quinta-feira, novembro 29, 2012

Carlos McCord: O Fruto


No sexto capítulo de A vida que satisfaz, o pastor Carlos McCord irá falar sobre o fruto.

Jesus somente reconhece o que Ele produz.


Este capítulo vai tratar da terceira etapa da vida cristã, o fruto. Lembrando que a vida cristã é fé, esperança e amor. Espiritualidade, conversão e obras.

Jesus nos conhece pelo fruto. Ele só reconhece aquilo que Ele produz em nossa vida. Muitos confundem este fruto com suas realizações pessoais, que leva as pessoas sempre a estarem certas se estão se esforçando o suficiente ou sendo eficientes. Efeito e esforço parecem ser o alvo, mas a essência fica esquecida. É preciso ser antes de fazer. Assim, leva a insatisfação, a competição, ao orgulho e, enfim, a um colapso. 

Não se consegue produzir um segundo descanso (Mt11) ou o fruto (Jo 15). 

McCord fala em um atalho de satanás, que é o de gerenciar nossas vidas e nossos ministérios fora da perfeita e abundante presença de Jesus. 

O fruto descrito em João 15


O fruto de João 15 não é a salvação. Jesus é o fruto da salvação. A salvação é o fruto que apenas Jesus pode produzir, ele o fez. Então, o fruto de João 15 é o resultado da salvação. 

"Esse fruto é a glória de Deus sendo liberada por intermédio das nossas vidas. É Deus quem se tornou visível e disponível em todos seus atributos, não apenas no aspecto do perdão dos pecados. Este fruto são as boas obras que levam pessoas a confiar em Deus completa e diariamente. Este fruto é a prova de que as perfeições e a abundância divinas estão novamente presentes no mundo, e desta vez satanás não poderá impedi-las" p. 87

O fruto de João 15 é Deus dizendo ao mundo que a perfeição de Jesus está disponível ao mundo através de seus ramos. 

O fruto é a vida que está em Jesus, mesmo muito antes de estar em nós.

Em Galatas 5.22 temos uma lista do tipo de fruto que o Espírito Santo em nós produz em nossa vida quando habita em nós e quando moramos nele. McCord pensa os frutos como as intenções de Deus que são produzidas quando recebemos a abundância e perfeição da vida de Jesus e ela permanece em nossa alma.

O sermão do Monte não foi dado para mostrar que não é verdade, mas que é possível ser mostrado por alguém que estiver habitando na vida de Jesus.

"Antes de conhecer Jesus, todos vivíamos conduzidos pelo princípio da imperfeição e do medo de nos estar faltando coisas. Essa vida é o que chamamos de viver na carne" (....) "Jesus faz um contraste entre a vida que depende do que pode ser acumulado e guardado, e uma vida em que alguém recebe perfeitamente a fim de distribuir perfeitamente" (p. 90)

Quem ou que define o fruto?


Deus é quem define o que é o fruto, sendo aquilo que Ele pretende dar ao mundo que precisa disto.  Na vida de Jesus, nós vemos isto o tempo todo, Ele recebendo do Pai e entregando às pessoas.

"O fruto de João 15 é vida vivida e compartilhada como Jesus a viveu e a compartilhou diariamente. A vida de Jesus define o fruto. A vida de Jesus define o discipulado. A vida de Jesus define glorificar a Deus" (p. 93)

Discipulado não é informação e frequência, o relacionamento diário com Jesus é. O discipulado acontece quando somos capazes de ouvir, obedecer e agir conforme a presença de Jesus em nós. 

"Para que Cristo seja formado em nós, precisamos ver o fruto ser compartilhado pelas vidas de crentes que permanecem, para podermos saber se o que se origina nas nossas vidas é de fato fruto. É necessário haver discípulos para que haja discipulado. Este era o plano de Jesus. Aqueles satisfeitos em Jesus levam aos novos na fé a satisfação que não lhes falta" p. 94

O discipulado acontece quando as intenções de Deus podem fluir livremente na vida do discípulo, a abundância que já está lá como está em Mateus 10.25.

Hoje os métodos de discipulado na igreja se baseiam na falta, não levam a permanecer com que elas têm da Videira. É o método de trazer para dentro, nele se diagnostica o que está faltando e planeja-se uma estratégia para que as coisas sejam apreendidas pelo discípulo. Se cria uma pirâmide religiosa, entre os que têm e aqueles que não têm.

 O permanecer é outro método chama chamar para fora. É entender que a presença de Jesus já está na pessoa, que ela é um ramo que está sendo cuidado e nutrido pelo Agricultor. É um processo de vida, é orgânico, é simples.

Infelizmente, ensina McCord, nos temos reduzido o discipulado à habilidade de evitar certos pecados e de estar em certos lugares na hora certa para fazer ciosas muitos nobres de crentes. 

"Discipulado é dar frutos que revelam as intenções de Deus em relação à humanidade. 

No final do capítulo, pastor Carlos nos dá 3 exercícios para permanecemos:

1. Aprenda a dizer que está permanecendo, o que parece estar faltando não está.
2.Receba mais e mais as intenções de Deus, lembre-se do Salmo 1
3. Reconheça que seus pensamentos nascem da escassez e da falta.





Nenhum comentário: