quarta-feira, setembro 05, 2012

Criação e Evolução



Lendo Criação e Evolução: 3 pontos de vista, organizado por J P Moreland e John Mark Reynolds, você descobrirá que basicamente existem três pontos de vista para tentar-se explicar como o mundo virou mundo.

1. Teoria da Criação Recente

Esta teoria defende a ideia que a terra foi formada recentemente, e não há bilhões de anos. Ela se baseia mais na narrativa bíblica do que em outras, encara o texto de Gn 1-11 de forma literal, toma-se o dilúvio com um evento global. O grande problema desta teoria é a escassez de provas científicas corroboram tal pensamento.

2. Teoria da Criação Antiga (Criacionismo progressivo)

A ideia é que a terra tem mais do que milhares de anos como a teoria anterior, mas bilhões de anos. É chamado de progressivo, porque entende-se que existiriam eras progressivas de criação na criação da terra. Do ponto de vista escriturístico, esta interpretação coloca alguns textos bíblicos em uma interpretação alegórica, é comum pensar-se o dilúvio como um evento local. Do ponto de vista probatório, faltam evidências científicas.

3. Teoria da Criação de Potencial Pleno ( Criação Evolutiva).

Busca relacionar a criação com a teoria da evolução de maneira que defende que a criação já possuía em si potencial pleno para evoluir-se conforme leis naturais, mas dadas por um criador. A teoria tem falhas em tentar convergir o melhor dos dois mundos antagônicos, na melhor das hipóteses, leva o defensor a um teísmo, dificilmente um Deus pessoal. 

Nenhum comentário: