segunda-feira, abril 30, 2012

Igreja e a Cidade

Timoteo Carriker citando Robert Linthicum em seu livro Proclamando as Boas Novas fala a respeito da relação entre a igreja e a cidade.


IGREJA NA CIDADE.

Não há empatia neste ponto de vista. Não há identificação.Às vezes a igreja se vê na cidade mas não da cidade e a igreja se torna uma igreja não das vizinhanças imediatas mas de pessoas que se deslocam para chegar lá. Está na cidade por razões circunstanciais.

IGREJA PARA A CIDADE.

Muitas igrejas de característica descrita acima eventualmente chegam a conclusão que precisam ministrar às vizinhanças imediatas e se dirigir aos seus problemas, especialmente se as vizinhas são pobres. Entretanto esta perspectiva não têm uma sobrevivência longa por causa da pressuposição que a igreja conhece melhor o que é melhor para as vizinhanças que os próprios habitantes destas vizinhanças. Enquanto a igreja se dispõe de recursos financeiros e de pessoal, estes projetos podem sobreviver, mas mais cedo ou mais tarde  vem o cansaço e a fadiga, e não há quem dentro das vizinhanças que possa dá continuidade ao projeto.

IGREJA COM A CIDADE.

A igreja se encarna dentro da comunidade e se torna parceira com a comunidade para se dirigem juntas às necessidades. Significa que a igreja permite que própria comunidade instrua a igreja na identificação das suas necessidades e na resolução das mesmas

p. 133-134

Nenhum comentário: