domingo, novembro 19, 2006

Pregação Cristocêntrica

CHAPELL, Bryan Pregação Cristocêntrica Ed. Cultura Cristã

“O
teste das três horas da madrugada requer que você imagine sua esposa, seu pai ou membro da igreja, acordando-o de um sono profundo com esta simples pergunta:”Sobre o que é o sermão de hoje, pastor?”. Se você for incapaz de dar uma resposta incisiva, saberá que o sermão provavelmente está incompleto. Pensamentos que você não consegue juntar às três da madrugada por certo não serão apreendidos pelos utros a qualquer hora” p. 41


“Seminaristas tropeçam em suas primeiras experiências de pregação ao tentar concentrar tudo o que estão aprendendo em único sermão” p. 43

FOCO DA CONDIÇÃO DECAÍDA
“Nossa esperança reside na certeza de que toda a Escritura tem um Foco da Condição Decaída (FCD). Deus se recusa a abandonar seus filhos, frágeis e pecadores, sem guia ou defesa num mundo antagônico ao bem-estar espiritual deles. Nenhum texto foi escrito e destinado às pessoas do passado somente. Deus pretende em cada texto da Escritura dar-nos a paciência e o incentivo de que hoje necessitamos. O FCD é a condição humana recíproca que os crentes contemporâneos compartilham com aqueles ou aquele a quem o texto foi escrito que requer a graça da passagem” p. 44

o pregador que afirma somente a conclusão a que o comentarista chega, está tentando pregar por procuração” p.73



“Agora, que eu e todo aquele que fala a palavra de Cristo, livremente nos orgulhemos de que nossa boca é a boca de Cristo. Estou verdadeiramente certo de que minha palavra não é minha, mas a palavra de Cristo. Assim deve ser a minha boca a boca daquele que a exprime”
Martinho Lutero, p.101


“A maioria dos textos homiléticos alude aos seis amigos fieis dos repórteres, que intuitivamente empregamos na obtenção dos fatos: o quê, quem, quando, onde, por quê e como.” p.113.


Você não pode exortar sua congregação a fazer tudo quanto a Biblia requer da sua parte como se ela pudesse cumprir essas exigências por sua própria conta, mas apenas como conseqüência do poder salvador da cruz e da morada, do poder santificador e da presença de Cristo na pessoa do Espirito Santo. Toda pregação edificante, para ser cristã, precisa levar plenamente em consideração a graça de Deus na salvação e na santificação
Jay Adams na p.291

“A tipologia conforme se relaciona com a pessoa e a obra de Cristo, é o estudo das correspondências entre pessoas, eventos e coisas que primeiro aparecem no Antigo Testamento pela primeira vez para preparar ou expressar de modo mais completo as verdades de salvação do Novo Testamento” p. 297

“Cada aspecto, cada ato e esperança da vida cristã encontram seu motivo, força e causa em Cristo, ou, então não são de Cristo. As verdades da Escritura que não antecipam ou não culminam no ministério de Cristo precisam, ao menos, ser pregadas como uma conseqüência da sua obra, ou nós as arrancamos do contexto que as identifica como a mensagem cristã” p. 303

IDENTIFICANDO MENSAGENS NÃO-REDENTIVAS


1. Os fatais SEJA
“Exortam os crentes a ser alguma coisa para que sejam abençoados (...) O que não conseguem perceber é a erosão da esperança que causam semanalmente pela pregação de mensagens bíblicas na origem, porém biblicamente incompletas” p. 305


2. Mensagens para SER COMO

“Mensagens que exortam a ser como, que concentram a atenção dos ouvintes sobre um personagem bíblico, à medida que o pregador os exorta a serem como aquela pessoa ou como alguém aspecto da sua personalidade (...) Simplesmente dizer às pessoas que imitem a piedade de outros sem lembra-luz que qualquer coisa mais que conformidade exterior precisa vir de Deus, leva-as ou a desesperar-se da transformação espiritual ou a negar sua necessidade” p. 306


3. Mensagens para SER BOM.

“Pregação evangélica que infere que somos salvos pela graça, mas apoiada por nossa obediência, não apenas solapa a obra de Deus na santificação, mas ela, em ultima analise, lança duvida sobre a natureza de Deus, tornando duvidosa a própria salvação”307



4. Mensagens que Dizem às pessoas para DISCIPLINAR-SE

“Tais mensagens não estão simplesmente advogando comportamento moral, mas estão de maneira característica incentivando os crentes a exercitar essas disciplinas de modo mais regular, sincero, amplo e metódico, o que pretensamente irá elevá-los a planos mais altos de aprovação”. (p. 307)
“Nenhum grau de diligencia humana é capaz de compensar o Senhor por tudo o que n[os verdadeiramente lhe devemos, mera insistência sobre as disciplinas apenas torna aquelas mais honestas quanto aos seus méritos menos seguras de sua condição. Recompensas imaginárias valem muito pouco numa economia em que santidade absoluta permanece a única moeda corrente aceitável” p. 308

A PARTE ESSENCIAL DA PREGAÇÃO CRISTOCÊNTRICA.

“Mensagens para ser não são erradas em si mesmas; são erradas por si mesmas. As pessoas não são aptas a fazer ou ser o que Deus exige, sem a obra de Cristo nelas, por elas, e por meio delas. Apenas recriminar o erro e martelar a devoção podem convencer os outros de sua impropriedade ou torná-los auto-suficientes, mas essas mensagens também conservam remota a verdadeira piedade. Assim, instrução no procedimento bíblico sem a verdade redentora, somente causa ferimentos, e ainda que seja oferecida como um antídoto do pecado, tal pregação ou promove farisaísmo ou leva ao desespero. Os pregadores cristocêntricos não aceitam nenhuma dessas alternativas. Os padrões santos que penetram o coração sempre que as pessoas reconhecem a profundidade de suas obrigações divinas, tornam-se lenitivo para a alma, quando pregamos seu cumprimento em Cristo e sua capacitação por seu Espírito” p. 309
“O intento das escrituras caracteriza-nos a todos como seres feitos à semelhança de queijos suíços cheios de furos que os esforços humanos não podem preencher.”p. 316

HISTÓRIA REDENTORA

A unidade da historia redentora implica a natureza cristocêntrica de cada texto histórico. A historia redentora é a historia de Cristo. Ele permanece no seu centro, e não menos no seu inicio e seu fim...A Escritura desvenda o tema e a amplitude de sua historiografia logo no começo, Gn 3.15 Van´t Veer diz,`coloca todos os eventos subseqüentes sob a luz da tremenda batalha entre Cristo nascido no mundo e Satanas, o príncipe deste mundo, e isso situa todos os acontecimentos à luz da vitória completa que a semente da mulher alcançará. À vista disso, torna-se imperativo que nem uma única pessoa fique isolada desta historia e se mantenha a parte dessa grande batalha. O lugar de ambos oponentes e colaboradores só pode ser determinado cristo logicamente. Apenas no que concerne aos que receberam seu lugar e tarefa no desenvolvimento desta história é que aparecem na historiografia da Escritura. Desse ponto de vista, os fatos são selecionados e registrados
Sidney Greidanus na p. 317


A GRAÇA

“A graça não auxilia meramente condutas justas, ela socorre na apreensão do infalível amor de Deus que torna possível a retidão humana. Se obediência é apenas uma postura defensiva que nossos ouvintes assumem para desviar a ira divina ou lisonjear o favor divino, então, santidade humana nada é senão um eufemismo de egoísmo. Autoproteção e autopromoção são lamentáveis substitutos de glorificar a Deus e goza-lo sempre, porém, as primeiras alternativas são resultante definitivos de vidas devotadas a Deus por temor servil e medo abjeto” p. 328

CULPA CANCELADA PELA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO GERA LEGALISMO/MORALISMO
CULPA CANCELADA PELA CRUZ, PRODUZ ATITUDE RECONHECIDA E ARREPENDIMENTO.

A cura da alma começa com a mensagem de que Deus graciosamente aceita nossas obras que lhe são oferecidas em gratidão por nossa salvação, porém nossa aceitação e santificação jamais resultam de qualquer coisa, senão graça” p.332

Amor a Deus transborda no desejo de agrada-lo cuidando daqueles a quem ele ama. Orgulho e juízo critico se desvanecem. Os cristãos se unem com os necessitados precisamente porque a graça lhes assegura que podem dispor de recursos para agir desta forma. Somente a pregação cristocêntrica produzirá essa confiança frutífera”p. 334


“Reverência às verdades da graça precisa preceder o serviço quanto às obrigações morais, ou as ações se tornarão irrelevantes e equivocadas. As mãos dos crentes devem permanecer vazias de si mesmas, tanto antes quanto depois da conversão, se queremos experimentar a plenitude da graça” p. 336