domingo, agosto 03, 2014

O VALOR DA VIDA (Tg. 4:13-17)



Tiago 4:13-17: Eia, agora, vós que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.



Tiago começa falando sobre a incerteza da vida. 


No verso 13, ele fala sobre alguém que está planejando fazer uma viagem para alguma cidade e quanto tempo irá passar por lá e que lá irá fazer negócios e terá lucro. Há algum problema em planejar um empreendimento, um negócio? 

Não. O problema é fazer o plano esquecendo de Deus, esquecendo que a vida é breve como um vapor. É estabelecer os planos baseados na própria presunção.

O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos - Pv. 16:9


O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória - Pv 21:31

No verso 15, Tiago nos lembra de duas essenciais para entendermos como devemos viver a nossa vida:


1. "se o Senhor quiser, viveremos"
2. "se o Senhor quiser, iremos e faremos"


Precisamos entender que a decisão sobre o tempo da nossa vida está nas mãos do Senhor. Que estamos vivos não por conta de nós mesmos, mas por causa da misericórdia de Deus. Então, a própria existência da nossa vida passa a depender de Deus.

Se entendemos isto de coração, os planos e planejamentos passam a ser realizados não como um esforço para sermos gloriosos em nós mesmos mas para a glória de Deus, então, automaticamente, o nosso coração perguntará aquilo que o Senhor quer que façamos.

Quando buscamos realizações para valorizar a nossa vida sem Deus caímos na preocupação ou na ansiedade. Porque toda a nossa vida ficará dependente desta ou daquela decisão, confiamos em nós mesmos, e isso é maligno.

O ídolo aqui é o controle, sendo que seu estado emocional é sempre a incerteza. Seus amigos sempre se sentem condenados por você e seu maior pesadelo é a preocupação sempre constante.

"Temos de renunciar ao nosso desejo pecaminoso de conhecer o futuro e de estar no controle da situação. Não somos deuses. Caminhamos pela fé, e não por vista. Arriscamos porque Deus não arrisca. Caminhamos em direção ao futuro com uma confiança que glorifica a Deus, não porque sabemos como será o porvir, mas porque Deus o sabe. Isso é tudo que precisamos saber. Preocupar-se com o amanhã não é mero traço de personalidade; é pecado de descrença, sinal de que o nosso coração não descansa nas promessas de Deus" (Kevin DeYoung, Faça Alguma Coisa, p. 52)

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.


Kevin DeYoung lista 5 erros que fazemos quando pensamos na vontade de Deus para a nossa vida:

1. Ficamos com atenção para decisões de cárater não moral.
2. A abordagem parte do princípio que Deus é traiçoeiro.
3. Estimula a preocupação com o futuro.
4. Corrói as bases da responsabilidade pessoal, da prestação de contas e da iniciativa.
5. Ficamos escravizados ao subjetivismo. 


Faça o bem, faça a vontade de Deus hoje. Não deixe a ansiedade ou a preocupação dominar sua vida, lembre-se que tudo está no controle de Deus e busque sua vontade com confiança e certo que ele tem cuidado da sua vida.

Para isto, algumas dicas:

  • 1. Deus nos guia por meio de sua providência invisível, 
  • 2. fala de formas diferentes, e guia em uma cooperação consciente, 
  • 3. Deus se comunica conosco através de Seu Filho,
  • 4. continua a falar por meio do Seu Filho através do Espírito Santo,
  • 5. A atuação do Espírito através das Escrituras.
"Estar cheio do conhecimento de Deus não significa receber mensagens divinas sobre as férias de verão ou sobre os nossos investimentos financeiros. Significa dar fruto, crescer no conhecimento de Deus, estar fortalecido com poder que produz paciência e dar graças alegremente ao Pai" Kevin DeYoung, Faça Alguma Coisa, p. 66


Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Provérbios 2:1-6 

Nenhum comentário: