sábado, setembro 22, 2012

Redenção: o que nós queremos já temos.



GENESIS 12.1-3:   Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2   E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. 3   E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

GALATAS 3.6-9:   É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.  7   Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. 8   Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. 9   De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.


A cosmovisão cristã basicamente se divide em quatro eventos: criação, queda, redenção e reino de Deus. 

Deus criou o mundo que era bom colocou lá nossos pais para glorificar a Ele cuidando dele e de tudo que havia nele. Colocou apenas uma ordem negativa de obediência, não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. O homem tentado pela serpente (diabo) movido por sua dúvida da palavra que Deus havia dito e pelo orgulho de querer ser igual a Deus, decidir aquilo que é bom ou mal, comeu do fruto que não poderia, trazendo maldição para o nosso relacionamento com Deus, com o próximo e com a própria terra.

Vemos no primeiro livro da Bíblia que o mal começa a se multiplicar sobre a face da terra, logo após, acontece o primeiro homicídio, depois vem Lameque com seu duplo homicídio, até que chegamos a Babel, onde a maldade e cobiça humana, é confundida por Deus e espalhada por ele por toda a terra.

Logo após o capítulo 11, Deus começa a agir em favor da nossa redenção, Ele chama a Abraão para sair do meio de Babel e re-começar a história da humanidade a partir da confiança na palavra divina. 

Do capítulo 12 de Gênesis vamos extrair algumas lições sobre a redenção que Deus providenciou para a o ser humano e a maldade.

1. A bênção é ponto de  partida e não de chegada.

"Na realidade, as coisas erradas que  estão em nós- a culpa e a corrupção- já foram tratadas por Deus pela graça dupla. Deus elimina nossa culpa ao nos justificar, ou nos retificar, e elimina a nossa corrupção no longo processo de santificação" (Cornelius Plantinga Jr., O Crente no Mundo de Deus, p. 96)


O que significa Redenção ? Todos nós ansiamos que as coisas  tragam algo que mude, que transforme a nossa a vida. Achamos que uma casa melhor, um emprego melhor, um cargo maior, uma cara melhor, que as coisas se melhorassem tudo seria diferente em nossa vida. Contudo, isso não acontece. 

O que há de errado neste mundo não pode ser consertado ou melhorado, apenas pode ser redimido, Deus tem que transformar as coisas velhas e manchadas em novas.

Então, Deus entra na história do povo trazendo, finalmente, bênção após as maldições e maldades que eram a história da humanidade. Ele chama a Abraão para re-começar a história. E o abençoa para que ele seja uma bênção para todas as nações.

A bênção de Deus é o ponto de partida da vida de Abraão como é também do cristão hoje.  Ela traz de volta o nosso relacionamento com Deus,  e também alcança as pessoas que estão em nosso redor. Ela tem uma dimensão dupla: vertical e horizontal.

A vida com Deus não é uma corrida atrás da bênção de Deus, mas é já começar com a bênção. 

Infelizmente, muitos cristãos confundem o papel da obediência em sua vida, eles acham que se forem muito obedientes Deus irá abençoá-los, como se pudessem produzir bênção por si sós. Mas, isto é impossível, é como tentar fazer cocegas em si mesmo, não tem como o ser humano tirar felicidade de si mesmo.

Começamos com a bênção de Deus sobre as nossas vidas, com o chamado de Deus, não há qualquer mérito pessoal em Abraão ou em qualquer um de nós para sermos chamados por Deus, é uma bênção que Deus coloca em nossa vida.

A vida cristã começa com fé e não com obra.

A obediência é para desfrutarmos melhor aquilo que Deus nos dá, este é o papel dela. É sempre Deus quem age e fala primeiro, o homem tem na obediência e submissão a resposta para viver em felicidade e liberdade.

2. O desejo de abençoar é maior que a bênção.

Deus fala para Abraão ser uma bênção, o melhor modo de desfrutarmos a bênção de Deus é abençoar outras pessoas. A grande coisa de ser escolhido por Deus não é para que sejamos mais especiais do que outros, mas que Deus nos chama para sermos o modo como Ele irá chegar até os outros.

Em Abraão, todas as nações foram abençoadas, até mesmo cada um de nós. 

Muitos crentes hoje, pensando que sua vida é que gera bênçãos, gerenciam a graça de Deus e, outros, achando que não tem nada, ficam desejando as mesmas coisas que o mundo quer para preencher suas vidas.

Você já tem tudo que precisa em Deus, você já é abençoado. Por isto, você pode ser um abençoador e descobrir a alegria de ver Deus compartilhando com você na vida dos outros aquilo que Ele fez na sua vida.

Por causa de Abraão, Labão foi abençoado - Gn 30:27-30-, Portifar foi abençoado - Gn. 39:5- e até mesmo o Egito foi abençoado - Gn 47:7,10.

Deus escolheu abençoar a cada um de nós e também escolheu depender de nós como de Abraão para abençoar mais vidas que podemos imaginar.









Nenhum comentário: