terça-feira, abril 24, 2012

A língua: o teste iso 9000 do cristão

O capítulo 3 de Tiago é um dos textos bíblicos mais direcionados em relação a questão da língua. Mas, antes de começar a pensar no terceiro capítulo, é bom lermos o verso 18 do primeiro capítulo.

1.18   Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.

Deus nos gerou em Jesus Cristo pela palavra da verdade, fomos resgatados pelo seu amor para demonstrarmos essa novidade de vida para todos, inclusive através das nossas palavras. Fomos gerados pela palavra de Deus que é seu filho unigênito, Jesus Cristo para recebermos o amor de Deus em nossa vida e manifestá-lo aos homens. Por isto mesmo, o verso 19 diz:

1.19   Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

Tudo que somos em Deus recebemos dEle. O problema do pecado é quando deixamos de permanecer neste amor, de receber e confiar nas palavras que ouvimos dEle sobre nós e passamos a confiar em nós mesmos, ou até mesmo, naquilo que o inimigo fala.

Não é a toa que em todo Apocalipse está sempre a recomendação, quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

Então, a vida cristã é aquilo que recebemos de Jesus, como isto transforma a nossa vida nos fazendo parecidos com Ele e assim, como o que ele quer falar se manifesta em nossas vidas, o amor. 


Para sabermos se tudo isto é verdade em nossa há um teste que chamei de ISO9000, a nossa língua. O próprio Tiago deixa isto bem claro

1.26   Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã.

Uma fé verdadeira gera uma conduta verdadeira, pois se estamos usando nossa língua para o mal é porque estamos nos alimentando com o mal.  Pensando no que ensina o pastor Carlos McCord, quando deixamos de lado a abundância que há em Cristo Jesus caminhamos para a escassez que há em nossas próprias vidas.

Como o médico que pede para ver a nossa língua num exame e descobre se há doenças ou se a pessoa está sã, a nossa língua mostra qual é a fonte que está alimentando a nossa vida.


Jesus também disse a respeito da língua em Mateus 12:

12.33   Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. 12.34   Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 12.35   O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. 12.36   Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo. 12.37   Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado. 

Jesus deixa claro que toda palavra nasce do coração, não existe uma palavra que não saia daquilo que não está no coração. O coração é a fonte de nossas palavras, e para onde o coração busca sua justiça e de lá que sai suas palavras.

Ele acaba com a história do sem querer, toda a palavra que sai da nossa boa tem uma origem: o nosso coração.  Falamos o que falamos com intenção de falar aquilo, não existe o sem querer.

Jesus leva as nossas palavras muito a sério, antes, ele diz quem não está com ele, está contra ele. (vs. 30).  Isto quer dizer que quando deixamos nossa língua ser usada para o mal é porque na verdade estamos sendo realmente instrumentos do mal e não de Deus. Não há meio termo aqui, é a questão do sim, sim e não, não.

Tanto que o pecado sem perdão, a blasfêmia contra o Espírito Santo, o espírito da verdade está bem aqui neste contexto.

 Por falar em perdão, um cristão com problemas com a língua e que ofende as pessoas, Deus não aceita suas ofertas, porque sua confiança está mais em si mesmo do que em Deus, Ele detesta as pessoas que se auto-justificam, a alegria do céus são pecadores salvos pela graça.

Nossas palavras são muito mais importantes que pensamos. São tão importantes que Ele diz que no dia do juízo todas as palavras inúteis que dizemos seremos julgados por elas.

Voltemos a Tiago, ao capítulo 3:

3.2   Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo. 3.3   Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. 3.4   Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. 3.5   Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 3.6   A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 3.7   Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

Todos nós estamos sujeitos ao pecado, assim também, todos nós estamos sujeitos a tropeçar em nossas palavras.Tiago faz uma lista de comparações do poder da língua: a força dos cavalos, um leme de um grande navio, um fogo que incendeia um grande bosque, inflamado pelo fogo do inferno. 

A epístola é clara que não podemos negar o poder maligno que existe quando deixamos nossa língua ser aquecida pelo nosso inimigo, ela destrói relacionamentos, pessoas, famílias, cidades e nações.

O poder dela como fogo é um poder que foge ao nosso controle, levando a estragos bem maiores que a maldade quis realizar.

Como não tropeçar?

Devemos nos atentar para aquilo que Jesus diz, que nossas palavras são efeito daquilo que está em nosso coração. Então, antes de fazer uma higiene bucal, devemos fazer uma limpeza em nosso coração.

Quando o nosso coração está voltado para as necessidades do nosso próprio eu, sua fonte é escassez, e os tropeções da língua serão cada vez mais constantes. O que devemos fazer é tirar o foco da nossa vida em nós mesmos como pontos de segurança, paz e salvação.

 Permanecer em Cristo é o único remédio para nossa língua,  quando estamos sendo alimentados pela fonte da vida eterna, somos ramos da videira e toda a vida que flui da nossa é a dEle.

Alguma dicas práticas:

1. Lembre-se sempre da presença do Espírito Santo de Deus em sua vida; Ele é o espírito da verdade, é o único pode guiar a sua vida que agora é Jesus. Toda necessidade e injustiça que você sofra pode encontrar consolação em Cristo.

2. Esteja pronto para ouvir e tardio para falar, antes de condenar, busque conhecer. Misericórdia vem antes da Justiça.

3. Tudo que falamos agora é em nome de Jesus, então cada palavra deve glorificar a Deus afim de que não seja uma palavra ociosa. Lembre-se da sua trave antes de falar do cisco.

4. Perdão, sempre esteja pronto a perdoar (ouvir) e tardio para combater(falar). 

5. Não existe essa de sem querer - cuidado com palavras inúteis.

O próprio Tiago dá uma dica de como viver sem tropeços:

1.5   E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.

Nenhum comentário: