domingo, janeiro 20, 2013

Como o evangelho nos transforma?

Romanos 1.16-17:   Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.


1. O Poder de Deus.

O Evangelho é o poder de Deus para salvar e transformar vidas, somente uma compreensão e vivência do Evangelho nos levam de volta a um relacionamento perfeito com Jesus como fonte de nossa satisfação, paz, segurança e salvação momento a momento em nossa vida:

O evangelho são boas novas, e não boas advertências.

Anuncia que fomos resgatados e salvos.

Anuncia aquilo que Jesus fez em nosso favor ( 2 Co 5:21)

O evangelho gera em nós uma consciência profunda da sequidão de quem somos, e uma alegria profunda pela abundância de graça e misericórdia que chegou até a nossa vida.

2. Os ladrões do Evangelho.

Assim como Jesus foi crucificado entre dois ladrões, existem dois ladrões, modos de chegarmos até Deus roubam a alegria e a verdade do Evangelho de nossa vida.

1. Liberalismo ou antinomismo:  Deus aceita a todos, não se importa como vivamos.
2. Religião ou legalismo: Eu obedeço, portanto sou aceito por Deus.

Paulo nos diz que o justo vive pela fé, descansa naquilo que Deus realizou por ele, em sua graça e amor, na presença abundante de Jesus em sua vida e não naquilo que realiza por si mesmo.

Sou aceito por Deus em Cristo, portanto, obedeço constrangido e impulsionado pelo amor de Deus derramado em minha vida pela vida de Jesus em mim. 

3. Os caminhos da verdadeira vida.

A nova vida acontece de dentro para fora pela fé: Pela obra de Jesus no calvário, recebemos pela fé, em nosso coração uma nova vida. Somos transformados pela presença do Espírito Santo em nossa vida, e não por aquilo que realizamos. A expiação de Jesus é o nosso valor e não a obra de nossas mãos.

A nova vida é de esperança e não de ansiedade: pela ressurreição de Jesus, sabemos que nosso futuro está seguro nas mãos de Deus, Ele está construindo em nós sua imagem e semelhança pelo Espírito Santo, sabemos que um dia tudo aquilo que não é dEle em nossa vida será tirado, e seremos como Ele. 

A nova vida acontece no servir e dar frutos e não no reinar e egoísmo: Pela encarnação de Jesus, descobrimos que Ele abriu mão de tudo que era dEle e entregou para nós tudo. Vemos que mesmo diante da morte, Ele escolheu servir e não ser servido.  Cada um de nós foi habitado por Ele para sermos como Ele em nossa família, igreja e comunidade.


4. Como o evangelho transforma nosso dia a dia?

Relacionamentos.

Não usamos as outras pessoas para verem quão bons que somos, e nem vejo os outros como inimigos caso haja críticas.  Sabemos dos nossos fracassos, mas também sabemos que um sangue foi derramado para perdão de nossos pecados, um amor que não tem limites para me amar, que me capacita a amar mesmo quando não acho motivos em mim para tanto. Descanso no amor de Jesus e não dos outros.

Oração.

Na religião, ela só acontece quando estou numa luta por pedidos, ou quando estou com problemas na minha vida, é mecânica e fria, usando Deus para ter as coisas de Deus. Com a graça do Evangelho, fincada na presença de Jesus em nossa vida, a vida de oração é viva e alegre, é uma busca por intimidade com Deus e adoração.

Obediência.

A obediência da religião acontece para ter as coisas de Deus, para garantir pontos com Deus e é baseada no medo e no orgulho,  medo de se sentir menor que os outros ou orgulho de ser melhor que os outros que não tem a fé que você tem. No evangelho, a obediência descansa na presença de Jesus em sua vida, ela é uma busca para ter mais e mais de Deus em sua vida.

Culpa.

Quando alguém não consegue perdoar a si mesmo é porque alguém ou alguma coisa assumiu na vida desta pessoa o papel de um deus, algo se tornou mais importante que o próprio Deus. No Evangelho, descobrimos que Jesus derramou seu sangue na Cruz para perdão dos nossos pecados, não há ofensa ou pecado que Ele não tenha levado sobre si, para nos perdoar. Há um descanso e uma segurança porque quem pode realmente perdoar a mim e a você é Deus.

O Evangelho, aquilo que Jesus fez para ter um relacionamento completo e perfeito com você muda tudo em sua vida, todas as condições de sua vida, boas ou ruins, devem ser levadas a Ele. Quando levamos tudo de nossa vida, encontramos descanso e paz para a nossa alma, e uma fonte abundante de perfeição, satisfação e segurança. 

O evangelho é aquilo que Jesus fez para ter você de volta, para habitar em você e ser a fonte de sua vida, ser a sua vida. 


Efésios 3:14- 21: Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;  para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,  poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Nenhum comentário: