quinta-feira, julho 19, 2012

Mike Wells: O discípulo e a fé.


No quinto capítulo de Discipulado Celestial, Mike Wells irá falar da fé do discípulo.  Para ele, a alegria da esperança é a fé, por outro lado, a incredulidade não tem raízes na fraqueza, mas no mundanismo, justiça própria e orgulho.

Em Hebreus 11, há duas listas pessoas que receberam aquilo que pediram e outras que não receberam, destes Deus diz que o mundo não era digno deles. A maneira simples de obter fé é fixando os olhos em Jesus. A fé representa os olhos do espírito e que nós escolhemos o que vamos olhar, Deus age para que fiquemos olhando para Cristo, mas a escolha é nossa.

A fé, então, pode ser pensada como a explosão que acontece quando a vontade de Deus encontra a vontade do homem em ação.

Lembrando sempre que a fé é um presente de Deus, recebemos o trabalho de Deus e trabalhamos, através da operação dele em nós temos a salvação diária.

Alguns se queixam que Deus não sabe o que é viver a nossa vida, contudo, Ele se tornou homem.

"Durante a comunhão celebramos uma dupla realidade: no pão, seu corpo, nós reconhecemos a crucificação e a remoção do velho homem, a vida de Adão, a velha natureza; e no vinho nós observamos o recebimento de uma nova vida, a sua vida, aquela que venceu tudo que o homem vai encontrar" p. 137

Em Jesus temos a fé,  a carne do homem ama a incredulidade e sempre vai fazer com que ela pareça importante para evitar a fé. Mike cita pessoas que buscam a Deus através da força de vontade ou de sistemas. 

"Porque a sua proximidade vence tudo o mais e experimentar isso é tão simples que todos podem fazê-lo. O inimigo precisa ocultar a questão da simplicidade da fé" p. 140


O arrependimento não é uma experiência negativa, pelo contrário, ela permite ao crente se livrar de coisas que impedem seu foco em Jesus Cristo.

"A medida que Ele nos purificam crescemos na fé. O arrependimento  nos torna sensíveis às nossa fraqueza, e sensibilidade é bom, pois a pessoa fraca não argumenta com Deus. Os crentes raramente falham em seus pontos fracos, os problemas geralmente surgem nas áreas em que eles se julgam fortes" p. 142

A fé é ser sincero em Deus, buscando-O em primeiro lugar, pois, quando o encontramos, encontraremos tudo o que buscamos em vão em outros lugares. 

A fé por vezes fica em risco quando comparamos com os outros, devemos nos lembrar que Jesus mudava as pessoas por contraste, Ele enfrenta a nossa rejeição com seu amor e, assim, ao ver minha verdadeira condição em contraste com a dele, não posso viver mais do mesmo jeito a partir deste encontro.

Outro desafio para fé é o tempo, mas a espera acrescenta o máximo de apreciação e benefício ao dom do Filho.

O orgulho também é um desafio a fé e a glória de Deus, é o nosso esforço dando um empurrãozinho em Deus, a incredulidade faz isto. Lembre-se a carne ama o legalismo, porque ele mantém a carne vivinha.

A obediência que vêm da fé é felicidade, o pecado não se adapta mais ao novo homem,  portanto, a fé é manter nosso foco em Cristo, muitos erram achanado que devem lutar com o inimigo e focar nele, mas estes combates já foram vencidos.

Voltando a questão do tempo e da espera, Mike diz:

"A grandeza da nossa fé não deve ser julgada por quanto recebemos, mas sim por quanto podemos esperar sem receber nada. A fé torna o meu andar cristão uma alegria, portanto, se anulei a fé por desejar resultados imediatos, anulei também a alegria" p. 154

Antes do fazer, vem o crer.  O fazer foca seus recursos imediatos, mas o crer leva você até o fim.

A fé e as circunstâncias, se colocamos nosso foco nas ocasiões da vida ficamos ao mesmo grau de miséria das circunstâncias. 

Há uma simplicidade na fé, e isto deve ser assim: o foco em Jesus Cristo. 

Há também um ciclo de vida na fé, colocamos nossa confiança em Cristo e assim, Ele vai revelando na nossa vida lugares onde nossa consciência não está nele.

"A vida profunda vem através da fé - não da atividade do corpo,  mas da atividade da alma e do espírito,. Fazer deve ser o resultado da fé. Portanto, a fé é maior, embora esteja ao alcance de todos, até o mais fraco. De fato, os mais fracos têm mais condições de agradar a Deus, o crente raramente falha em seu ponto fraco, mas faz isso com mais frequencia no seu ponto forte"  p.166

Quanto ao nosso inimigo,  devemos nos lembar que:

"O homem é superior, portanto, tudo que satanás pode dar é uma mentira e ele se excede em mentir, Muitos cometeram o erro de não reconhecer a obra de satanás. Como um discípulo celestial,  reconheça o trabalho dele, depois reconheça a obra de Jesus que o fez cair do céu e permaneça na obra de Cristo" p. 170.



Nenhum comentário: