quarta-feira, janeiro 09, 2013

Timothy Keller: Center Church

Acabei de adquirir Center Church: doing balanced, gospel-centered ministry in your city. de Timothy Keller. Trata-se do primeiro livro escrito pelo pastor para apresentar um modelo de igreja conforme o evangelho. O livro é gigante em conteúdo, então, para facilitar o estudo, vou me propor a resumi-lo e quem sabe, abrir um diálogo com Keller e com o leitor deste blog que queira participar.

link: http://timothykeller.com/books/center_church/



Introdução: A visão teológica da  "igreja do centro".

Uma das formas para se avaliar um ministério seria o do sucesso. Número de conversões, entradas seria o critério para a efetividade ou não de uma igreja?  Por outro lado, alguns apresentam como critério, a fidelidade, o que importa aqui é como é a doutrina da igreja,  o caráter, mas é um critério que acaba não sendo tão sincero quanto a incompetência.

Para Keller, o critério mais bíblico é o do fruto ou da frutificação. Conforme lemos em João 15:8, Rm 1:13, Gl 5:22 e Rm 15:28.

"A metáfora da jardinagem mostra que tanto sucesso quanto fidelidade em si mesmos são insuficientes como critérios para avaliação de ministério. Ainda no fim, o grau de sucesso de um jardim ( ou do ministério) é determinado por fatores além do controle do jardineiro. O nível de frutos varia de acordo com as condições de solo ( isto é, algumas pessoas tem um coração mais duro que outras) e condições de tempo (isto é, o trabalho da soberania do Espírito do Senhor) também". (p.14)

O movimento de crescimento de igreja colocou muita importância sobre técnicas, mas subestimou a importância de um bom caráter  e da soberania de Deus. 

O segredo dos frutos da Redeemer.

Keller conta como surgiu a idéia do livro, em contar aquilo que vem acontecendo na Redeemer.  Ele diz que existe dois tipos de livros escritos para pastores e líderes, um que contém princípios gerais para todas as igrejas. Outro tipo são aqueles como fazer, que descrevem programas, técnicas.

Keller coloca uma aversão às técnicas, na Redeemer, não há música contemporânea, pastores informais, nem videoclipes. Ele coloca que o segredo é que pensaram sobre o caráter e as implicações do evangelho na cultura da cidade, sobre as sensibilidades dos crentes e não-crentes e o pano de fundo cultural da cidade.

Hardware, Middleware e Software.

Todos nós temos uma fundação doutrinária - um conjunto de crenças teológicas e que nos conduz a formas de ministério.  Contudo, existem ministros que tomam programas e práticas de ministérios que não se encaixam nem com suas crenças doutrinárias nem com o contexto cultural. 

Quando tentam colar estes métodos, acontece uma perda de frutos. 

Keller coloca que as doutrinas são nosso hardware e os programas de ministério são nosso software. Existe algo neste meio, chamado middleware.

"Entre as crenças doutrinárias de alguém e as práticas ministeriais deve haver uma visão bem concebida de como trazer o evangelho para aquela cultura em particular e aquele momento. Existe algo mais prático que apenas crenças doutrinárias, mas algo mais teológico do que quais os passos para cuidar de um ministério em particular. Uma vez que a visão é estabelecida, com suas ênfases e valores, isto leva aos líderes da igreja a fazerem boas decisões em como adorar, discipular, evangelizar, servir e engajar culturalmente  no campo do ministério- seja numa cidade, subúrbio ou pequena cidade" (p.17)

Visão teológica.

"A moderna visão teologica procura trazer o conselho inteiro de Deus para o mundo deste tempo para  transformar por este tempo" Richard Lints

Temos que olhar para a nossa visão teológica e considerar nosso momento histórico e a cultura em volta de nós.  Temos que discernir como a cultura pode ser desafiada e afirmada.  Keller coloca algumas questões:

- O que é o evangelho, e como nós fazemos ele frutificar nos corações hoje?
- O que é a cultura, e como nós podemos tanto conectar como desafia-la em nossa comunicação?
- Onde estamos localizados - cidade, subúrbio, bairro, zona rural- e como isto afeta nosso ministério?
- Em qual grau e como devem os cristãos se envolverem na vida cívica e na produção cultura?
- Como fazer vários ministérios numa cidade - palavras e obras, comunidade e instrução -relacionarem-se um com outro?
- Quão inovadora será nossa igreja e quão tradicional?
- Quanto nossa igreja irá se relacionar com as outras igrejas de nossa cidade e região?
- Quanto nós vamos fazer nosso caso para a cultura sobre a verdade do cristianismo?


Nossas doutrinas de fé e confissões não falam sobre o que em nossa cultura deve ser afirmado ou desafiado.  Contudo, nossos ministérios são moldados profundamente por nossas pressuposições nestes assuntos. Quando nós vemos outras pessoas que dizem que acreditam em nossas doutrina mas estão ministrando de um jeito que nós desgostamos, nós tendemos a suspeitar que elas falharam com seus compromissos doutrinários.

Nossa visão teológica, crescendo de nossa fundação doutrinal, incluindo ou não, implicitamente ou não, nossas leituras da cultura, é a causa mais imediata de nossas decisões e escolhas sobre a expressão ministerial.  (VER IMAGEM ABAIXO)

Center Church

O propósito não é ter Redeemers pelo mundo, é apenas passar para frente a idéia de articular doutrina com a cultura para a realidade de cada igreja, orientada pelo Evangelho. 

A igreja do centro, o termo vem pois o 

1. O EVANGELHO ESTÁ NO CENTRO
2. O CENTRO É UM LUGAR DE EQUILIBRIO
3. VISÃO TEOLOGICA FORMADA POR E PARA CENTROS URBANOS
4. E A VISÃO TEOLÓGICA ESTÁ NO CENTRO DO MINISTÉRIO. 





A visão teológica da igreja do centro pode ser expressa em três básicos compromissos:

Evangelho: busca diferenciar-se da religião, legalismo como também do relativismo, irreligião.

Cidade: busca diferenciar-se de uma não adaptação a cultura local como também de uma super-adaptação, busca um equilibro de desafio e afirmação.

Movimento: busca diferenciar-se de uma estrutura organizacional marcada por tradição e autoridade apenas  como também de um modelo fluido de organismo de cooperação e unidade. 







Nenhum comentário: