segunda-feira, abril 02, 2012

Nivaldo Didini Coelho: Valores de uma igreja terapêutica


O livro  apresenta o conceito da igreja terapêutica, onde todo membro é um conselheiro em potencial. Como este conceito está sendo realizado na igreja do próprio autor, pastor da Igreja Batista Ágape. 

O autor começa pelo valor que escolheu para sua visão de igreja, "relacionamentos amplos, mútuos, integros em amor, corações que ama e pulsam vida". O valor maior seria o da redenção humana, cada pessoa para ser cuidada e redimida.

Há uma opção por uma espiritualidade mais contemplativa, o aconselhamento tem como alvo a redenção da pessoa através do amor, um movimento centrado na pessoa afim de valoriza-la e recupera-la.

O terceiro capítulo fala da importância da pessoa de Cristo na vida do indivíduo,  o amor de Deus manifesto na vida de Jesus em sua misericórdia e sofrimento são o modelo de vida redimida.

O valor promove a esperança, fé e resilência é o título do quarto capítulo. 

"a responsabilidade da igreja é de levar as pessoas a um encontro com o Divino, do natural para o sobrenatural. Com esta perspectiva, garantimos o foco em Deus é, sem dúvida, a  para vida, a grande estratégia de resilência para o ser humano que se encontra em várias situações de risco. O amor do conselheiro é o meio pelo qual Deus irá atuar na vida desta pessoa tornando-se uma pessoa resilente" p.34

No capítulo 5, fala de alguma patologias da individualidade resultantes da queda, que afetou o ser humano em três áres: ser, fazer e conhecer, conforme citação de Poujol. 

"...o outro só se torna outro quando encontrado o Outro Criador que lhe dê sentido de vida, devolvendo a sua essência. O Criador irá usar a  igreja para ouvir o perdido, sem apoio, gritando por amor a um anjo cuidador, um mentor" p. 50

No capítulo 6, o autor conta a história da igreja que possui 8 marcas: liderança inspiradora e facilitadora, ministérios orientados pelos dons, espiritualidade contagiante, estruturas funcionais, culto inspirador, grupos de facilitadores, evangelização por necessidade e amor fraternal incondicional.


Nenhum comentário: