quinta-feira, junho 29, 2006

Uma palavra aos moços

RYLE, J. C. Uma palavra aos moços Ed. Fiel, 1994.

“Feliz é o homem que não deixa a salvação na incerteza e que não descansa ate que tenha o testemunho do Espírito, em seu interior, testificando ser ele filho de Deus” p. 13

“Pelo broto julgamos a arvore, pela flor julgamos o fruto, pela florada julgamos a safra, pelo amanhecer julgamos o dia, e, de modo geral, pelo caráter do jovem podemos julgar o que ele vira a ser na idade adulta” p. 14

Pr. Leighton- “O caminho do pecado é morro abaixo, o homem não consegue parar quando quer”. p 15

“Os hábitos tem raízes profundas. O pecado, uma vez que você permita que se aninhe no seu coração, não o deixará, mediante um pedido seu. O costume acaba se tornando uma segunda natureza, como o cordão de três dobras, difícil de ser rompido( Ec. 4,12)"p. 16
"você não pode ficar neutro quanto aos interesses da sua alma. Ou bons ou maus hábitos diariamente fortalecem em seu coração. A cada dia que passa, ou você se aproxima mais de Deus ou se distancia dEle. A cada ano que passa sem arrepender-se e converter-se, o mundo divisório entre você e o céu aumenta e se avoluma, e o abismo a ser cruzado se aprofunda e se alarga” p 16


“Tudo o que traz uma sensação de euforia momentânea, que faz naufragar o raciocínio, mantendo a mente num constante redemoinho, que agrada os sentidos e gratifica a carne é o tipo de coisa que agora exerce grande poder em sua vida. Esse poder vem do amor aos prazeres” p 27

“O corpo pode tornar-se um servo muito útil, mas será sempre um péssimo senhor” p28

Robert South( 1634-1716): “Os homens questionam a veracidade do cristianismo porque detestam a pratica do mesmo”. P 35

“Um relógio sem a mola principal é tão imprestável quanto uma vida religiosa desprovida de Cristo” p 42

Só em Cristo podemos encontrar graça, paz, sabedoria, retidão, santificação e redenção. É a medida que vivemos na dependência de Cristo que nos tornamos cristãos fortes. Será apenas quando o nosso eu for nada e Cristo for nossa confiança que executaremos grandes feitos (Dn 11,32)” p. 42

“A Bíblia é a misericordiosa provisão de Deus para alma pecaminosa do homem. É o mapa pelo qual ele deve orientar seu curso, se quiser alcançar a vida eterna. Elas contem, de forma riquíssima, tudo que precisamos saber, a fim de sermos serenos, santos e felizes” p 48

William Boveridge(1637-1708): “Ao homem que não tem a graça de Deus é tão impossível entender o verdadeiro significado das Escrituras quanto ao cego ler a sua letra” p 49

“Você poderá resistir a tentações obvias e rejeitar muitas armadilhas comuns, mas, uma vez que passa a ter amizade com maus companheiros, deixa o diabo satisfeito. O impressionante capitulo que descreve a conduta ímpia de Amnom, em relação a Tamar, praticamente começa com estas palavras: `Tinha, porem, Amnom um amigo...homem mui sagaz (2 Sm 13,3)” p. 51

“Escolha amigos que trarão benefícios à sua alma. Amigos que sejam realmente respeitáveis, os quais você gostaria de ter ao teu lado no leito de morte. Amigos que amam a Bíblia e não temem falar-lhe sobre ela, dos quais na volta de Cristo e no Dia do Juízo, você não se envergonhara de tê-los conhecido” p 53

Jeremy Taylor: “Inicialmente o pecado causa espanto ao homem, depois se torna agradável, confortável, prazeroso, freqüente, habitual e, por fim, confirmado em seu coração. Assim, o homem se torna impenitente, obstinado, determina não se arrepender e, finalmente, é condenado”. P 58

“Não faca nada que você não queira que Deus veja. Não diga nada que não deseja que Deus ouça. Não escreva nada que não deseja que Deus leia.não vá a qualquer lugar onde não queira ser encontrado por Deus” p 62

“A oração é a peça que você deve usar continuamente, ou então não conseguira prosseguir sem ser prejudicado pela atmosfera insalubre deste mundo pecaminoso” p 68

“Considere o privilegio e a satisfação que ha em fazer o bem. Determine ser útil, hoje mesmo. Entregue, imediatamente, o seu coração a Cristo”. P 74

“a piedade...tem a promessa da vida que agora é e da que ha de ser” 1 Tm 4,8