem a ver com a esperança. Numa terminologia mais teológica, primeiro acontece nossa justificação pela fé e a seguir pelo mesmo evangelho e o poder do Espírito Santo começamos a viver nossa santificação, nossa esperança. A divisão de termos é apenas pedagógica, porque ambas as coisas surgem do nosso relacionamento pessoal com Jesus. Jesus é nossa fé, nossa esperança e o nosso amor.




1. O que esperamos nesta vida.


Vivemos hoje em um mundo aniquilado, que vemos as coisas em parte, contudo, todos nós temos a esperança de um casamento perfeito, de um emprego perfeito, de filhos perfeitos,  de uma conta bancária perfeita, de uma igreja perfeita.


Quando fomos criados, Deus soprou em nossas vidas a vida que há em nós, este sopro divino foi dado em uma direção a Ele mesmo. Contudo, o pecado nos fez crer que poderíamos preencher nosso coração em outras coisas. Então, todo esse desejo por perfeição nas coisas é muito pequeno:




Na realidade, se considerarmos as promessas pouco modestas de galardão e a espantosa natureza das recompensas prometidas nos evangelhos, diríamos que nosso Senhor considera nossos desejos não demasiadamente grandes, mas demasiadamente pequenos. Somos criaturas divididas, correndo atrás de álcool, sexo e ambições, desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo seus bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia. Contentamo-nos com muito pouco.

(C.S. Lewis, Peso de Glória)


O grande problema do ser humano é que ele passou a se contentar com a escassez do pecado, desprezando a abundância de vida que há em Deus.



2. A verdadeira esperança: Cristo formado em nós.





A esperança cristã tem a ver com a vida de santificação do cristão. Como Paulo diz no texto de 1Coríntios quando vier o que é perfeito, o que é em parte será aniquilado. A esperança do crente é que tudo que é imperfeito em nossa vida seja finalmente curado.


A esperança é de perfeição!!!


Contudo, como ensina Carlos McCord pensamos que a perfeição é algo que devemos produzir, em vez de recebermos e compartilharmos. "É hora de nos apaixonarmos pelas perfeições de Deus, como reveladas em Jesus" (p.59).




Mas, a esperança cristã nasce da fé que em Jesus, tudo precisamos pode se encontrar nEle. A esperança cristã começa agora com a plena satisfação que Deus nos dá em Jesus Cristo.

O a perfeição da (e na) vida é conhecer a Cristo como sou conhecido dEle, pois agora ainda vemos como se fosse um enigma, mas um dia seremos do modo como Ele sonhou que fossemos: sua imagem e semelhança:


Romanos 8.21   na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.





As imperfeições da vida,  as dores e  as provações de hoje nos devem ser vencidas pela vida de Cristo sendo formada em nós. 


Galatas 4.19   Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;

Este é o objetivo do cristão, que Cristo seja formado nEle. Como chegar até lá? A fé traz a esperança que tudo que precisamos podemos ter em Jesus.



Filipenses 4.19   O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. 


Hebreus 11.6   Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.
Muitos de nós pensamos a santificação como algo que devemos fazer para pagar aquilo que Deus fez por nós, pensamos a santificação como algo que teria um fim em si mesmo, contudo, a nossa santificação como também a fé não nasce em nós mesmos, vêm de Deus.


Uma vida santificada é uma vida que sabe que tudo que precisa pode encontrar em Jesus. Ele sabe que tem uma nova vida, nova disposição, novo poder, nova energia- é a vida que vêm de Cristo e a vida em Cristo. Cristo, agora é sua própria vida.  

O propósito da santificação é a glorificação de Deus em nossa vida, não sermos mais santos  apenas. Mas, que toda a nossa vida se ache escondida em Cristo para glória de Deus.

As tentativas humanas de viver uma vida de santidade levam a regras, que levam ao orgulho ou a depressão e nunca a glorificação de Deus.  Em Mateus 7:16-20, Jesus nos conta uma metáfora sobre quem é e quem não é de Deus:

Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?   Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.   Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Alguns pensam que dando alguns frutos bons podem compensar os frutos ruins, mas é um engano. Pensar assim é tentar tirar vida de si mesmo,  é forçar um viver de acordo com a vontade de Deus como faziam os fariseus.  A vida verdadeira provém daquilo que sai do nosso Senhor e não de nós, colocar perfume no lixo que a carne não muda a condição que ela está.


A perfeição está em Deus, temos que recebê-la pela fé na esperança que Ele tem e irá cuidar de cada aspecto de nossa vida. 

Lloyd-Jones diz que "a fé olha para Deus, fixa-se na fidelidade de Deus. A grandeza da fé não está no que eu estou fazendo, porém na fidelidade de Deus".

Precisamos de Jesus como fonte de tudo em nossa vida, John Piper pensando na confissão de Westminster diz: que o propósito de todo homem é glorificar a Deus se alegrando nEle sempre.

Permanecer em Cristo e desfrutar da sua perfeição  é o único modo de termos uma vida de santidade, uma vida de perfeição,  quando Deus passa a ser foco da nossa vida. Quando aquele sopro vida volta para aquele que soprou, Cristo em nós, a esperança da glória (Cl. 1:27).

"A fé em Cristo transforma a esperança em confiança e certeza, e a esperança torna a fé em Cristo ampla e dá-lhe vida"  (Jurgen Moltmann, Teologia da Esperança, p. 35)

O tapeceiro: a perfeita obra de Jesus e as nossas imperfeições.




Stênio Marcus compôs uma música que nos conta isto claramente:

Tapeceiro, grande artista,
Vai fazendo seu trabalho
Incansável, paciente no seu tear

Tapeceiro, não se engana
Sabe o fim desde o começo,
Traça voltas, mil desvios sem perder o fio

Minha vida é obra de tapeçaria,
É tecida de cores alegres e vivas,
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes
Se você olha do avesso,
Nem imagina o desfecho
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem

Quando se vê pelo lado certo,
Muda-se logo a expressão do rosto,
Obra de arte para Honra e Glória do Tapeceiro

Minha vida é obra de tapeçaria,
É tecida de cores alegres e vivas,
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes
Se você olha do avesso,
Nem imagina o desfecho
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem

Quando se vê pelo lado certo,
Todas as cores da minha vida

Dignificam a Jesus Cristo, o Tapeceiro

Quando entendemos que a nossa vida está nas mãos do tapeceiro, conseguimos entender o que o apóstolo Paulo diz que todas as coisas contribuem em nosso favor (Rm 8.25). Como também aprendemos a sermos alegres na esperança, sendo pacientes na tribulação e nunca deixando de pedir a Deus (Rm. 12:12). 

Estamos sendo construídos pelo Agricultor, pelas suas promessas temos esperança.  A obediência a Deus não pode ser pensada como alguma coisa que possamos produzir, mas em buscar a alegria e a satisfação nele.

Carlos McCord coloca que: " a dor da poda não tem a intenção de causar mal, mas de focar o ramo no momento em questão, para que o futuro seja  tudo aquilo que a vinha pode ser para a glória de Deus. A poda representa o compromisso do Agricultor com o nosso futuro. Se ele não se importasse, não podaria" p.115

A grande incredulidade nossa é acreditar que Deus não é o suficiente, vença isto em nome de Jesus. Acredite que o melhor pra sua vida está nas mãos do tapeceiro. A melhor alegria está em Jesus, a melhor segurança está em Jesus, a melhor satisfação está em Jesus. 


Eis a nossa esperança:

2 Corintios 3.18   Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

 Não se contente com nada menos que a perfeição de Deus disponível para você em Jesus!!!


Nenhum comentário: