quinta-feira, novembro 02, 2006

Inteligência Espiritual

STROBEL, Lee Inteligência Espiritual Editora Vida.

Inteligência espiritual é um guia para ajudar o cristão a transmitir a mensagem do evangelho às pessoas com quem convive e trabalha. Usando suas próprias experiências, muito senso de humor, histórias marcantes, exemplos bíblicos e as mais recentes pesquisas, Lee Strobel ajuda o cristão a entender o que pensa e como age o não-crente.

Como entender os não-frequentadores

1º. O não-frequentador rejeitou a igreja, o que não quer dizer que ele necessariamente rejeitou a Deus.


2º. O não-frequentador pode estar moralmente a deriva, mas no fundo do coração, ele deseja uma âncora.

3º.O não-frequentador opõe-se a regras, mas é sensível ao raciocínio.

“Querem saber o que há por trás dessa mudança. Isso abre oportunidades maravilhosas para os cristãos explicarem como as normas divinas para as nossas vidas são racionais, práticas e justas. E que elas são motivadas pelo grande interesse de Deus por nós” p.55


4º. O não-frequentador não entende o cristianismo, nem também sabe explicar o que ele diz acreditar.

"O não frequentador geralmente torna-se muito mais receptivo para conversar sobre a base do cristianismo depois de ter compreendido que suas próprias crenças não são tão firmes quanto ele pensava" p. 59


5o. O não-frequentador tem perguntas autênticas sobre assuntos espirituais, mas não acha que os cristãos possam respondê-las

"A igreja deveria ser um lugar onde as perguntas são bem-vindas e até mesmo encorajadas. Quando o não-frequentador percebe que suas objeções serão respeitadas e que receberá respostas racionais, ele terá mais boa vontade com a igreja" p.60.

6o. O não-frequentador não pergunta apenas: o cristianismo é verdadeiro?. Em geral, ele pergunta: O cristianismo funciona?

"O desafio é o de ajudar esta nova geração de não-frequentadores a entender que o cristianismo realmente funciona. Isto é, o Deus da Bíblia nos dá auxílio e sabedoria sobrenatural em nossas lutas e dificuldades presentes e também nos liberta das dores do passado" p.63

7o. Eles não querem conhecer algo, querem ter a experiência.

"O objetivo da evangelização deveria ser trazer o não frequentador para um encontro pessoal com Deus, e não apenas dar-lhe informações sobre Deus. O não-frequentador quer se encontrar com esse Jesus Cristo de quem falamos. Ele quer sentir o conforto e o poder do Espírito Santo" p.65


Se nossas igrejas estiverem em sintonia com Deus, se em nossas orações incentivarmos a atuação do Espírito Santo e se nos empenharmos em estar com Deus de maneira criativa, é mais provável que haja um clima proprício para o não frequentador ter uma experiência pessoal com o Senhor" p. 66


8o. O não frequentador não quer ser projeto de ninguém. Ele quer ser amigo de alguém.