sábado, abril 21, 2012

William Lane Craig: Apologética para questões difíceis da vida.

Por causa de um "post" no facebook, adquiri e li esta semana o livro de Craig, que recentemente esteve presente no congresso da editora Vida Nova.

Craig é famoso por causa de seus vídeos de contestação e seus debates com Hitchens e Dawkins, devo confessar que sabia e não sabia dele até o tal post.

É um livro de apologética que tenta lidar com algumas questões da vida: fracasso, dúvida, oração não respondida, sofrimento, aborto, homossexualismo e Jesus como único caminho.

Gostei do livro porque não é um livro que tenta convencer seu leitor com argumentos de autoridade, mas tenta convencer o leitor não-cristão da veracidade de seus pontos.

O modo como ele trata os temas parece muito com Lewis, com um pouco mais de dados. Ao mesmo tempo, acho que as questões sobre sofrimento são melhor explicadas em outras obras como a N.T.Wright.

O livro tem dois capítulos fantásticos a respeito tanto do aborto e como do homessualismo, busca basear sua apologia não somente em conceitos bíblicos, mas morais. Estabelecendo um ponto de contato, no dizer de Allister McGrath, entre a sociedade pós-cristã e o cristão.

Gostei do livro no que tange a esses assuntos, nos demais(sofrimento, fracasso, oração), prefiro The Reason for God do Timothy J Keller.




_______________________________




O livro.


Na sua apresentação, o autor fala do estado geral ruim do ensino intelectual no mundo de hoje. Da estagnação intelectual, e a falta de compromisso de ministros em buscarem uma enriquecimento cultural.


1. Dúvida.


O primeiro capítulo é sobre a dúvida, para o autor a dúvida não deve ser engrandecida como algo especial em nossas vidas, para ele deve ser encarada e respondida no caminhar intelectual.


A dúvida nunca é somente intelectual, buscar uma relação adequada entre fé e razão, conforme a exposição do ensino de Lutero pelo autor, a razão tem dois usos: magisterial e ministerial, no primeiro a razão se coloca acima do evangelho funcionando como um juiz, no segundo, a razão se submete ao evangelho e o serve como criada. Devemos ter em mente este segundo uso para sanar nossas dúvidas.




2. Orações não respondidas.

O autor coloca a dificuldade de haver orações que Deus não responde.


Para ele, existem alguns obstáculos bíblicos para Deus responder uma oração: 1. pecado em nossa vida, 2. motivos errados, 3. falta de fé, 4. falta de sinceridade e 5. falta de perseverança.


3. Fracasso


Ele faz uma diferenciação entre fracasso na vida cristã e fracasso na vida de um cristão. Sendo a primeira o abandono da fé e a segunda, as circunstâncias de perda que acontece na vida de um cristão.


4. Sofrimento.
O autor tem uma linha de entendimento bem parecida com C.S. Lewis.


5. Aborto.


Gostei do modo como ele apresenta o tema, antes de tudo, uma questão de moral. A primeira coisa a saber é o que é o ser humano, se um feto, embrião podem ser considerados como seres humanos? E se os seres humanos possuem valor intrínseco, o aborto é nada mais do que homicídio.


O autor coloca dados sobre a questão do aborto, e responde alguns dos preconceitos principais de pessoas favoráveis ao aborto.


6. Homossexualismo.


Mais uma vez, o autor trata do problema como uma questão moral, ele mostra e demonstra que as relações homoafetivas são auto-destrutivas. 


Como também fala da não flexibilidade bíblica dos ensinamentos em relação a questão homossexual, conforme apregoam alguns cristãos homossexuais, se é que isso existe mesmo.




Nenhum comentário: