domingo, maio 24, 2015

Marcos 6:55-7:21: Tradição dos Homens e A verdade de Deus.


Marcos 6:55- 7:23E, correndo toda a
terra em redor, começaram a trazer em leitos, aonde quer que sabiam que ele estava, os que se achavam enfermos. 
E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua roupa; e todos os que lhe tocavam saravam E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam. Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas. Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei. Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola. E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. 

A IMPUREZA

Jesus está curando as pessoas no mercado, os fariseus estão revoltados com a impureza da situação e dos discípulos que não se lavam após terem contato com os enfermos. 

Para os fariseus, aquele que tocasse em algo em impuro se faria impuro junto com ele a não ser que se lavasse para sua purificação. Jesus vai falar de uma outra purificação ainda mais completa, a do coração.

Todo este capítulo 7 de Marcos vai girar em torno do tema da PUREZA/ IMPUREZA.

Jesus começa sua resposta citando o profeta Isaías:
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. Marcos 7:6-8
Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; Isaías 29:13 

Se os escribas vêem o mercado como fonte de impurezas ou um lugar para ostentar sua pureza frente aqueles que julgam ser impuros

E, ensinando-os, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças, Marcos 12:38 

O lavar as mãos era apenas:

para o sacerdote quando fosse oferecer sacrifício - Ex 30:18-21, 40:30-32-. 
para quem mexesse com alguém com fluxo de sangue: Lv. 15:11
ou quando se fava uma oferta de sacrifício especial - Dt 21:6

A demanda dos fariseus para lavar as mãos na comida do dia a dia era apenas baseada numa tradição humana.

A questão vai além das normas sobre higiene, como a própria citação de Isaías 29, a questão toda é sobre a hipocrisia dos líderes religiosos que professavam uma devoção enorme a Deus expressada apenas na sua rigorosa preocupação com a pureza ritual, não importando que esta mesma devoção não estava baseada nas Escrituras, mas numa tradição humana. 

Para Jesus, hipócrita é todo aquele homem mau que está alienou a si mesmo de Deus por seus atos. 

François de La Rochefoucauld - A hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude
Para os fariseus, sua tentativa de aumentar o rigor da lei era uma prova de seu zelo para com Deus, mas Jesus mostra que, na verdade, o zelo era para com eles mesmos, para se sentirem superiores aos outros.

A verdadeira impureza vem do coração do homem e a verdadeira pureza vem de ser tocado por Jesus, não por qualquer coisa que possamos fazer por nós mesmos, que só nos leva ao orgulho e soberba.

A HIPOCRISIA

E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. Marcos 7:9-13


Jesus agora mostra um caso particular, um exemplo da hipocrisia generalizada que havia no comportamento dos fariseus. Jesus está mostrando um conflito que os próprios fariseus criaram para se livrar da lei entre o primeiro mandamento e o mandamento de honrar pai e mãe.


O Corbã era as ofertas dedicadas a Deus com sangue como vemos em Lv 1 e Nm 5:15, mas os fariseus, mais uma vez, pegaram algo da Escritura e distorceram para não ajudar seus pais ainda que dificuldade sob pretexto de que seus bens estavam consagrados a Deus e não poderiam ser usados de outra forma, pois iria contra o primeiro mandamento.

Jesus está mostrando que muitas vezes o zelo por tradições humanas com a aparência de fervor religioso é apenas para mascarar o orgulho e hipocrisia.


A PUREZA VERDADEIRA.

Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola. E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos 7:15-23

O problema do homem não está no mercado ou na lei, está no coração do homem. 

Cada um de nós nascemos debaixo do pecado, procurando apenas o nosso próprio bem. Contudo, para disfarçar esta busca egoísta, por vezes, colocamos motivos santos e nobres. Mas, no fundo, ela apenas nos leva 

A verdadeira transformação não deve ser de fora para dentro, mas de dentro para fora. Pois, o que sai do homem é o que o contamina, é dentro do coração humano que saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, etc.

Precisamos que a Palavra de Deus nos purifique de dentro para fora, discernindo as intenções e desejos do nosso coração. Muita vezes, ocultamos muitos pecados com zelo religioso que é motivado apenas para nos parecermos melhores que os outros, precisamos ir para debaixo do iceberg.

Exemplos do que não devemos fazer:



NEGAÇÃO: negamos a reconhecer externamente ou internamente alguns aspectos dolorosos da realidade.


MINIMIZAR: Admitimos que algo é incorreto, mas de tal forma que parece menos grave do que é realmente.


CULPAR OS OUTROS: Negamos a responsabilidade de nossa conduta e culpamos ao outro.


AUTO CULPAR-SE: nós colocamos toda a culpa.


RACIONALIZAR: damos desculpas, justificações, para dar uma explicação imprecisa do que está realmente acontecendo.


INTELECTUALIZAR: fazemos análises, teorias e generalizamos para evitar aceitar a consciência e os sentimentos difíceis.


DISTRAIR: mudamos o tema ou nos colocamos de bom humor para evitar conversas que nos ameacem.


FICAR HOSTIL: nos enojamos ou nos irritamos quando se faz uma referência a certos temas.



Nenhum comentário: