quinta-feira, novembro 16, 2006

A Bíblia que Jesus Lia

YANCEY, Phillip A Biblia que Jesus Lia Ed. Vida, 2000.

Fé não é o apego a um santuário, mas uma peregrinação infindável do coração. Espera audaciosa, cânticos ardentes, planos ousados, um ímpeto inundando o coração, invadindo a mente – tudo isso é o impulso que nos leva [a amar aquele] que toca o nosso coração como um sino.

Abraham Heschel, p.45


“Ao colocarmos a raiva diante de Deus, colocamos tanto o nosso inimigo injusto quanto nós mesmos, com o nosso ser vingativo, face a face com um Deus que ama e faz justiça. Escondido nos recônditos escuros de nosso coração e alimentado pelo sistema das trevas, o ódio cresce e tenta infestar tudo com sua vontade infernal de exclusão. A luz da justiça e do amor de Deus, entretanto, o ódio mirra e a semente para o milagre do perdão é plantada”

Miroslav Volf p.134


“A única sabedoria que podemos ter esperança de adquirir é a sabedoria da humildade. A humildade é infinita”

T.S.Eliot p. 148


“A justiça é essencial para os profetas porque a reputação de Deus depende do fato de conseguir impor sua justiça ao mundo. Como um sino dobrando em outro mundo, os profetas anunciam que, não importa a aparência das coisas agora, só o bem, e não o mal, tem futuro”. P.186


“Os obcecados pelo Apocalipse perguntaram a respeito do reino de Deus, o futuro absoluto, à luz da situação presente do homem e do mundo. É por isso que estavam tão preocupados com a data exata da sua chegada. Jesus toma o caminho exatamente oposto: pergunta sobre a situação presente do homem e do mundo à luz do iminente advento do reino futuro de Deus. É por isso que não está preocupado com o tempo nem com a forma da vinda do reino de Deus”

Hans Kung, p. 179


“A situação de uma pessoa imersa nas palavras dos profetas é a de alguém exposto a um bombardeio incessante de indiferença, e a pessoa precisa de um crânio de pedra para permanecer insensível a esses ataques”

Abraham Heschel, p.163