sexta-feira, março 12, 2004



Sobre a frase, começo o comentário com outra: "A vida é a única moeda que se perde se não se dá". Afinal, já na carta para os de Corinto, dizia o Apóstolo que a caridade é sofredora, tudo compadece, o amor é sofredor, até a paixão é sofredora quem dera o amor que nos molda a aceitar o outro como ele é, a aceitar Agape, Deus em nós conforme a Sua vontade. Agape é Deus? São João dizia que Deus é Amor, e no amor mútuo é que pode ver Deus em nós e naqueles que se amam.

A vida é assim, uma moeda que é dada com amor. Como o Pai nos deu o Filho por amor a nós, o amor não cego mas o amor que sofre e compadece, a doação que sabe o valor da moeda que está sendo dada. Pode ser uma simples gota, mas ela valhe mais que o mundo inteiro, a alma essa gota que nosso corpo preserva como a ostra preserva a pérola, vale em sua possibilidade de contato com o eterno mais do que qualquer riqueza temporal.

A eternidade de um sorriso, a lembrança duma infelicidade e a superação dessa ou mesmo sua vivência são por si sós coisas que não há cartão de crédito que possa pagar. O presente dizia bem, São Boaventura é tudo presente, futuro-passado-presente agora, ele é o eterno a ser construído, é o céu que pode se abrir agora e a terra que pode exprimentar hoje o pão celestial que será dado para hoje e a cruz que carregaremos hoje.