quarta-feira, setembro 22, 2010

Edmund Clowney: See What It Costs (Gn. 22: 1-9)

 

Começando com a parábola do Filho Pródigo, Edmund Clowney passa a demonstrar exemplos do seu método hermenêutico e homilético nos 13 capítulos restantes, aqui vou postar alguns idéias que ele têm, não esgotando o assunto e a exposição, do livro Preaching Christ in All Scripture.

 

4.  Veja o que isto custa- Gn 22: 1-9.

Deus havia feito uma promessa a Abraão, de ser o genitor de um grande povo escolhido por Ele.  Clowney atenta para um detalhe interessante na história, o Deus que será visto. Começando com o próprio nome "Moriá" já sugere que algo será "visto". Nesta montanha,  o custo da bênção de Deus será visto. Abraão vai ver o custo da experiência de fé. Há, também na história, outro detalhe, que  Deus vai mostrar o custo que só ele pode pagar: o custo da graça. Abraão vai ver que Deus é o Salvador.

Para Abraão, o custo é tudo. Tudo o que Deus prometeu caminha ao lado dele, seu filho Isaac. Se o preço for Isaac, nada mais resta. "O riso" está indo embora.

Na verdade, esta história pode ser chocante, já que a distinção entre Israel e as outras nações era a proibição de Deus para o sacrifício humano. Na antiga Canaã, havia o sacrifício do amonitas para o Moleque, que era adorado nas ofertas de crianças no fogo- 2Rs 23:10, Jr. 32:35-. Para este crime, a lei dava a pena capital – Lv. 18:21, 20-2-5-.

Há aqui uma suspensão da regra ética para um propósito divino superior. Deus tem todo o direito de condenar à morte os pecadores. Na verdade, quando Deus julgou a terra do Egito antes do Êxodo, exigia a vida dos primogênitos de Israel, bem como do Egito. O filho mais velho, como representante da família, foi condenado, mas o Senhor proveu o cordeiro da Páscoa como um substituto, marcada pelo sangue no batente. Mais tarde, Deus continua seu pedido pelo primeiro filho- Ex. 13:15, Nm 8:17.

O sacrifício de Isaac como teria sido o sacrifício depois do cordeiro pascal. Mas o sacrifício de Isaque não era para ser, para ele não era um sacrifício perfeito, um cordeiro sem mancha, ele não poderia pagar o preço dos pecados dos outros.Abraão não poderia dar o fruto do seu corpo para pagar os pecados de sua alma.

O teste: a obediência da fé.

Deus requisitou  o sacrifício do primogênito de Isaque, como depois ele colocou os primogênitos de Israel na última praga do Egito.

O custo é nada: total confiança da fé.

Quando Abraão responde ao seu filho, no verso 8, que Deus proveria o sacrifício, ele estava na agonia de seu teste, Abraão só podia se apegar a Deus. Ele estava sobre o monte que tinha visto, o monte de Deus, com o filho que Deus lhe havia dado. Deus viu ele lá. Deus vê a oferta que ele daria para si mesmo. O verbo "ver" em hebraico também significa "ver com" ou "oferecer".

A fé recebe o filho redimido.

Eles seguiram juntos subindo o monte, ajuntaram as pedras para construir o altar, a obediência de Abraão está junta com a fé de Isaque, ele se coloca para ser sacrificado.  Quando Deus vê esta fé, ele chama Abraão, Abraão…

Abraão está pronto a dar tudo que tem em devotada obediência, porque ele temia Deus, ele iria pagar o preço, o anjo segurou sua mão, na montanha, Abraão olho e viu um cordeiro preso em um arbrusto, ele tomou o cordeiro e o ofereceu no lugar de Îsaque, e Abrão chamou este lugar: O Senhor vai ver isto.

O custo para Abraão era tudo, mas como ele se apegou ao Senhor com fé, o custo não era nada. Ele declarou que o Senhor proveria, e o Senhor proveu. A obediência de Abraão era a obediência da fé. Isaque foi dado para Abraão mais uma vez. Ele foi dado por seu nascimento e agora por sua redenção. A oferta da ovelha simbolizava não apenas a consagração mas também reparação no sangue por um substituto.

Em total comprometimento de fé o custo foi tudo, mas é apenas na simples confiança da fé, que o custo é nada. Abradão adorou  a Deus por renovar sua aliança com ele.

A ordem que Deus fez a Abraão não é impensável. Ele faz a mesma ordem total para você. Jesus pede isto para qualquer um que quer seguir a Ele. De fato, apenas se estivermos prontos a receber nossa sentença de morte, e tomar sobre nós a nossa cruz é que poderemos receber a vida eterna- Mt. 10:37-39. Nós precisamos o mesmo tanto do poder da sua graça para negarmos a nós mesmos e segui-Lo, sua ordem não mudou, veja o custo, é tudo.

Na realidade da graça.

Não apenas na experiência da fé, mas na realidade da graça, o preço da redenção é revelado. Em sua bondade, Deus manda ocasiões que nos testam.

Nós temos duas coisas que aprendemos do teste de Abraão.  Primeiro, aprendemos que ele foi abençoado por sua obediência, já que ele demonstrou que temia a Deus. A segunda e que mostrada no nome que Abraão deu ao lugar que o Senhor mostrou para ele. Nós conhecemos ele como Jeová Jiré: “O Senhor vai ver (para ele)" Quando Deus proveu o carneiro, ele não só poupou Isaac  e Abraão, mas mostrou a Abraão que o preço de resgate foi maior do que ele poderia pagar. O Senhor por si mesmo deveria prover a oferta que traria salvação. Esta provisão deveria ser feita no lugar que Deus mostrou para Abraão. O Senhor mostrou para Abraão que este era o lugar onde seus descendentes depois de saírem do Egito, seriam trazidos de volta, e ali seria o lugar onde a nação da promessa se reuniria para adorar a Deus.

Isaque não poderia ser ofertado, nem poderia ser o cordeiro o sacrifício real. Alguém que descendesse de Abraão deveria vir, para que  todas as famílias da terra pudessem ser abençoadas. O Senhor proverá promete a vinda de Cristo. Abraão se alegrou em ver o dia de Cristo quando Isaque nasceu, e se alegrou quando Deus proveu um cordeiro como substituto para Isaque, mas Abraão olhou para além –Jo. 8:56-. Não Isaque, mas o cordeiro de Deus era o sacrifício que o Pai iria prover. Abraão, o profeta falou palavras que permanecem, palavras que explicam Jeová Jíré, na montanha do Senhor, ele será visto, esta é a tradução literal do vs. 14.

Bem podemos ainda confiar  na palavra de Abraão. No monte do Senhor, o Cordeiro de Deus será visto. Um coro popular canta, "Jeová Jiré, provisão do Senhor para mim", mas não acerta o coração da mensagem. Jeová Jiré: na montanha do Senhor, Jesus Cristo vai ser visto. O que vemos é Jesus Cristo levantado no Gólgota, naquele mesmo lugar, no monte de Moriá.

Deus paga o custo pela substituição.

A revelação de Deus sobre o custo de redenção na vida de Abraão nos aponta para o Cordeiro de Deus, o Cordeiro que Deus provê, que ele oferece para os pecadores. O preço infinito que foi pago só é preenchido por Deus  e seu infinito -Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna "(João 3:16).

Nenhum comentário: