sábado, agosto 23, 2014

TIM KIMMEL: Connecting Church & Home


Connecting Church & Home de Tim Kimmel é um livro fantástico que fala sobre como relacionar a igreja com a família. A abordagem é mediante a graça, mas num modo que revela um livro inovador e interessante.


O papel dos pais é conectar o coração de seu filho de maneira que prepare esta criança para ser mais facilmente conectada ao coração de Deus.

O OBJETIVO DE MINISTÉRIO DE FAMÍLIAS:

"O alvo de um ministério de famílias da igreja é conectar o coração de cada líder de família individualmente de tal maneira que isto melhor prepara os pais para desenvolver uma conexão de coração com seus filhos que subsequentemente inclinam estas crianças a um profundo amor pelo Senhor e gentileza para com os outros" (356-358)

FILOSOFIA DE MINISTÉRIO.

A filosofia de uma igreja é a combinação de duas coisas: pressupostos e perspectivas. Sendo que o primeiro molda o segundo. Nossos pressupostos iram moldar nossas perspectivas (filosofia), e nossas perspectivas vão moldar nossas prioridades (estratégia), nossas prioridades vão dar forma a nossa performance (táticas)

GRAÇA

"Graça é um modo de vida. Firma-se totalmente na obra de Jesus em nós, experimentamos o poder ilimitado de Deus, nos vitalizando e nos capacitando para viver vidas verdadeiramente boas"

O problema é que muitos crentes entendem que a graça diz respeito somente a graça da salvação. E assim fica o mau hábito de deixar a graça no pé da cruz e voltar para performance como base para caminhada cristã.

Nesta perspectiva é baseada no medo, a estratégia é gerenciamento de pecado com uma tática que envolve mudança de comportamento.

O grande lema da graça é tratar os outros do modo como Deus nos trata.  E assim, pessoas comprometidas com a palavra de Deus (verdade) e que não perdem de vista o gracioso coração de Deus (graça). 

Nunca podemos esquecer que o núcleo do evangelho é um relacionamento de amor e uma conexão de coração que o poder de transformar pecadores em santos. Mover nossas crianças da infância para seguidores apaixonadas de Jesus requer muito mais que uma lista de preceitos cristãos. 

Não se trata de transferência de informações corretas ou nem tentar fazer da jornada a mais adorável e menos dolorosa possível. 

4 PONTOS DE CONTATO DA GRAÇA.


Deus enxerga nossas verdadeiras necessidades (necessidades internas), Ele conhece nossos desejos profundos (liberdade). Ele entende nossos grandes desafios (caráter). Ele antevê nosso grande potencial (verdadeiras grandezas).

Em relação às crianças, precisamos nos dirigir às suas necessidades internas, precisamos estender para elas as mesmas liberdades que Deus nos deu. Precisamos construir de dentro para fora com caráter. E, necessitamos alcançar elas com o futuro das verdadeiras grandezas.



PRIMEIRA DIMENSÃO: NECESSIDADES INTERNAS:


1. Toda criança tem uma necessidade interna por segurança.

2. Toda criança tem uma necessidade interna por significância.

Aceitá-las do modo como Deus as fez, com seu corpo, QI, maneirismos,etc. Estar certos que nossos lares e igrejas são ambientes de amor e honra. Sempre demonstrar afeição.

3. Toda criança tem uma necessidade interna por força
Afirmá-las consistentemente, dando atenção e foco individual. Instruindo, corrigindo e disciplinado elas.

Trabalhando em reconhecer as habilidade dada por Deus e ajudar as desenvolver. Encorajando a viver uma vida de aventura onde são forçadas a confiar em Deus. 


SEGUNDA DIMENSÃO: DEIXANDO OS CORAÇÕES LIVRES.


1. Pais e igrejas baseados na graça dão a liberdade de serem diferentes.

Pais e ministérios familiares legalistas sempre erram em moralizar o comportamento não-moral (como moda que é modesta, mas esquisita). Ou pior, eles fazer um assunto bíblico de algo não moral e não bíblico. 

2. Pais e igrejas baseados na graça dão as crianças a liberdade de serem vulneráveis.

Possuem um grande respeito pelos sentimentos e medos das crianças apesar de quão irracionais podem ser.

3. Pais e igrejas baseados na graça dão a liberdade de serem cândidos.

4. Pais e igrejas baseados na graça dão a liberdade de cometerem erros.

Não ficam surpresos quando as crianças erram. Eles são pecadores ( como os pais e líderes). Eles nasceram pecadores. É a capacidade mais sofisticada que possuem desde que nasceram.

TERCEIRA DIMENSÃO: CARÁTER


Construir um caráter numa criança leva elas a crescerem. 

Fé: se torna um traço de caráter quando aquilo que acreditamos inicia as escolhas morais que temos (Hb. 11:1)

Integridade: o que você faz quando ninguém está olhando, tem a ver com clareza moral.

Equilíbrio: a graciosa presença de Deus na vida da pessoa que ajuda a ela a viver com sabedoria, de modo prático (Ec 3:1-8)


QUARTA DIMENSÃO: LEVAR AS CRIANÇAS PARA VERDADEIRA GRANDEZA:


As qualidades da verdadeira grandeza são:

1. Coração humilde - uma reverência para Deus e respeito para os outros.
2. Coração agradecido - uma apreciação pelo que foi dado e pelo Deus que deu.
3. Coração generoso- um grande deleite em compartilhar com os outros aquilo que Deus confiou para você.
4. Coração servo - um desejo e alegria em tomar ação para ajudar alguém.


Tipos de igreja

Existem as igrejas da palavra, que o foco é uma pregação poderosa e um ensino da Escritura. E também há a igreja do poder que é uma igreja que está em batalha espiritual contra as forças do mal.  Há uma igreja do Trabalho, que está sensível ao drama humano, que tem um caráter mais assistencialista.

Quando a graça de Deus tem seu lugar próprio, nós obedecemos a palavra de Deus, desfrutamos do poder de Deus e entusiasticamente fazemos a obra de Deus todo o tempo. É uma igreja que compartilha, cuida e cresce. 




Nenhum comentário: