quinta-feira, maio 21, 2015

Gideão: O fraco poderoso guerreiro

Juízes 6:1-24. Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos. E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações. Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam. E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir. Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor por causa dos midianitas, Enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão; E vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra. E vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz. Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo. Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes. E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu. Porém o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez. E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos. Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás. Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas. 



Sermão antes da Salvação

Mais uma vez os israelitas fizeram o mal diante dos olhos de Deus, desta vez, Deus deu o povo de Israel nas mãos dos midianitas.


O povo de Israel teve que deixar seu lar, e fazer covas para si nas montanhas. 


E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Juízes 6:4

Os midianitas estavam interessados em explorar as colheitas do povo de Israel, não sobrava nada em Israel.  O povo estava faminto e a terra devastada.

Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor por causa dos midianitas, Enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão; Juízes 6:6-8

 Dessa vez, ao invés de enviar um juiz, Deus manda um profeta. A resposta ao clamor do povo não foi enviar um salvador, mas dar a eles um sermão. Antes, que eles tivessem a salvação de seu estado, as pessoas deveriam entender por que eles precisavam ser resgatados. O profeta vem e ajuda eles a entender a razão porque estavam em problemas, que o pecado os havia levado até lá.

O sermão busca mostrar que Deus está tentando convencer o povo ao verdadeiro arrependimento. Para tanto, Deus os lembra de duas coisas: o que Ele havia feito, que tinha resgatado o povo do Egito, libertando-os da escravidão, tirando-os da opressão e que eles não deveriam ter outros deuses (vs. 8-10)



E vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz. Juízes 6:10
Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Coríntios 7:10 


Deus manda seu profeta para convencer do pecado antes que envie seu juiz para resgatar da opressão porque o povo esta clamando, mas não estava arrependido. A  Bíblia faz uma distinção entre remorso e o verdadeiro arrependimento.

Existe o remorso que é o lamento diante das consequências do pecado, mas não sobre o pecado em si. Se não tiver consequências, jamais haverá este lamento. Não há uma tristeza sobre o pecado em si, e como ele ofende a Deus e viola a nossa relação com Ele.

O foco é puramente horizontal, mundano, não há nada vertical, nada em relação a Deus, em sobre como isto ofende a glória de Deus.

Outra coisa também é que o remorso puro permanece lamentoso sobre o passado, enquanto que o arrependimento real foca apenas no real e permanente efeito do pecado, a perda do relacionamento com Deus. O arrependimento sempre nos faz mais capazes de aceitar e deixar o passado pra trás. Quando entendemos que Deus nos perdoou e não perdemos a comunhão com Ele, sentimos que os resultados terrenos são menores em comparação.

Remorso é sobre nós, como eu estou machucado, como minha vida foi arruinada, como meu coração foi quebrado. Mas, o arrependimento é totalmente sobre Deus, sobre Ele foi ferido, como foi desonrado, como o desprezamos.

Devemos discernir em nossa vida, duas coisas: os tropeços comuns da nossa vida em nosso caminho  e a reiteração no pecar.

Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Juízes 6:11
Mesmo sem haver um sinal claro do arrependimento do povo de Israel, Deus envia um anjo para ter com Gideão. Lembrando Paulo, Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores (Rm 5:8).

Deus não vai nos salvar por causa do nosso arrependimento. Somos arrependidos porque Ele começou seu trabalho de salvação em nós, através da obra externa de seu filho e da interna do Espírito Santo.

SE DEUS ESTÁ CONOSCO, ENTÃO POR QUÊ?


Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas Juízes 6:12,13
Em resposta ao anjo, Gideão sugere que Deus não está com eles, porque eles estão nas mãos dos midianitas, ao invés de os resgatar como havia feito com seus antecessores.

Mas, como é fácil sermos como Gideão, de colocarmos os nossos problemas como evidências de que Deus nos abandonou e também, muitas vezes, ficamos esperando Deus fazer algo para nós ou esperando que ele use alguém para trazer ajuda, mas nunca dissemos: Deus, por favor, faz de mim a pessoa que pode lidar com esse problema.


Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? Juízes 6:14

 Então, Deus diz que Gideão seria aquele que salvaria seu povo. Mais uma vez,  Gideão discorda de Deus, dizendo que ele era o menor da família, era o membro mais fraco do clã de uma tribo não tão proeminente assim em Israel.

Ainda assim, o anjo diz que Gideão é um poderoso guerreiro.  Deus está vendo aquilo que ele realmente é em Deus. O conhecimento da presença de Deus e do chamado combinado com a habilidade que ele tinha, fará dele um grande guerreiro.

O INIMIGO ENTRE NÓS.

Não é nenhuma surpresa  surpresa que o pai de Gideão tinha um altar para adorar aos deuses canaanitas. Veja, como Gideão sabia bem a história do Exodo e do Senhor, mas os israelitas não tinham abandonado a adoração a Deus e voltaram-se para os ídolos, eles estavam combinando a adoração a Deus com os ídolos. Eles adoravam a Deus formalmente, mas suas vidas se voltavam aos ídolos da agricultura ou do comércio.

Antes, que eles expulsassem os inimigos ao redor deles (midianitas), eles tinham que colocar para fora os inimigos entre eles, os falsos deuses de Canaã. Isto é sempre o caminho principal para renovarmos a nossa vida. Deus não vai nos ajudar até que nos enxerguemos os ídolos que estamos adorando além de Deus. Eles precisam ser removidos antes.

Gideão, foi ensinado para colocar Deus como o centro e senhor de toda área de sua vida.


O INIMIGO EM NOSSA VOLTA.

E todos os midianitas e amalequitas, e os filhos do oriente se ajuntaram, e passaram, e acamparam no vale de Jizreel.Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele. E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se ajuntou após ele; também enviou mensageiros a Aser, e a Zebulom, e a Naftali, que saíram-lhe ao encontro. Juízes 6:33-35

Vemos que o Espírito de Deus veio sobre Gideão e deu a ele sabedoria e poder para o capacitar para lidar com os visíveis opressores, os midianitas. Gideão também tinha remover os ídolos, antes de remover os midianitas.

O INIMIGO EM NÓS.

A raiz de nossos problemas é a descrença. A razão que os inimigos estavam em nossa volta, os midianitas, é porque havia inimigos entre nós, os ídolos. Contudo, a razão pela qual eles guardaram os ídolos, era por causa de uma profunda descrença em Deus.  Desde o Edem, a serpente alimenta esta descrença em Deus. A razão real pela qual não adoramos a Deus totalmente é porque temos medo que se nos entregarmos totalmente a Ele, ele poderá nos desapontar.

Deus ajuda a Gideão com sua descrença, no famoso sinal do velo de lã. Muitas pessoas criticam Gideão por causa desta ação. Contudo, se ele estivesse errado ou fosse um pecado. Por que Deus iria responder?  Outros têm imitado Gideão nesta ação. Eles dizem: Deus, se você quer que eu aceite este trabalho, que o telefone toque hoje. Mas devemos ter cuidado. Quando satanás pede a Jesus mostrar um sinal. Jesus o repreende.

Então, o que está acontecendo aqui?  Gideão foi muito específico ao pedir para Deus mostrar que Ele não era uma das forças da natureza como os outros deuses canaanitas, mas que Deus era soberano sobre a natureza.  Gideão, não está olhando para estes sinais para o ajudar a tomar a decisão, ele está procurando entender a verdadeira natureza de Deus, devemos nos lembrar que ele não tinha uma bíblia, em seu redor as bases da fé estavam fracas. Gideão estava pedindo para Deus mostrar quem Ele realmente era.

Precisamos aprender, contudo, que Deus responde a pedidos para crescer na fé. Essencialmente, Gideão estava pedindo para Deus o ajudar em sua descrença. Se pedirmos por mais fé,  Deus irá nos responder.


Bibliografia

JUDGES FOR YOU- Timothy Keller


Nenhum comentário: