quinta-feira, junho 29, 2006

O Cristão em uma sociedade não cristã

STOTT, John R. W O Cristão numa sociedade não cristã Ed. Vinde, 1989, vol 1

“A evangelização e a responsabilidade social sempre tiveram uma relação intima durante toda a historia da igreja. Os cristãos sempre estiveram naturalmente engajados nas duas atividades, sem sentir qualquer necessidade de definir porque agiam dessa maneira” p.17

“Missão é a resposta humana a divina comissão. É todo um estilo de vida cristão, que tanto inclui evangelismo quanto responsabilidade social, sob a convicção de que Cristo nos envia ao mundo assim como o Pai a ele o enviou, e que é para o mundo, portanto, que devemos ir, para viver e trabalhar para ele” p 33


“Jesus não somente proclamou as boas-novas do Reino de Deus, mas sinalizou a sua vinda curando enfermos, alimentando os famintos, perdoando pecados, sendo amigo dos marginalizados e ressuscitando os mortos” p 41
“Uma missão encarnada exibe uma custosa identificação com as pessoas em sua real situação. Jesus de Nazaré movia-se de compaixão ao ver as necessidades dos seres humanos” p 41

"O mundo é o lugar em que temos que viver e amar, testemunhar e servir, sofrer e morrer por Cristo”p 48

“A mente cristã entra em choque direto com essas noções seculares. Ela insiste em que o ser humano só pode ser definido a partir de Deus e que sem Ele deixamos de ser o que somos, pois somos criaturas que dependem do seu Criado, seres que devem prestar-lhe contas e estão sob seu julgamento,seres perdidos sem a sua redenção”. P 59
“A fé conduz ao amor, e este ao serviço. Assim a ação social, que na verdade significa servir aos necessitados em amor, deveria ser uma conseqüência da fé salvadora, se bem que tenhamos que confessar que nem sempre é assim” p. 102
“a evangelização tem um indispensável papel a desempenhar no estabelecimento de uma ordem econômica mais justa. A obediência a Cristo requer mudança (....) a injustiça tornar-se uma afronta a sua criação, o desespero, a indiferença e a falta de objetivo transformam-se em esperança, responsabilidade e propósito,e, acima de tudo, o egoísmo é transformado em amor” p. 104