quinta-feira, novembro 08, 2012

Carlos McCord: A Vida Que Satisfaz



Seguindo o Grupo Permanecer de Leitura, agora nós vamos ler o livro do Pastor Carlos McCord, A Vida que Satisfaz. Conheci o pastor Carlos em 2005 num work shop que ele realizou durante o Louvale. Por meio dele, descobri o que é permanecer, fiquei conhecendo Mike Wells tanto pelos livros como mais tarde pessoalmente. 

Este livro pode ser chamado de uma apresentação daquilo que é mais básico e vital que se encontra nas Escrituras, o permanecer. O convite de Jesus para cada um de nós de obtermos vida na vida dEle a partir da realidade-metáfora da Videira, que se encontra no texto bíblico de João 15.  Como ele mesmo diz na introdução:

"Este livro não é sobre o que está faltando. Aquilo que parece estar faltando, na realidade, não está. Este livro é sobre o que você já possui. Talvez um bom título para ele fosse: O livro para o cristão que já tem tudo. Ainda assim, muitos não o leriam por acreditar que ainda lhes falta alguma coisa" p. 19

Capítulo 1: A Videira.


A presença perfeita de Jesus transforma todas as coisas. 

Pensando a partir de Mateus 7:24-25, João 4:13-14; 6:35 e 15:5, podemos ver que Jesus nos diz que é capaz de dar a cada um de nós uma fonte de satisfação plena, saciando o ser humano e capacitar para dar o fruto que Deus deseja.

A presença de Jesus muda tudo?  Se a presença de Jesus fosse retirada de nossas vidas faria alguma diferença? Para os primeiros discípulos, a ausência de Jesus era a ausência do cristianismo. 

McCord nos lembra que hoje temos muita coisa que parece ser indispensável - bíblias, disciplinas, receitas, denominações, propriedades, membros-, mas será que alguém precisa de outra coisa além da presença de Cristo para ser um cristão ou para viver a vida cristã?

Se o cristianismo é Jesus, quem tem a Jesus não tem falta de nada.

Tudo que temos deve apontar para Jesus. McCord lembra o sistema católico romano que não considera a obra perfeita de Jesus na Cruz. 


"Dentro do pensamento católico, com o passar do tempo, com a ajuda da igreja e com o  esforço pessoal de cada cristão, os méritos de Jesus podem vir e se tornar suficientes para a salvação...eventualmente. Ainda assim, nenhum verdadeiro discípulo desse sistema ousaria declarar sua certeza pessoal de salvação. por que é assim? Porque lhes parece que cometeriam o pecado do orgulho ao fazer tal afirmação e esse orgulho significaria que estão realmente muito longe de alcançar o céu" p. 25
Devemos ver a perfeição de Jesus como a provisão de Deus para cada um de nós no Calvário. Jesus é perfeitamente suficiente agora. Esta é a certeza que cada cristão pode ter. 

O problema da igreja hoje é que conhece a Jesus como perfeito Salvador, mas o considera incapaz para vida cristã e o discipulado, deixando escapar a perfeição de Jesus presente em cada um nós. O que nós criticamos os católicos no que se refere a salvação, fazemos no discipulado.

Quando experimentamos o poder libertador da perfeita presença de Jesus em nós, isto se chama permanecer e passamos a acreditar que todo cristão pode e deve ser como Jesus, a Videira, agora! Por causa de João 15, a capacidade de sermos como Jesus está em nós agora e você pode recebê-la e compartilha-la como fruto.


"Esse perfeito Jesus que viveu por nós ( no Calvário) e vive em nós (agora mesmo) destroi todo e qualquer orgulho. Quanto mais olhamos para o Calvário, mais humildes nos tornamos no que diz respeito a salvação. Quanto mais nos tornamos como Cristo permanecendo nele, somos feitos mais humildes pela experiência de viver como Ele pela graça" p.29
A perfeição de Jesus que está em cada cristão tem objetivo de se mostrar ao mundo através de nós. Aqueles que fracassam em permanecer, não buscar sua satisfação em Deus, falham em dar frutos e glorificar a Deus. "O Deus invisível, que poderia aparecer por meio de suas vidas, permanece invisível porque o fruto da presença de Jesus não nasce delas" (p.31)

A perfeição e abundância de Deus que temos sede e fome podem chegar até nós somente pela presença de Jesus. Quando Jesus veio ao mundo, tornou visível e disponível a perfeita satisfação de Deus.

Quanto a perfeição, o mesmo Deus que a exige, a dá a cada um de nós na presença perfeita de Jesus dentro de cada um de nós.  Como vemos em 2 Co 5:21, temos o sacrifício perfeito, a perfeição que Deus exige. 


"Manter sua perfeita obra perdoadora claramente distinta de nós nos previne da tentação de buscar qualquer tipo de crédito pessoal pelo nosso perdão e justificação perante Deus. Sua presença no Calvário é nossa pela fé, mas jamais pelas obras" p. 33
Somente a presença perfeita de Jesus em mim pode produzir uma alma inabalável e o ser igual a Jesus, momento após momento.







Nenhum comentário: