segunda-feira, abril 30, 2012

A ortodoxia da igreja

Este livro fala da reflexão de Watchman Nee a respeito das sete cartas de João para as igrejas que estão no capítulos 2 e 3 de Apocalipse. A interpretação de Nee tem sempre um aspecto alegórico, espiritual que traz ao texto bíblico um significado novo, vejamos algumas partes:

Na Bíblia, há dois grupos de sete epistolas. Deus usou Paulo para escrever o primeiro grupo – Romanos, I e II Epistolas aos Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses e a I e II Epistolas aos Tessalonicenses; e Deus usou João para escrever os segundo grupo. As primeiras sete Epistolas falam a respeito da Igreja em tempo de normalidade; as últimas falam a respeito da Igreja em tempo de anormalidade.

 As primeiras sete epistolas contém a verdade que a Igreja deve conhecer; as últimas sete epistolas mostram o caminho que a Igreja deve tomar

A primeira parte de cada epistola diz-nos quem o Senhor é, e a palavra que se segue está baseada nesta revelação do Senhor. Quem não conhece o Senhor, não consegue ver a Igreja. A Igreja é a continuação da cruz; não há tal coisa: conhecer a cruz, mas não conhecer a extensão da cruz.  As sete Epistolas começam com o Senhor e concluem com o chamamento aos vencedores.  Quem são os vencedores? Que são os vencedores?  São elas, pessoas especiais, são aqueles que estão acima do nível?  Na Bíblia, os significado de vencedores, é que eles são os normais, os comuns. Aqueles que não são anormais durante o tempo de anormalidade são os vencedores. Hoje, a maioria das pessoas está abaixo do nível. Os vencedores não estão acima do nível, mas no nível. Deus hoje esta chamando os vencedores para que levantem e andem de acordo com o padrão normal do inicio. À vontade de Deus nunca muda; ela é como uma linha reta. Hoje os homens caem, falham, e continuamente decaem; mas os vencedores são restaurados mais e mais na vontade de Deus. 



Nenhum comentário: