quarta-feira, novembro 22, 2006

O Caçador de Pipas


Uma pipa voa, leve contra todo o vento que sopra. Uma história se constrói com a pipa leve e o cerrol que machuca a mão.

Caçador de Pipas é um livro que não se esquece, sua leveza vai levando você como uma criança que carrega sua mão, mas as mãos estão feridas por ventos e cortes no meio do caminho.


Sempre buscando achar a alegria perdida por egoísmo ou qualquer outra coisa que inventamos para sermos diferentes e nada humanos.


Li o livro em 2 dias, vai levar vários para esquecê-lo e muitos para entender e tentar achar a minha pipa.


O Caçador de Pipas de Khaled Hosseini, Nova Fronteira

Eis trecho de uma resenha para vc entender o valor do livro:

Somos os caçadores de pipas não apenas na infância, e é nesse ponto que reside a história dos personagens Amir e Hassan, irmanados por uma história de vida comum nos primeiros anos de suas existências apesar das evidentes diferenças sociais relacionadas a origem familiar de ambos.
Amir é o “primo” rico, Hassan o pobre. O primeiro é o senhor da casa em que vive com o pai, sem a presença da mãe, falecida em seu parto. O segundo também é órfão da presença materna e vive com o pai, serviçal da mais completa confiança de seu patrão, o pai de Amir. As diferenças sociais existentes entre eles existem nas roupas, nas casas, nos brinquedos e, até mesmo, nos alimentos que consomem, mas inexistem na relação de proximidade e amizade.
A sociedade não vislumbra esse encontro e convivência tão especial, permeado pela amizade descompromissada e fiel pelo fato dos meninos serem de etnias diferentes dentro do sistema de castas existente no Afeganistão. No entanto, para os dois garotos, não há preconceito algum, eles vivem o mais singelo e verdadeiro sentimento que move os verdadeiros amigos.
Há, no entanto, segredos familiares que eles desconhecem. Existem também diferentes atitudes dos dois meninos no que se refere à lealdade que reservam um ao outro. São tão fortes essas relações/situações que os elos que os unem numa forte e aparentemente indestrutível relação se despedaçam quando eles têm perto de 10 anos de idade. Se não bastassem as circunstâncias da vida pessoal, a história do país passa por grandes reviravoltas e as lutas políticas internas do Afeganistão os afastam por um longo período de suas vidas. Será que é para sempre?
É nesse ponto que um elemento comum de suas vidas na infância cria pontos de reencontro entre Amir e Hassan. Só que os espinhos e as mazelas do passado se erguem entre eles e só podem ser superados a partir de um reencontro. Mas, como reunir pessoas depois de mais de 20 anos que vivem em realidades diferentes, em países distantes? Hassan amargou os duros anos das guerras de seu país enquanto Amir emigrou para os Estados Unidos...
Emocione-se a cada página, aprenda com cada capítulo uma nova lição, entre num diferente ritmo de leitura, mais reflexivo e passional, muito próprio de uma cultura fascinante que pouco conhecemos e descubra os encantos de O caçador de pipas. Imperdível!

João Luis Almeida Machado