sexta-feira, junho 30, 2006

Ser é o bastante

QUEIROZ, Carlos Ser é o bastante: Felicidade a luz do sermão do monte Editora Ultimato, 2003.

SERMAO do MONTE

“O Sermão toca nas películas mais delicadas e mais profundas da identidade humana- sentimento, espiritualidade, ética e caráter. As virtudes de fato, ou as doenças mais graves de um ser humano, manifestam-se ai nesse campo fascinante e misterioso” p 33
John Stott:“Nossa justiça tem de ser mais profunda porque atinge também nosso coração, e o nosso amor tem de ser mais amplo porque abrange também nossos inimigos”. P 33

MULTIDAO E REINO
“é do meio da multidão que Jesus pinça seus discípulos. Chama-os pelo nome, reconhece a identidade e a peculiaridade de cada um. O discípulo foi sempre alguém tirado do meio das multidões, sendo ao mesmo tempo enviado para as multidões”. p 38


FELIZES..
“É dentro de cada um de nos e na confluência do encontro com Deus que se conquista a felicidade que transpõe todas as tristezas” p 48

“Cabe ao discípulo a alegria de falar com o Pai Celeste que está em secreto. Doar ao pobre e desfrutar da alegria de doar, ou quem sabe, se for o caso, da alegria de ser recompensado pelo Pai” p 55

FE
“A fé, no ensino de Jesus, adquire um caráter relacional e racional, ortodoxo e pratico, confessional e ético. Na plenitude do sentimento de reconciliação e paz com Deus e na totalidade ética do discípulo de Jesus Cristo encontramos a sua felicidade ou realização plena com a vida” p 55

POBRE DE ESPIRITO
“O pobre de espírito não se percebe rico de nada, nem mesmo de santidade ou espiritualidade” (Mt 5,3 e Sl 40,17).O discípulo é pobre de espírito por constatar a sua insignificância quando posto diante de Deus. Entende a sua relação com Ele como fruto da graça, o que na concepção judaica significava o favor de um Deus soberano em beneficio de pequeninos que nada podem lhe dar em troca”. P 65

MANSIDAO
“A sensibilidade do discípulo é um valor interno, é uma virtude daqueles que se percebem bem pela felicidade de serem portadores da compaixão de Deus” p 69
“Mais sábio do que alguém que conquista impérios, palácios, cidades inteiras é aquele que tem o domínio de si mesmo, que sabe gerenciar e desfrutar bem de todas as suas potencialidades humanas” (Mt 5,5) p 73
“A falta de mansidão consiste na necessidade fictícia de provar aos outros que se é melhor ou mais forte. Perdemos a mansidão quando instalamos interiormente o paradigma da vitória a partir da derrota do outro” p 74
A mansidão de Cristo é o caminho para a herança da melhor das terras.

MISERICORDIA
:“A misericórdia faz parte de sua essência espiritual, ela flui como um rio, jorra naturalmente como uma fonte. Ele não perdoa para ser perdoado, perdoa porque recebeu o perdão de Deus e reconhece o quanto Deus tem sido misericordioso com ele”. p 91

LIMPOS DE CORACAO
:“O ser humano percebe-se aniquilado por causa dos seus pecados, e aí incorpora o terror, mas ao mesmo tempo sente-se atraído pela misericórdia de Deus e acolhe a purificação ou santificação concedida por Deus”
“Os limpos de coração são limpos por causa da transparência da alma, e assim acreditam mais em Deus do que neles mesmos”. p 94
“Sinceridade e integridade são as características mais evidentes dos limpos de coração” p 95

PAZ E EVANGELIZACAO
“Não use seus métodos de evangelização como instrumento de agressão. Seja justo, fale a verdade em amor, use de misericórdia e, no conjunto de todas essas virtudes, mantenha no mastro a bandeira da paz” p 103

Sobre Mateus 5,10-12:
“o sofrimento do discípulo é uma conseqüência de sua firme decisão de viver a serviço do bem contra o mal, de lutar pela justiça contra toda espécie de injustiça, de mar a despeito do ódio de muitos, de ser pacificador em meio a um cenário de guerra” p 106

DISCIPULO
“A mansidão do discípulo desmascara a fragilidade dos valentes, sua sensibilidade desnuda a selvageria dos indiferentes, sua sinceridade expõe o engano dos farsantes, sua misericórdia denuncia a falsidade dos legalistas. Logo, não ha como evitar a incompreensão, a injuria e a perseguição ao discípulo de Jesus Cristo” p106-107

Sobre Mateus 5,13-16:
“As obras são manifestações publicas do fazer do discípulo diante das pessoas, e, como conseqüência natural, o Pai celestial é glorificado” p 113


ORAR Mt 6
“Jesus nos orienta a orarmos e abençoarmos nossos inimigos. Mas, veja bem: a recomendação de Jesus não garante mudança nas atitudes de nossos possíveis inimigos. Na verdade, quem muda é o discípulo que ora. E ele ora para se tornar `perfeito como é perfeito o seu Pai celeste` (v. 48). Esta, sim, é uma garantia que vale a pena buscar e cultivar” p 128

“O estado de ser acolhido pelo Pai na privacidade da vida, na intimidade solitária, na experiência em que não se consegue encenar, ate porque Ele conhece em secreto quem nos somos, de fato” p 146

PAI NOSSO
Pai Nosso é a oração que nos projeta da amizade com Deus para um maior afeto com os filhos. É a oração cujo canal transcende, indo ao trono da graça e desembocando na concretude da vida (....) é a oração do despojado, pobre de espírito, motivado pela sensibilidade e compaixão de repartir com o outro o Pão da Vida e o pão da terra” p 152-153

JEJUM

“O jejum pode servir como elemento material que nos ajuda a desvendar cenários da alma , que muitas vezes não conseguimos decifrar de outra maneira (...) Renunciar o alimento, coisa tão básica para a vida, pode ser uma forma de dizermos para nos mesmos o quanto estamos dispostos interiormente, no firme propósito de nossa incondicional entrega e dependência exclusiva de Deus (...) Dedicar momentos de jejum e oração significa que a vida é alimentada de outro Pão.” p 158-159-160

SER

“Quem reconhece o valor de simplesmente ser e confia incondicionalmente em Deus não se permite andar ansioso, por qualquer razão que seja. Quanto mais confiança depositamos em Deus, tanto menos vulneráveis seremos às ansiedades da vida” p 179

“A arvore que vive sob a fertilização dos ensinamentos de Jesus permite-se ser germinada pelos princípios e valores do evangelho, alimenta-se com a seiva da Videira, tornar-se naturalmente arvore produtora de bons frutos. Os frutos estão relacionados ao modo de ser e viver do discípulo, ao seu caráter, sua pratica de vida, tendo como referencial a cumplicidade com os ensinos de Jesus Cristo” p 200

“A pratica das bem- aventurancas na vida do discípulo funciona como indicador da autenticidade de possíveis eventos espetaculares que porventura se manifestem por intermédio do discípulo” p 201

“O paradigma de Jesus estava fundamentado no fazer a vontade de Deus, priorizar a vida e servir ao próximo” p 213
“Jesus nunca se valeu da fragilidade das pessoas, nunca tirou proveito de seus erros para se projetar como santo. Sua santidade e sua bondade dependiam exclusivamente dEle” (Mt 12,16) p 219
PS- Este foi um dos melhore livros que li na vida.