domingo, julho 22, 2012

O importante é ser feliz: o propósito da vida.

MATEUS 19.16-26:   E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?    E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.  Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.   Disse, então, Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos céus. E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus. Os seus discípulos, ouvindo isso, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá, pois, salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.


1. A felicidade não combina com a glória de Deus.

Hoje se há um absoluto sobre qual é o sentido da vida, podemos resumir numa simples frase: o importante é ser feliz! 

Muitas pessoas pensam que na vida elas tem duas escolhas: ou buscam sua própria felicidade ou buscam a glória de Deus.  Para muitos, as duas coisas são impossíveis, são como água e óleo. 

O significado da  felicidade do mundo de hoje não é muito distante do mundo antigo, o mundo daquele jovem mancebo.  A felicidade estava em ter coisas e não dever nada para ninguém, contudo, esta felicidade não era suficiente para ele viver uma vida de alegria. 

Faltava-lhe alguma coisa, tanto era assim, que ele foi atrás de Jesus buscando saber o que ele precisava adquirir ou fazer para entrar na vida eterna. 

Quando ele chega perante Jesus, ele chama-o de bom mestre. Jesus responde dizendo por que chama Ele de bom, se bom só é Deus. Jesus está se identificando para aquele homem.  Era como se Jesus estivesse dizendo: Você está entendendo que está falando com Deus, é isso? Você confia em mim como Deus? 

Jesus o ordena que guarde os mandamentos porque a felicidade está na vontade de Deus, em ouvir a Deus e fazer o que Ele mandar.

O jovem diz que guarda, mas ainda falta alguma coisa. 

Jesus entende, ele guarda mas seu coração está não na vontade de Deus mas nas coisas que ele têm e faz. Aí, Jesus toca na ferida, vá vende tudo quanto tem e me segue.

O jovem vai triste embora, não consegue entender que a verdadeira felicidade está em viver na fé em Jesus, em conhecer Ele a cada dia dependendo dele, glorificando a Ele no caminho.


2. Felicidade é viver para glória de Deus.

1Cronicas 16.10
   Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o SENHOR.


Salmo 105.3   Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao SENHOR.



A felicidade não está em algo que possamos ter ou fazer, a felicidade verdadeira está em conhecer a Deus e viver dependendo dEle minuto a minuto, momento após momento. 

Hebreus 11.6   Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

A bíblia deixa claro que a felicidade do homem e a glória de Deus  caminham juntas, existe em Deus uma felicidade para cada um de nós que supera qualquer uma deste mundo. 

Deus está pronto para encher cada um de nós com sua alegria, é necessária que peçamos a Ele mais e mais dessa alegria. Como diz Andrew Murray, o único modo de não termos sede é continuarmos sedentos.

"Fomos feitos para ver e saborear Deus- e saboreando-o, ser supremamente satisfeitos , e assim espalhar em todo mundo o valor da presença dele. Deixar de mostrar às pessoas o Deus que tudo satisfaz é não amá-los" John Piper (NJSVF, p. 29)

O prazer em Deus é o destino da nossa alma, Deus nos criou para sermos satisfeitos com nada menos que a sua própria presença dentro de cada um de nós. 

Se temos em Deus a maior alegria desta vida, a própria torna-se lucro (Fp. 1:20-21). Cristo é o nosso tesouro, é nossa recompensa, o nosso prazer. Ele deve ser uma satisfação tão profunda que quando a morte levar tudo que você ama, ela vai te dar mais de Cristo e você considera isto lucro.

Em Hebreus 11.26, fala que Moisés suportou as dores tendo em vista a recompensa que Jesus tinha para ele. Buscamos em Deus, uma recompensa maior que a que há no mundo.

"Não é possível agradar a Deus sem buscar gratificação nele. Portanto, a adoração que agrada a Deus é a busca prazerosa por Deus. Ele é a recompensa que supera a grandeza de tudo o mais" John Piper, PSD, p. 61

3. O que é impossível aos homens a Deus é possível.

Galatas 6.14   Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.


A cruz de nosso Senhor é a prova da maior alegria do cristão, Deus faz o que era impossível para nós possível. Deus revela a grandeza do seu amor para cada um de nós. Traz de novo a felicidade para o nosso coração, perdoa cada um de nós, afasta a sentença de morte e nos coloca  de novo junto a Deus.

Na cruz, Deus nos dá o melhor de todos os presentes: Ele mesmo.

E pela fé, nós estamos lá com Jesus, deixamos toda a tristeza do pecado e recebemos uma nova vida de glória. 

A paixão pela glória de Deus é a única coisa que transforma a nossa vida. A felicidade do mundo está dependente dos nossos recursos e circunstâncias, sempre há falta de algo. A felicidade que está na glória de Deus não tem falta de nada, todas as coisas cooperam para o nosso bem.

O objetivo não é chegarmos para Deus com a nossa lista de qualidades e feitos para herdarmos a vida eterna, mas  a nossa vida é deleitar-se no nosso Deus glorificando a Ele com a nossa vida. Buscando em Deus a provisão para a nossa felicidade, a nossa alegria e a nossa satisfação.


Aquilo que é impossível para nós, para Deus é possível! Ele tem mais e mais para nos dar!




Nenhum comentário: