segunda-feira, maio 04, 2015

Mordomia Cristã: um devocional de Tim Keller

Mordomia Cristã 
Timothy J. Keller
fonte: http://www.biblesnet.com/Tim%20Keller%20A%20%20Day%20Study%20in%20Stewardship.pdf

Dia 1- SEU VERDADEIRO E ÚNICO TESOURO.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21

Jesus aqui nos ensina a lição mais importante sobre dinheiro. Nosso coração, nosso desejo e esperança está ligado com o nosso tesouro. Nosso dinheiro e nosso coração andam juntos. Nós todos sabemos disto, claro, em algum sentido. Mas, quando Jesus chama a nossa atenção para esta parte de nosso caráter, ele nos confronta.

Ele nos alerta  sobre a coisa poderosa que é a posse de riqueza material, um fascínio que nos molda e nos leva agir e acreditar de modo contrário a nossa fé cristã.  Dizemos que vivemos para os céus.  Mas a nossa carteira nos mostra para quem realmente nós vivemos: prazeres terrestres que desvanecem ou o investimento no reino eterno que dura para sempre.

1.        Qual é o seu maior tesouro? Onde está o seu coração?
2.       Quando você dá, isto te deixa triste ou alegre? Por que?



Dia 2 – A CRIAÇÃO É UMA PROPRIEDADE DE DEUS.

E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia. Deuteronômio 8:17,18

Deus é o criador (Gn 1:1), o único ordenador e senhor sobre toda a criação. Ele controla todas as coisas no mundo, toda a criação (Sl 50:12). Nada está fora da sua presença soberana sobre toda a criação. Ele é que a criou e a protege e a usa para sua gloria. Então, qualquer que seja o modo como usamos os recursos do mundo, usamos os recursos do mundo de Deus.

Isto também significa que a prata e o ouro são deles (Ag 2:8). Quando olhamos para as nossas próprias finanças, tendemos a esquecer a propriedade soberana da criação por Deus. Esperamos que Ele cuide nós como se Ele nos devesse algo. Em Jó 41:11, Deus responda: Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.". Ou, nós pensamos que tudo que temos conquistado nossos tesouros por causa de nossas próprias habilidades (Dt. 8:17). 

Então, Deus não precisa de nosso dinheiro como  como se ele precisasse de um salario. Ao invés, nós precisamos dele a cada momento para ele nos sustentar.  Nosso louvor e a dedicação completa de nossas vidas é um entendimento de que Deus controla tudo. É uma oferta de gratidão, dar de volta daquilo que abundantemente temos recebido (Sl 50:14)

1.        Você age como se Deus fosse seu dono?
2.       O que te faz esquecer o controle amoroso de Deus sobre tudo?


DIA 3- SEU POVO É UMA PROPRIEDADE DE DEUS.

Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 1 Coríntios 4:7

Todo bem em nossas vidas vem de Deus: nossas habilidades, nosso crescimento, nossa educação. Não poderíamos estar aqui se não fossem as incontáveis intervenções de Deus em nosso favor. Além de todas essas bênçãos temporárias, Deus deu aos seus filhos, o maior de todos os presentes: Seu único Filho.  A igreja de Corínto e muitos de hoje em dia praticamente ignoram a completa maravilha desta declaração.

O Evangelho é um presente. Nossa união com Cristo é toda pela graça de Deus. Nada que façamos pode merecer ou conquistar isto.  De fato, nós estávamos em rebeldia contra Deus (Rm 1:18). E, mesmo assim, Cristo morreu por seu povo, carregando seus pecados e dando a elas a sua justificação (2Co 5:21). Quando nós esquecemos isto, de acordo com Paulo, nos tornamos orgulhosos e egoístas. 

E se alguém nos emprestássemos 100 mil?  Ficaríamos ressentidos em dar 5 reais?  Nós iríamos tratar todos estes recursos como somente nosso? Deus nos deu as coisas deste mundo para usar para seu proveito. Ele não tinha que fazê-lo. Mas, somos seus filhos, Ele nos ama e nos deu o que precisamos e o que podemos empregar para crescimento do seu reino, para espalhar a graça ainda mais. Sua bondade inclui nos dar a alegria do compromisso com Ele. 


1. Você trataria suas coisas se elas pertencessem a outra pessoa? Como você deve agir sabendo que Deus é dono de tudo de que você tem: seu lar, suas roupas, sua mobília, seu dinheiro, seu tempo?

2. O que você recebeu de Deus? Como sua vida é diferente por causa de Cristo?


dia 4-  A VERDADEIRA SEGURANÇA.

"Se pus no ouro a minha confiança e disse ao ouro puro: Tu és minha confiança" Jó 31:24

Em Lucas 12, o tolo rico pensou que poderia confiar em sua colheita. Ainda assim, a colheita viveu mais que ele. Ele investiu sua saúde com algo que não poderia receber: segurança.  Isto estaria para sempre lá, para fazer sua vida confortável. Mas, as coisas deste mundo são instáveis, uma pilha de areia pronta a desmoronar. A resposta de Deus para ele é direta: Seu Tolo.  


Ter um monte de dinheiro pode ser como uma droga. Isto vai fazer você sentir poderoso e vertiginoso.  Você poderá ficar convencido que tudo está indo bem. Podemos pensar que apenas se nós acumularmos mais e mais teremos o suficiente. Este dia nunca chega- o suficiente nunca é alcançado.  Quando confiamos em Deus, podemos parar de acumular riqueza além de nossas necessidades e nós tornamos ricos em Deus. 


A única verdadeira segurança vem de confiar no cuidado de Deus para seus filhos. Como cristãos, podemos estar seguros que Deus nos ama por causa da obra de Cristo em nosso favor. Então, podemos afrouxar o nosso controle sobre os nossos tesouros.  Vemos eles como temporários e o reino de Deus como eterno.

1. Quanto dinheiro você quer deixar quando morrer? Por que?
2.  Como alguém rico em Deus se parece? Isto reflete seu estilo de vida?


dia 5-  O QUE NÓS ADORAMOS?

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mateus 6:24,25

Jesus personifica a riqueza como Mamom. Ele até mesmo dá a isto o status de um falso deus, um ídolo e deixa uma declaração de ou tudo ou nada: se você adora a riqueza, você não adora a Deus. Nosso coração não pode conter dois senhores. 

A preocupação é um indicador da adoração. O que preocupa você é aquilo que você não quer perder. Então, Jesus diz que a preocupação quanto ao dinheiro e ao futuro é um indicator de uma falta de confiança em Deus. Pior, isto mostra que a verdadeira esperança do coração está na riqueza. Suas palavras são tão desconfortáveis que mesmo aqueles de nós que dizemos que amamos a Deus e lutamos para defender a autoridade da Bíblia nos achamos por vezes naquilo que Ele está falando. 

Pesquisas tem mostrado que muitas pessoas não dão porque têm medo. O único modo para parar de preocupar-se com dinheiro é quebrar isto no seu coração e se tornar generosos. Quando você dá dinheiro, você para de adorar a ele.

1.  Se você tiver que diminuir seu estilo de vida para dar, isto o preocupará?
2. O que você perdeu para enriquecer? Você abriu mão de seus amigos, família, tempo ou Cristo?


dia 6- CONTENTAMENTO.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5

Em meio a exortação para os cristãos viverem de acordo com o Evangelho, o escritor aos Hebreus, nos ordena o contentamento. Assim como o contentamento é resultado da confiança em Deus é também um meio de confiar em Deus.  Estar descontente é acusar Deus de ser não amoroso e impotente. O contentamento com a nossa vida é, portanto, uma virtude tão importante como amor, hospitalidade, misericórdia e fidelidade. 

Infelizmente,  vivemos numa cultura de descontentamento.  Cada dia nós vemos cerca de 3,500 anúncios na televisão, cada um nos tenta convencer que o que temos não é bom o suficiente. Precisamos de algo melhor, algo novo, algo mais na moda.  Desejos se tornam esperanças, que se tornam vontades até virarem necessidades.

Paulo aconselha Timóteo para continuar focado na alegria duradoura do contentamento. Mas é grande ganho a piedade com contentamento. 1 Timóteo 6:6 

1. Você está contente com o que tem?
2. Como você lida com a pressão de ter mais do que pode ter?


dia 7- DINHEIRO NA RAIZ

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10

Esta famosa passagem é centra em nossa visão do dinheiro. Paulo declara que o dinheiro está na raiz de uma grande variedade de pecado e idolatria. Dinheiro é como um tempero numa mistura de desejos pecaminosos. Em outras palavras, poucas pessoas sentem luxúria com pouco dinheiro. Ao invés disto, o dinheiro desempenha um papel importante nas idolatrias de segurança, conforto, aprovação ou poder. Gostamos de dinheiro porque ele nos dá o que queremos. Mesmo como o Tio Patinhas, sempre contando suas moedas, ele está contando sua segurança, está contando a coisa em que ele confia mais que Deus. 

Os sinais de alerta. Como cristãos, somos livres para usar o dinheiro, mas deveríamos usar ele com cuuidado, entendendo sua habilidade perigosa para mudar os nossos corações de Cristo para as coisas deste mundo.  Jesus chega ao ponto de chamar Mamom de injusto (Lc 16:9) Nós queremos acreditar que Mamom não terá poder sobre nós nem autoridade. Contudo, em dar uma descrição do injusto para Mamom, Jesus nos proíbe  de ter uma visão ingênua sobre a riqueza. Devemos ser realistas a respeito disto.

1. O dinheiro tem algum papel nos seus maiores desejos?
2. Você acha que as pessoas que têm mais dinheiro que você são melhores?


Nenhum comentário: