quinta-feira, maio 28, 2015

Juízes 7: Gideão leva o povo à vitória


Juízes 7:1-8Então Jerubaal (que é Gideão) se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele havia, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que tinha o arraial dos midianitas para o norte, no vale, perto do outeiro de Moré. E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. E disse o Senhor a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. E disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar. E o povo tomou na sua mão a provisão e as suas buzinas, e enviou a todos os outros homens de Israel cada um à sua tenda, porém os trezentos homens reteve; e estava o arraial dos midianitas embaixo, no vale


Quem é enviado para casa e por quê?

O primeiro grupo que é enviado para a casa são aqueles que temiam com medo. Estes foram 22 mil homens de 32 mil, mais de dois terços. São pessoas que admitiram publicamente que não tinham coração para a batalha. Se já estavam com medo antes mesmo da batalha, durante a batalha poderiam recuar e atrapalhar os planos de Deus.

O medo é contagioso, como vemos sempre no livro de Juízes. Quando um grupo significante de soldados em pânico pode recuar na batalha

E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração.Deuteronômio 20:8


O segundo grupo que foi enviado para casa é mais difícil de entender, são 9700 dos 10 mil que restaram, Ficaram apenas 300 que beberam água ajoelhando-se para beber diretamente, a maioria usou as mãos para beber.

A conclusão mais aceitável é que estes 300 são mais alertas e vigilantes. Eles poderiam estar com as mãos livres para se defender ou segurar suas armas. 

Por que Deus reduz o exército?


Deus deixa bem claro no verso 2, que era para Israel não pensar que sua mão a havia salvado. Este é um grande perigo espiritual, acreditar que podemos ou que temos salvado a nós mesmos. A lição que sempre precisamos aprender é que a salvação é pela graça e pela ação de Deus, não é algo que podemos conquistar com nossas forças.

De novo, vemos o princípio da salvação continuamente no livro de Juízes e no resto da Bíblia. Deus não salva através dos meios esperados ou através da nossa força. A maioria dos juízes não são os vitoriosos que o mundo espera. Gideão é um homem vindo de uma família fraca numa tribo fraca e agora ele deve enfrentar os midianitas apenas com um punhado de homens. Isto aponta para além de Gideão, para alguém que nasceu numa manjedoura em fraqueza, mas é poderoso para nos salvar.


COMO ESTE PRINCÍPIO SE APLICA A NOSSA VIDA.

E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:7-9

Primeiro, este princípio é a base da salvação em si. Não podemos ser salvos se pensamos que somos bons ou capazes. O poder salvador de Deus apenas trabalha em nós quando admitimos que não termos mérito ou bondade em nós mesmos.

Segundo, este princípio explica como o arrependimento funciona. Paradoxalmente, é apenas quando nos arrependemos e lamentos sobre nossos fracassos diante de Deus que o amor e a graça se tornam mais preciosos e reais para nós. Quanto mais entendemos o nosso débito, maior é a alegria do pagamento dele.  Somente quando vemos nossa fraqueza é que podemos conhecer o poder da graça e do amor de Deus.

Terceiro, este princípio explica como nós podemos crescer. Nossos problemas vêm porque boas coisas são importantes para nós. A raiva, medo, desencorajamento vêm por causa dos ídolos, boas coisas que se tornam para nós, realmente, nossa salvação e nos dá valor. É apenas quando estas coisas são ameaçadas ou removidas que nós encontramos nossa salvação e significância em Deus. Isto nos faz estáveis e profundos. Este princípio é visto nesta história, Gideão ia colocar sua confiança nos homens que iam guerrear, mas Deus os remove, deixando claro que a vitória virá de outra maneira.


POR QUE DEUS ENVIOU GIDEÃO?

E o povo tomou na sua mão a provisão e as suas buzinas, e enviou a todos os outros homens de Israel cada um à sua tenda, porém os trezentos homens reteve; e estava o arraial dos midianitas embaixo, no vale. E sucedeu que, naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: Levanta-te, e desce ao arraial, porque o tenho dado na tua mão. E, se ainda temes descer, desce tu e teu moço Purá, ao arraial; E ouvirás o que dizem, e então, fortalecidas as tuas mãos descerás ao arraial. Então desceu ele com o seu moço Purá até ao extremo das sentinelas que estavam no arraial. E os midianitas, os amalequitas, e todos os filhos do oriente jaziam no vale como gafanhotos em multidão; e eram inumeráveis os seus camelos, como a areia que há na praia do mar. Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída. E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial. E sucedeu que, ouvindo Gideão a narração deste sonho, e a sua explicação, adorou; e voltou ao arraial de Israel, e disse: Levantai-vos, porque o Senhor tem dado o arraial dos midianitas nas nossas mãos. Juízes 7:8-15

O resultado foi que eles adoraram a Deus como vemos no verso 15. Deus quer assegurar a Gideão mais uma vez que e completar a confiança e alegria nele. O que esta história nos diz a respeito de Deus?

Primeiro, vemos que Deus é aquele que toma a iniciativa. Gideão precisa disto, mas não pede por isto. 

Segundo, vemos que Deus é aquele que ensina. Ele sempre está instruindo a gente do modo que devemos andar. 

Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho Salmos 25:9

Terceiro, o professor é muito gentil e sensível. 

E, se ainda temes descer, desce tu e teu moço Purá, ao arraial; Juízes 7:10

Quarto,  Deus vai adiante para nos assegurar. O livro todo de 1João foi escdrito para dizer que podemos saber que conhecemos a Ele (1Jo 2:3). A obra do Espírito Santo é nos assegurar que somos de Deus (Rm 8:16). Deus não apenas nos adota como crianças, mas nos provisiona diversos modos para sabermos que isto é verdade para a gente. 

Quinto, aprendemos que Deus poderá nos pedir para arriscarmos algumas coisas para ficarmos seguros.  Entrar no campo do inimigo é perigoso. 

Sexto, aprendemos que Deus pode usar fontes seculares, pessoas não cristãs para nos dar sabedoria e conhecimento.

E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial.Juízes 7:14

Sétimo, tudo isto nos aponta para a paciência de Deus. 


O QUE ISTO FALA SOBRE NÓS?

Claramente, a necessidade de uma segurança. Gideão não pode sustentar sua direção e sua energia sem as repetidas lições de Deus. Na nossa história de vida, a mesma verdade também acontece. 

Precisamos da segurança de Deus e da instrução dele. Basicamente, quando estamos precisando desta segurança, Deus nos leva ao louvor  e a confiança.  Primeiro, Deus nos assegura através de sua palavra, a revelação de Deus e a promessa de Deus vem sobre nós.  Segundo, Deus nos assegura através de outras pessoas, Deus pode usar outras pessoas para nos falar e nos encorajar. Terceiro, Deus nos assegura nas circunstâncias da vida que Ele está conosco.


Fonte

Judges for You - Timothy Keller

Nenhum comentário: