quinta-feira, maio 14, 2015

Debora e Baraque: Legislador e Resgatador

Juízes 4:1-13Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, depois de falecer Eúde. E vendeu-os o Senhor na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e Sísera era o capitão do seu exército, o qual então habitava em Harosete dos gentios. Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel. E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom; E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão. Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes. Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele. E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes, E anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor. E Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos gentios até ao ribeiro de Quisom. 


Com a morte de Eúde, mais uma vez, os israelitas fizeram o que era mal aos olhos de Deus. Israel é dada nas mãos de Jabim, rei de Canaã. O principal modo de Jabim oprimir o povo era o capitão de seu exército, um homem chamado Sísera.

A opressão de agora foi ainda pior, então Israel clamou por ajuda.  Aí, aparece Débora, a profetisa, ela prega e ensina a palavra de Deus, vemos isto no verso 6. E ela está liderando Israel, julgando-o. 

Dessa forma, Débora é muito diferente de todos os outros juízes. Ela liderava com caráter e sabedoria, ao invés de força. Se Eúde e Otniel eram de guerra, ela liderava consolando e guiando o povo, ela era mais do que um general de guerra. 

E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom; E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão. Juízes 4:6,7

Para ajudar com a questão da guerra, ela vai atrás de Baraque. E dá a comissão de Deus para ele. Baraque deve reunir 10 mil homens no Monte Tabor e Deus irá dar a vitória sobre Sísera.

Nesta história, não há um grande herói apenas sozinho, mas há três, nem Débora e nem Baraque vão vencer Sísera. Como veremos no capítulo 5, a grande honra da vitória não está em nenhum dos três nem nos 10 mil, mas em Deus que deu a vitória.


Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. Juízes 4:8

Alguns podem até ler este verso e tentar diminuir Baraque por querer a companhia de Débora. Contudo, Baraque é um exemplo de fé, seu desejo de ter Débora com ele não é uma desobediência, mas vem do reconhecimento de que Débora é uma mulher de Deus que fala as palavras de Deus. 

Primeiro, Baraque nos mostra que a fé  é ouvir a Deus em cada estágio de nossa vida, em qualquer circunstância.

Segundo, a fé é mostrar coragem em face de desafios enormes como as carruagens de guerra.

Terceiro, a fé é humilde e não procura a honra própria, ele obedece a ordem divina, vai para a batalha com seus homens sabendo que a vitória será dada por Deus. 


A morte de Sísera

E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes, E anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor. E Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos gentios até ao ribeiro de Quisom. Juízes 4:11-13 


O narrador nos conta que Heber, que não tinha nenhum papel na batalha, conta a Sísera que os israelitas estão em Tabor. A mulher de Heber será importante.

Sísera reúne suas tropas vai ao encontros do povo de Israel e seu comando é derrotado juntos com os seus 900 carros de ferro. 

Porém Sísera fugiu a pé à tenda de Jael, mulher de Héber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu. Juízes 4:17


Sísera consegue fugir a pé, e vai para a casa de Jael, a mulher de Héber, que avisou sobre a movimentação do povo israelita no monte Tabor. 

E Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. Ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta. Então ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu. E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não. Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu. Juízes 4:18-21
Esta história é muito parecida com Eúde. Também mostra que a profecia de Débora no verso 9 era verdadeira. 

Assim Deus naquele dia sujeitou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel. Juízes 4:23

A honra foi dividida, mas, na realidade, a honra não é de nenhum homem. Foi Deus quem disse que isto iria acontecer para Débora. Deus foi adiante de Baraque e lhe deu vitória.

Deus é o grande resgatador, agindo conforme sua vontade e não por causa do mérito do povo. Então, Ele merece a glória. Seu trabalhar através das pessoas é um privilégio para essas pessoas, e não algo que elas mereçam. 


Com a destruição de Jabim, poderíamos esperar que a paz voltasse na terra de Israel, mas o que vemos é um clamor de Débora para que o ciclo de desobediência-punição-arrependimento cesse. 

Então fez dominar sobre os nobres entre o povo, aos que restaram; fez-me o Senhor dominar sobre os poderosos. De Efraim saiu a sua raiz contra Amaleque; e depois de ti vinha Benjamim dentre os teus povos; de Maquir desceram os legisladores, e de Zebulom os que levaram a cana do escriba. Também os principais de Issacar foram com Débora; e como Issacar, assim também Baraque, foi enviado a pé para o vale; nas divisões de Rúben foram grandes as resoluções do coração. Por que ficaste tu entre os currais para ouvires os balidos dos rebanhos? Nas divisões de Rúben tiveram grandes esquadrinhações do coração. Gileade ficou além do Jordão, e Dã por que se deteve nos navios? Aser se assentou na beira dos mares, e ficou junto às suas baías. Zebulom é um povo que expôs a sua vida à morte, como também Naftali, nas alturas do campo. Juízes 5:13-18
Este trecho mostra que nem todo mundo se aliou com Baraque, algumas tribos de Benjamim e Efraim  como Issacar. Mas Rúben ficou com os rebanhos, Glieade, Dã e Aser ficou em casa. A grande honra fica com Naftali e Zebulom que arriscaram suas vidas no campo de batalha.

Vieram reis, pelejaram; então pelejaram os reis de Canaã em Taanaque, junto às águas de Megido; não tomaram despojo de prata. Desde os céus pelejaram; até as estrelas desde os lugares dos seus cursos pelejaram contra Sísera. O ribeiro de Quisom os arrastou, aquele antigo ribeiro, o ribeiro de Quisom. Pisaste, ó minha alma, à força. Então os cascos dos cavalos se despedaçaram; pelo galopar, o galopar dos seus valentes. Juízes 5:19-22

Deus lutou contra os inimigos de Israel, o verso 21 fala que os carros invencíveis de Sísera ficaram inúteis. Deus os arrastou com a água no ribeiro de Quisom. Aqui, Baraque nem é mencionado, porque realmente quem deu a vitória foi Deus.


Fonte: 

Judges for You - Timothy Keller

Nenhum comentário: