sábado, setembro 29, 2012

Exodo 19 e o Reino de Deus hoje.


Exodo 19.1-9:   Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia, vieram ao deserto do Sinai. 2   Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto do Sinai e acamparam-se no deserto; Israel, pois, ali acampou-se defronte do monte. 3   E subiu Moisés a Deus, e o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: 4   Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; 5   agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. 6   E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. 7   E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras que o SENHOR lhe tinha ordenado. 8   Então, todo o povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo. 9   E disse o SENHOR a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR.

"A missão de Deus é a destruição final de todo o mal em toda a sua criação. Nossa missão, portanto, deve ser tão abrangente em seu alcance quanto o evangelho que Bíblia toda nos oferece"
Christopher J. Wright, Missão do povo de Deus, p. 50

"Nos novos céus e na nova terra, os silos de mísseis balísticos intercontinentais serão transformados em tanques de treinamento para mergulhadores de águas profundas"  

Cornelius Plantinga Jr.,  O Crente no Mundo de Deus, p. 136 

Pensando na criação, queda e redenção, chegamos ao reino de Deus. Vimos que Deus nos criou para manifestarmos a sua imagem no mundo através do nosso relacionamento com Ele. Também, sabemos que o pecado trouxe uma quebra em nosso relacionamento com Deus, com nós mesmos e com os outros. A redenção em Cristo Jesus trouxe-nos de volta a um relacionamento perfeito com Deus partindo dEle, e assim, somos restaurados junto com a criação para vivermos a nova criação que Deus irá fazer.

Neste texto de Exodo, Moisés nos conta o que Deus quer do seu povo, vamos conversar sobre alguns pontos.

1. O papel da obediência.

O evangelho é eu sou aceito por Deus, portanto obedeço. O contrário disto é a religião que diz que se obedecemos a Deus, Ele nos aceitará. O evangelho segue uma ordem: 1. Deus salva, 2. nossa obediência em resposta e 3. desfrutar a bênção pela obediência.

Vimos em Abrão, que a bênção de Deus vem antes da obediência. O povo de Israel não fez nada para sair do Egito, mas Deus como uma águia os tirou de lá (vs. 4). Deus não deu a lei antes de salvar o povo, mas porque Ele é o Deus que salva e liberta, Ele pode ser amado e obedecido.

2. As bênçãos de Deus 

a. Ser um tesouro privativo (vs, 5)

A obediência nos leva a intimidade com Deus.  A obediência não está pautada num legalismo ou num pode fazer qualquer coisa, ela é um ato de resposta em amor por tudo aquilo que Deus faz em nossa vida.  É a partir do seu amor que podemos amar, "que vos amei uns aos outros, assim como eu vos amei (Jo. 15:12).

b. Nação santa 

A santidade está ligada a separação do próprio Deus, a santidade é um chamado de Deus para sermos parecidos com Ele.  Trata da restauração que Deus realiza em nossa vida, nos levando a sermos como Ele é. 

Fomos chamados para sermos o sal e a luz, não mais o Egito, Canaã ou qualquer outra coisa é  a fonte de nossa identidade, mas o próprio Deus. 

Em Levitico 19, vemos o relacionamento do crente com os outros e com as coisas mudam quando Deus o salva e passa a ser a fonte de sua vida.

c. Reino de sacerdotes.

Os sacerdotes ficavam entre Deus e o povo.  Eles tinham uma dupla função: 1. ensinar a lei de Deus para o povo (Lv. 10:11) e trazer os sacrifícios do povo a Deus (Lv.1-7). Israel estava sendo chamada para ser para Deus e para todas as nações,  aquilo que o sacerdote era para eles.  Israel faria Deus conhecido no mundo e as pessoas do mundo conhecidas de Deus. 

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. 1 Pedro 2:9-12

3. O Rei reina em nós.

Talvez, você fique pensando é possível viver tudo isto. O povo de Israel mesmo falou que ia fazer tudo que Deus mandasse, mas não deu nem muito tempo, já se perderam. Quantas promessas? Quantos começar de novo e nada de novo?

Se achamos que a nossa força pode fazer estas coisas acontecerem, elas não irão. É preciso algo mais, ou melhor, outro alguém.


E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras. E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam.
Êxodo 24:6-11
Pelo sangue do cordeiro de Deus, pela perfeita obediência de Jesus e seu sacrifício por cada um de nós, Deus se fez conhecido a nós. No novo nascimento, Ele passou a morar em cada um de nós, e a nossa vida tem sido sustentada por Ele. 

Quando vemos a Jesus, quando nos alimentamos dele a todo instante, ficamos cada vez mais parecidos com Ele.  Através de uma vida de permanência e obediência, a presença dEle se torna real em nosso dia a dia. Ele passa a aparecer mais do a gente em nosso viver.

Nos dez mandamentos, Deus proibiu o homem de fazer imagem de dele, conforme Ex.20:4, porque a imagem de Deus é seu Filho. E a imagem de Deus hoje no mundo é a igreja, que cheia do Espírito Santo e da presença de Jesus, o faz conhecido no mundo e os homens conhecidos de Deus.

"O lugar para onde Deus o chama é o lugar em que a sua mais profunda alegria se encontra com a fome mais intensa do mundo"
Frederick Buechner


Nenhum comentário: