segunda-feira, novembro 13, 2006

Eu Creio na Pregação

STOTT, John Eu Creio na Pregação Editora Vida

“Um único meio e um modo de cura nos foi dado(...) e este é o ensino da Palavra. Esse é o melhor dos instrumentos, esse é a melhor dieta e clima; esse serve no lugar dos remédios, serve no lugar da cauterização e da cirurgia, quer haja necessidade cortar, quer de amputar, esse único método deve ser usado; e sem ele, nada mais surtirá efeito” Clyde Fant, p. 21

“Simplesmente ensinava, pregava e citava por escrito a Palavra de Deus; fora disso, eu nada fazia. Enquanto eu descançava ou bebia cerveja de Wittenberg com Filipe e Amsdorf, a Palavra enfraquecia tão grandemente o papado que nunca um príncipe nem um imperador infligia tantos dandos sobre ele, eu nada fazia. A Palavra realizou tudo” Martin Lutero na p. 26


“O pregador deve ter certeza que Cristo entra na congregação mediante aquelas palavras que proclama das Escrituras” Dietrich Bonhoeffer na p. 45

“É uma crença fundamental da religião cristã que cremos naquilo que cremos não porque seres humanos o inventaram, mas porque Deus o revelou” p. 59


“É da autoridade de um Evangelho com autoridade dentro de uma personalidade humilde que o mundo necessita principalmente, e que falta na pregação dos presentes tempos” P.T. Forsyth , março/1907, na p.61


“O segredo essencial não é dominar certas técnicas, mas ser dominado por determinadas convicções” p.97


“Deus tem falado (...) É o alicerce de toda pregação cristã. Nunca devemos ter presunção de ocupar um púlpito a não ser que creiamos nesse Deus. Como ousaríamos falar, se Deus não falou? Por nós mesmos, nada temos para dizer. Dirigir-nos a uma congregação sem nenhuma certeza de que estamos levando uma mensagem divina seria o máximo da arrogância e da estultícia” p. 101


“A inspiração não é ditado. Em vez disso, colocou sua Palavra na mente e na boca humana, de tal maneira que os pensamentos que concebiam e as palavras que falavam eram simultânea e completamente humanas e divinas” p. 103


“A Bíblia é a Palavra de Deus escrita, a Palavra de Deus através das palavras dos homens, falada por meio da boca humana e escrita por meio de mãos humanas” p. 103


“O pregador é tanto um mordomo fiel dos mistérios de Deus (1Co 4:1,2) quanto um arauto fervoroso das boas-novas do Todo Poderoso” p. 106


“a nova criação de Deus (a igreja) é tão dependente da sua Palavra quanto é a sua criação antiga (o Universo)” p.116


“Deus fazia o bem-estar do seu povo depender consistentemente de escutarem a sua voz, de crer nas suas promessas e de obedecer aos seus mandamentos” p. 119

“O ministério da Palavra e do sacramento é um único ministério, pois a Palavra proclama e os sacramentos dramatizam as promessas de Deus. No entanto, a Palavra é primária, visto que, sem ela, o sinal fica obscuro quanto ao significado, até mesmo mudo” p. 120


“O declínio da vida e da atividade espiritual das igrejas é geralmente acompanhado por um tipo de pregação formal, sem vida e infrutífera, e isso parcialmente como causa e parcialmente como efeito. Em contrapartida, os grandes reaviva mentos da historia cristã usualmente remontam à obra do púlpito, e, no decurso do seu progresso, tem desenvolvido e tornado possível um alto nível de pregação” E.C. Dargan na p. 121


“Esse é o alicerce do ministério da pregação. Deus é luz, tem agido, tem falado e tem feito com que suas ações e suas palavras tenham sido preservadas por escrito” p. 141