segunda-feira, junho 05, 2006

Liderar e compromisso

Compromisso?
Estamos ligados com que ?

Para responder, temos que primeiro pensar no objeto dos nossos esforços comuns, a visão.

A importância da visão do empreendimento, as pessoas nao buscam mais apenas um produto ou uma empresa, elas buscam um propósito para sua vida naquele produto ou naquela empresa.

O compromisso surge na publicidade da adesão da marca ao propósito que ele pretende alcançar. Marx disse que tudo que era sólido se desmanchava pelo ar, mais do que um sistema de trocas , o capitalismo se torna um sistema de desejos e objetos. Como diz William Pollard:

“As pessoas querem trabalhar por uma causa, nao apenas para viver. Quando ha alinhamento entre a causa da empresa e a causa da gente, saia da frente- porque haverá extraordinário desempenho” .

A liderança do novo milênio tem que se adequar a esta nova lei de desejos que serão satisfeitos apenas com o pagamento no final do mês ou alguma recompensa material, a carência hoje vai alem, exige valores nos produtos e nas relações.

A dinâmica do capital hoje valoriza uma inteligência emocional, as pessoas valorizam relacionamentos, as empresas buscam cada vez mais agregar mais e mais valores aos seus produtos para torna-los mais atraentes, e nao apenas mais eficientes.

Por exemplo, a marca das empresas na busca da excelência tem que se tornar uma referencia de qualidade, bom atendimento e afinidade- valores que vão alem da fabricação de produtos.

A sinergia, o grande conceito de trabalho em equipe hoje, somente se torna factível no momento em que o todo- a perspectiva global do empreendimento- se torna maior que suas partes, quando as pessoas interagem `bem` em conjunto em conjunto criando energia, progresso e impulso em torno dos pontos axiológicos da visão do empreendimento.

“Nosso mundo esta buscando lideres que demonstrem um caminho novo, que vivam de convicção e inspirem através de suas ações” .


Para um líder conseguir criar este ambiente de energia em sua equipe, deve ter como base valores fundamentais somados a sua capacidade laborativa, como caráter e confiança.

John Maxwell diz que “modelar uma vida de integridade eh o primeiro passo importante para tornar-se um influenciador porque cria um forte alicerce nas outras pessoas” .

O líder deve estar comprometido com a visão global, ela sera o norte gerador de bons resultados e lastro da sua capacidade organizacional.


Atualmente, mais do que um compromisso pessoal, do líder com seus liderados, se busca uma perspectiva global que torna mais preciso e eficaz a analise do alcance pessoal e do empreendimento dos objetivos que foram traçados.

Um grupo de pessoas sem uma meta nao vai a lugar nenhum. O individuo sem objetivo pode terminar em qualquer lugar. Tudo começa com a visão hoje, todos precisamos de um objetivo para que se possa visualizar o compromisso.

Quando a equipe adota a visão para alcançar uma perspectiva global, então as pessoas passam a funcionar de acordo com seu potencial e buscam a excelência mediante o compromisso com a visão.

A “responsabilidade eh um fato-chave na administração porque eh a base do poder e do crescimento individual. Se ninguém for responsável por um projeto, nunca crescera com a experiência vivida desse trabalho” .

O líder deve mostrar ao grupo que lidera a perspectiva global, ou seja, que a visão do que deve ser feito somente vai ser alcançado quando todos entenderem ser parte num projeto maior e estarem comprometidos com este futuro. A perspectiva global gera o compromisso, e a visão gera a perspectiva global.

Outra vantagem do comprometimento a um sentido maior que o individual, eh que isso ajuda a identificar a distancia que temos que percorrer ate alcança-lo. A palavra compromisso vem do latim co+ pro+ misse ( do verbo mittere), ou seja, quer dizer algo que se promete para fazer juntos no futuro, uma promessa conjunta..

A visão eh essa promessa, este alvo, e o compromisso eh o caminho ate a concretização dos valores, a perspectiva global eh que eles so poderão ser realizados de forma conjunta em sinergia.

Como se trata de um objetivo, a perspectiva eh a visão adequada ao grupo, pois todos olham para algo a ser alcançado, dai que a caminhada ate la pode e deve ser sempre medida pelo líder.

“Comunicar e compartilhar a visão eh exatamente o que fazem os lideres de empreendimento. Como o bastão da metáfora, eles passam a visão de uma pessoa para a outra. Eles energizam os indivíduos, motivando-os a fazer aquilo que nunca tinham pensado” .

O compromisso facilita a medição da eficiência da equipe e auxilia o aferimento da capacidade de liderança na busca dos propósitos estabelecidos.

Para caminhar o caminho para a visão, o compromisso necessita de requisitos, o primeiro que já vimos eh o caráter dos lideres, que deve ser sólidos de maneira que sirva de base para firme a promessa da busca do alvo.

Outro componente necessário eh a competência,para que nao falte forcas intelectuais e materiais no meio do caminho. Neste aspecto, por abrir uma perspectiva, o compromisso facilita o levantamento da necessidade dos recursos que serão empregados para alcançar a visão, as metas e o progresso firmados.”Os recursos são as munições para alcançar os objetivos” .

No tempo hodierno devido a falta de integridade das lideranças e a desconfiança preliminar, a visão do empreendimento, quais os valores que estão colocados nela e sua concretização social se torna definitivamente o referencial do compromisso do líder e dos liderados, estes analisam o desempenho daquele de acordo com a capacidade do líder de praticar a visão de modo excelente.

Em relação ao compromisso e sua importância torna-se necessária uma certa dose de abnegação das partes em relação ao todo, nada eh mais importante que as partes para a concretização de um objetivo. Uma equipe fica conhecida quando ganha campeonatos e nao quando tem grandes astros, a parte eh mais importante que o todo.

O líder neste aspecto deve buscar o comprometimento de sua equipe em relação aos outros, neste aspecto surge mais um ponto crucial para o líder alem do caráter e da competência, a combinação.

Pois quando enxergam seu talento como parte de um quadro maior, as pessoas que estão na equipe passam a se sentir motivadas a investir mais nele, a combinação gera a multiplicação.

Joseph Newton diz que hoje “as pessoas são solitárias porque constroem paredes ao invés de construir pontes” . O líder deve buscar na sua equipe elementos catalisadores de energia para que a visão nao descole da realidade da sua equipe, motivação e confiança devem trilhar juntas com as metas a serem alcançadas, o líder nao pode comprometer a visão, esquecendo-se dos que caminhão juntos com ele.

O líder deve incentivar a confiança ao compromisso, ou seja, engendrar uma atitude em que servir ao todo e a visão eh mais eficiente e recompensador do que servir a si mesmo.

A liderança nao esta mais calcada em compromisso com a autoridadel mas na autoridade dos compromissos, o líder deve entender que os propósitos e valores que a visão global tem estão alem dele e para o bem dele.

Eis o novo compromisso da liderança.

Um comentário:

Ozéas Dias Gomes disse...

Veja também temas sobre Liderança Compromerida:
PLANEJAMENTO; TRABALHO EM EQUIPE; O LÍDER DO FUTURO, ETC.
No Blog LIDERE COM COMPROMISSO
http://liderecomcompromisso.blogspot.com