domingo, setembro 16, 2012

A queda: por que sofremos?



Genesis 3.1-24:   Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,  mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.  E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?  Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.    E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo.  No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás. E chamou Adão o nome de sua mulher Eva, porquanto ela era a mãe de todos os viventes.   E fez o SENHOR Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu. Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente, o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.



"o tentador somente se faz presente onde há inocência,  pois, onde há culpa ele já é vencedor"  
D. Bonhoeffer, Tentação, p.33


Fomos criados dentro de um mundo perfeito, regido por Deus, onde homem e a mulher eram alimentados pela palavra de Deus. Mas, Deus também deu a cada um de nós, a liberdade para adorar a Ele ou não. Logo, com nossos primeiros pais, o mal entrou na vida,  como fruto da escolha humana, a escolha de sermos autonomos em relação a Deus.

A rebelião de nossos pais resultou no pecado, vergonha e nudez. Desde então, a humanidade tenta cobrir sua maldade com tantas coisas que acabam apenas aumentando sua própria maldade.

1. Pecado: como o mal opera em nossa vida.

O capítulo 3 de Gênesis começa com uma serpente que fala, mas este animal esta possuído pelo diabo conforme  podemos ver em Ap. 12:9. Ele começa a falar uma mentira como sempre faz: não comereis de toda a árvore do jardim?. 

O diabo começa sua tentação sobre o homem sempre tentando colocar dúvida e desconfiança sobre aquilo que Deus falou ao seu respeito.

Deus havia dito que de toda árvore do jardim comerá livremente, a liberdade é a raiz da verdadeira adoração a Deus. Mas, o coração de Eva parece que já estava começando a desconfiar da palavra de Deus, no verso 3, ela acrescenta uma frase a fala divina, nela nem tocarás.

A serpente encontra seu espaço, e chama Deus  de mentiroso agora. Dizendo que não irão morrer, ele leva Eva a acreditar que Deus não foi generoso em apenas cria-los a imagem e semelhança de Deus, eles poderiam e deveriam ser como o próprio Deus, reinar sobre suas vidas, escolhendo o mal e o bem.

Eva nota 3 qualidade no fruto: 1. boa para se comer, 2.agradável aos olhos  e 3. desejável para dar entendimento.  Aqui está a essência do pecado, quando pecamos estamos escolhendo outra fonte para nosso sustento, nossa alegria e nossa capacidade.

 Eva e Adão queriam escolher por si mesmos o que era bom ou ruim para eles, deixando de lado, aquilo que Deus falara. Começam a viver por sua própria palavra, abandonando a Deus. E como se eles tivessem dito não queremos mais sua ajuda, vamos viver por nós mesmos agora. Ou, como C.S. Lewis explica:

Eles queriam, como dizemos hoje, ser "seus próprios donos". Mas isso significa viver uma mentira, porque na verdade não somos donos de nós mesmos, nossa alma não é nossa. Eles queriam um lugar no universo de onde pudessem dizer a Deus: "Este negócio é nosso e não seu." Mas não existe um canto assim. Eles queriam ser substantivos, mas eram, e serão eternamente, simples adjetivos. (Problema do Sofrimento, p.39)

O que na verdade conseguiram foi nudez, vergonha e pecado. Estavam perdidos no paraíso, perderam sua glória, sua alegria e sua prosperidade. Tentando ser donos da alegria encontraram  desespero, tentando ser donos do sustento encontram fome e tentando ser cheios de capacidade ficaram fracos.

O pecado manchou a vida humana que agora sempre está coberta para ser amada, consigo mesmo (Adão e sua desculpa), do outro (a vergonha da nudez) e com Deus ( a fuga). 

O pecado e o mal começa a se expalhar sobre a face da terra, primeiro na descedência dos nossos pais com Caim, depois há uma multiplicação em Lameque. Há tanta maldade que Deus usa Noé para afogar o mal, mas que ressurge em Babel com os homens criando uma torre na cidade para fazerem um nome para si mesmos, o homem tenta por si conquistar os céus.
Dessa forma o orgulho e a ambição, o desejo de ser belo a seus próprios olhos e de oprimir e humilhar todos os rivais, a inveja e a busca incessante de mais e mais segurança, eram agora as atitudes que tomava com maior facilidade. Ele não era apenas um rei fraco sobre a sua natureza, mas um mau rei: enviando ao organismo psicofísico desejos bem piores do que este os enviava a ele. Esta condição foi transmitida a todas as gerações posteriores pela hereditariedade, pois não se tratava simplesmente do que os biólogos ( C.S. Lewis, Problema do Sofrimento, p. 40)

Deus intervém na história e os confundi a língua e os espalha sobre o mundo. E esta é a situação hoje, o mal e a confusão dos homens está espalhada sobre o mundo a partir da semente de Adão no jardim.

2. A esperança do Jardim.

"Só no juízo há reconciliação com Deus e entre os seres humanos. A todo raciocínio que gravitava em torno do sucesso ou insucesso Jesus contrapõe o ser humano julgado por Deus, tanto o bem-sucedido como o mal sucedido (...) A humanidade só adquire sua verdadeira forma na cruz de Cristo, isto é, como submetida ao juízo" Bonhoeffer, Ética, p.53

Quando o primeiro casal foi expulso do jardim, Deus estabeleceu alguns juízos para com a serpente, para a terra e para os homens. O pecado trouxe uma maldição sobre todo o mundo pelo juízo de Deus.


Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente, o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.


E o casal foi lançado para leste do Éden e foi colocado querubins com espada inflamada para andar ao redor do jardim guardando a árvore da vida dos homens.





Somente pela morte, o homem poderia estar de novo com Deus, o juízo de Deus sobre a humanidade foi a morte como recompensa daquilo que fizeram. Na cruz, Jesus tomou a morte e a desintegração em nosso lugar para nos trazer de volta junto a Deus.


Romanos 5.10, 19-21  Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor

E assim, em Cristo, todos nós temos mais uma vez acesso a árvore da vida:

Apocalipse 22.1-3, 14:   E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão(...) Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Nenhum comentário: