quarta-feira, setembro 05, 2012

O crente no mundo de Deus.



O livro de Cornelius Plantinga busca dar ao estudante universitário um subsídio teológico para uma cosmovisão cristã que seja intelectualmente atraente e defensável em seus estudos. O autor apresenta a cosmovisão cristã tradicional criação -queda - redenção, mas sempre norteada pelo conceito chave de shalom.

Para o autor, shalom representa o florescimento do mundo da maneira imaginada por Deus, o significado vai além da paz de ausência de conflitos, mas seria a redenção concreta e completa do cosmos.

A esperança cristã é o anseio por esta cura na pessoa de Jesus Cristo. 

A criação não foi realizada por necessidade ou por acidente, mas foi ato de amor imaginativo. 

"Na criação, Deus expressando graça abriu espaço para os outros seres . Depois, extraindo de seus recursos que não possuem limites e se auto-recompõem, começou um trabalho. Empregando amplos recursos de engenhosidade, poder e amor, Deus expandiu a esfera dos seres, gerando de dez a cem bilhões de galáxias, cada galáxia apresentando como uma esplendorosa fogueira contendo até cem bilhões de estrelas,muitas dessas estrelas com seus próprio espaço orbital" p. 38
A criação do homem, o autor relaciona a imagem de Deus no homem de três formas: 1. Domínio Responsável 2. Comunhão amorosa uns com os outros. 3. identidade com Jesus em seu amor.

A queda, através dela entrou o pecado no mundo, que é uma pertubação da shalom. Contudo, a glória de Deus na criação não foi destruída pela queda, apenas ofuscada. 

"Obviamente, mais instrução não consertará o que está errado com a instrução. nem conseguirá isso qualquer outro corretivo humano. Estes reparos estão manchados com a mesma corrupção que precisa de reparo. Essa é a má notícia. A boa notícia é que Deus já abordou a questão da corrupção humana a partir de fora do sistema e é nessa iniciativa graciosa que a esperança cristã está centralizada" p. 77

Na queda, a fragilidade humana fica caracterizada pela nudez de suas deficiências. 




Nenhum comentário: