sábado, agosto 21, 2010

Esperança para seu trabalho.


fonte: http://redeemercitytocity.com/library.jsp?Library_item_param=503
TITO 2: 11- 3:9 : Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
A PAIXÃO DA ESPERANÇA.
Olhando para Tito 2:12-14. Lá diz: “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo” O que isto leva a fazer? Nós estamos esperando pela segunda vinda, que é chamada de esperança abençoada, e isto cria um povo que é ”zeloso de boas obras”, apaixonado por fazer o que é bom, e, está dito no verso 12, nós estamos capazes de justificar nossas vidas.
Deixe-me colocar tudo isto junto rapidamente. Você pensa se você acredita no retorno de Jesus cristo- como um evento visível, pessoal, histórico no futuro- que isto faz de você alguém como o povo fica nas esquinas das ruas com uma placa “O fim está próximo!”`? Por alguma razão, eles nunca fazem a barba, você se sente assim é porque você realmente não se importa com este mundo porque ele pode acabar a qualquer momento. Então, se você acredita na segunda vinda de Jesus Cristo pode acontecer a qualquer momento, isto significa que você não se importa com este mundo? Não, de forma alguma.
Quando a bíblia menciona a segunda vinda de Cristo e, por sinal, faz isto varias vezes — no Novo Testamento, isto é mencionado quase trezentas vezes; um destes trezes versículos é sobre a segunda vinda- mas isto nunca é colocado para você especular sobre o fim. Jesus disse quando ele estava na terra, mesmo ele não sabia quando a segunda vinda iria acontecer (Mt. 24:36). O ponto todo de se colocar a segunda vinda- seja ele descrito por Paulo ou João ou Jesus ou quem for- é sempre para você se apaixonar por viver agora, uma paixão sobre viver aqui.
Como isto funciona? Cornelius Platinga diz em seu livro Engaging God’s World que a segunda vinda é boa nova para as pessoas que vivem suas vidas cheias de más noticias. Se você é escravo no Egito de Faraó ou no sudoeste dos Estados Unidos no começo do século dezenove, ou se você é um israelita exilado na Babilônia, ou Cossaco exilado na Albânia, se você é uma mulher numa cultura onde quando seu marido fica bravo com você, ele pode prender você num armário ou chamar seus amigos e ameaçar eles te estruparem, se você é um cristão na África subsaariana hoje onde a AIDS esta devastando toda população, e você não bocejaria quando mencionasse o retorno de Jesus. A vinda do reino depende da vinda do Rei, e o retorno do Rei significa justiça que vai durar e prevalecer sobre toda a terra[1].
O que isto quer dizer, Platinga, diz isto: “Crentes apaixonados desejam o retorno do senhor. E, deixem-me adicionar, os mais compassivos” [2]Vamos apenas pensar sobre isto. Se você deseja a aparição de Cristo, então você anseia por condições que irão acompanhar esta vinda. Quais são as duas coisas básicas que vai acontecer quando ele voltar? Ele será conhecido- todo olho irá vê-lo, e todos saberão esta verdade- e isto será o fim da morte, das doenças, da injustiça, do sofrimento e da fome. Então, se você se importa sobre a segunda vinda. Platinga diz que isto faz de você apaixonado e compassivo para fazer as duas coisas. Você quer que todo mundo conheça ele, e você também anseia para ver o fim do sofrimento, da doença e da injustiça. E, como resultado, ele está dizendo que qualquer um que deseja a volta de Jesus é ansioso para chamar as pessoas para acreditar, e ardente para amar e servir sacrificialmente a todo mundo, seja que eles acreditem ou não. Isto é o que faz você compassivo e apaixonado.
Nós também dissemos no versículo 12 que isto faz você viver de modo melhor. A tradução pela palavra “melhor” obscurece a coisas um pouco. É uma palavra muito importante. É a palavra grega dikaios, que significa justiça. Isto significa viver uma vida justa.
Agora o que significa viver de modo justo no mundo? Quando você ou eu vemos a palavra “justo” na Bíblia, nós quase que imediatamente pensamos em moralidade privada. Nós pensamos em “não enganar sua esposa, e falar a verdade, e ir à igreja, orar, e assim por diante”. Isto não é o que a palavra significa. A palavra justo significa viver de forma justa no mundo. Bruce Waltke, um famoso estudioso da Bíblia, diz que depois de ler toda a bíblia procurando pela idéia do que significaria ser justo ou reto. Na bíblia, o justo “são aqueles que estão dispostos a colocar a si mesmos em desvantagem para a vantagem da comunidade, o injusto são aqueles dispostos a tirar vantagem da comunidade para beneficiar a si mesmos” [3]
Ele vai adiante e diz que a maioria das pessoas pensa que ser injusto é mentir ou cometer adultério, e é claro, que isto é verdade, mas a irretidão, ou viver com uma falta de justiça, vai alem disto. Provérbios 3:27 diz “Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo”. Uma pessoa justa é alguém que vive num constante reconhecimento dos clamores da comunidade humana em que está. E assim, é injusto quem não alimenta o pobre quando você tiver poder para fazer isto, que pega muito dinheiro do seu negocio onde seus funcionários são mal pagos, ou que está muito ocupado com seus próprios assuntos para olhar para sua vizinhança mais velha.
Você vê o que ele está dizendo? Quando a bíblia diz que você vive uma vida melhor, isto significa que você vive uma vida justa, que quer dizer que você constantemente percebe, reconhece e sente os clamores da comunidade humana em você. Bruce Walkte diz que uma pessoa justa vê seus recursos como pertencentes à comunidade humana ao redor dele, onde quer que esteja uma pessoa ímpia é alguém que diz: isto é meu.
A esperança abençoadora transforma você numa pessoa justa, uma pessoa que tem uma mentalidade incrivelmente cívica, apaixonada por uma justiça publica. Apaixonada. Isto é a primeira coisa que nós vemos, e isto é muito importante para reconhecer.
Por sinal, se eu estou gastando mais tempo nisto. Eu poderia mostrar para você como esta crença na esperança abençoadora faz de você uma pessoa ansiosa para fazer o que é bom, vivendo uma vida justa- levando-a a Tito 3:1-2: “Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra; Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens”. Isto não é apenas falar sobre sua vida privada. É, sim, falar sobre sua vida pública: ser um cumpridor da lei, trabalhar pela paz na sociedade, mostra uma atitude humilde e de servo para todas as pessoas- de todas as crenças e de todas as raças- trabalhando pela paz com todos os grupos que estão aí fora, e mais do que nunca, estar pronta para fazer o que seja bom. Todos os comentaristas dizem que isto não pode apenas significar uma bondade ética em geral. Este é o bem comum. O que seria a melhor coisa para nossa cidade, algo que iria beneficiar a todo mundo? Talvez melhorar as nossas escolas públicas. Ok., então isto é algo que nós nos preocupamos. Isto é o que nós estamos falando a respeito aqui- a peixão que a esperança cristã cria. A abençoada esperança que faz você uma pessoa desejosa para trabalhar pelo bem comum.
Um estudo de caso da esperança.
Eu gostaria de tomar o que Tito está dizendo para nós sobre como o evangelho nos afeta em nossa vida pública e aplicar isto para uma área particular, porque para a Redeemer esta é uma área bem importante.
Nós acreditamos em ajudar pessoas a integrar a sua fé com seus trabalhos. O fato é que maioria dos cristãos deixa de fora a sua fé do seu trabalho. Eles são cristãos nos fins de semana ou em sua vida privada, mas quando se trata do seu trabalho, eles têm a tendência de dizer que: eu estou evitando tudo que é imoral ou ilegal e não penso sobre isto. Mas, nós devemos!
As Escrituras dizem que você esta sempre trabalhando para Deus- Deus está olhando para seu trabalho (Ef. 6:5-8). Cristo precisa ser proeminente em cada parte de sua vida (Cl 1:18). Cada coisa que você faz deve ser feita para a gloria de Cristo (1Co 10:31). E Jesus diz que eu não quero que meus discípulos saiam do mundo, eu quero você no mundo, mas não do mundo. Eu quero que você esteja profundamente envolvido com ele, mas diferente dele (Jo. 17:14-19). Isso significa que temos que atentar para o que fazemos.
Nós temos que tentar descobrir como a esperança que advém do evangelho molda como nós trabalhamos. Isso é uma grande parte da nossa vida pública. Quando o texto diz como você vive no mundo aqui fora tem que ser moldado pela esperança do evangelho, para muitos de nós a maior parte do que nós fazemos no mundo é nosso trabalho. Então, nós temos que pensar sobre isto, e isto não é uma coisa fácil de saber, sobretudo.
Se você é moralista, ou seja, se você tem certeza de que Deus ama você só porque você está observando todas as regras, se você não acredita no evangelho da graça muito bem ou não entende ele ou não aceita ele ou não o absorveu realmente- então você vai descobrir que você detesta esta área, porque você é tipo de pessoa que quer cada coisa em seu lugar, preto no branco. Tudo tem que ser muito específico. “Eu quero saber exatamente o que significa ser uma pessoa cristã no mundo dos negócios, exatamente o que significa ser um artista cristão”. E você sabe o que significa?
Você não consegue exatidão. Você não tem pequenas regras e regulamentos. Você começa trajetórias e você terá a orientação, que são muito importantes, contudo, nem sempre conseguimos fazer o que temos que fazer. Há questões muito difíceis que cristãos trazem a tona junto quando falam sobre suas vocações.
Por exemplo, se você é cristão num mundo financeiro, há ali certos instrumentos financeiros que são usados regularmente numa forma exploratória? Claro que existem. Você é parte de uma instituição financeira em que isto está acontecendo? Talvez você não quisesse pensar sobre isto, mas você tem que pensar sobre isto, porque Cristo tem proeminência em cada área da sua vida. Tudo que você faz deve ser para a glória de Deus.
Ou, se você está mercado de promoção ou no marketing ou em propaganda, quando é que a promoção que você está trabalhando incentiva a idolatria? Quando é que o anúncio realmente apela para a insegurança de uma pessoa e começa a sugerir que, se você ficar tão belo quanto este modelo, logo, seus problemas seria mais fáceis de resolver? Onde você está como um participante cristão, ajudando a idolatria num movimento cultural sendo levado aos corações das pessoas? Talvez como um cristão, você não quer pensar nisso. Ou, você quer saber exatamente quais são os anúncios que um cristão pode criar e quais não podem ser feitos. Ou então, quais as histórias que um ator cristão pode atuar, e em quais ele não pode?
Você não pode tomar as regras. Você tem trajetórias. E algumas pessoas detestam isto, especialmente aquelas que não sabem que são salvas pela graça- “eu só me sinto bem com Deus quando estou seguindo todas as regras”. Bem, adivinhem só? Esse tipo de moralismo é mortal nesta área, e ainda você tem que caminhar aqui. Você precisa fazer. A bíblia diz que você tem quer trazer o senhorio de Cristo em cada área de sua vida.
Quais são as trajetórias? Aqui estão três. Elas estão no texto, e elas vão afetar o modo como você trabalha, mas você tem trabalhar os detalhes disto dentro da comunidade. O evangelho tem algo a fazer com sua motivação, proporção e consolação.
Primeiro de todas, a motivação. Por que você trabalha, e por que você ficou no trabalho que você tem? Algumas pessoas seculares basicamente dizem que elas têm um trabalho para elas possam fazer dinheiro. Você tem que comer, então algumas vezes para isto você tem que trabalhar.
Outras pessoas dizem “eu não quero um trabalho apenas para ganhar dinheiro, eu quero um trabalho para me satisfazer emocionalmente” (e as pessoas que pegam empregos que as satisfazem emocionalmente olham para baixo de seus narizes para as outras pessoas que tem emprego apenas para ganhar dinheiro). É claro que você precisa ter um emprego que você não odeie completamente e que se adapte às suas habilidades e talentos um pouco, mas a Bíblia diz três vezes nesta passagem - em 2:14, 3:1 e 3:8- que os cristãos são pessoas que estão preocupadas com o bem comum.
O que isso significa em ultima análise que você tem que fazer uma pergunta: “será que estou ajudando os seres humanos a florescer de alguma forma? O que eu faço traz edificação para a comunidade?” Eu tenho que fazer essa pergunta e também, eu tenho que trabalhar não apenas para ganhar financeiramente ou que seja emocionalmente gratificante, se eu sei que posso realizá-lo de uma forma que realmente implique no florescimento humano.
Esta é uma palavra tipicamente pretensiosa, contudo nós precisamos voltar atrás ao ponto original do velho testamento onde o primeiro casal, Adão e Eva assumiram um trabalho, e o primeiro trabalho foi jardinagem. Jardinagem é um paradigma para todo trabalho. Agora o que um jardineiro faz? Um jardineiro não é um guarda florestal, que apenas faz rondas no parque e não toca em nada. Um jardineiro também não é alguém que prepara o jardim. Um jardineiro é alguém que cava o chão e reorganiza a matéria-prima do solo para produzir algo que as pessoas realmente precisam. Do que eles precisam? Eles precisam de comida ou eles precisam de flores para suas necessidades físicas e emocionais.
Todo trabalho é essencialmente assim. É tomar matérias-primas e reorganizá-las para dar algo que os seres humanos precisam.
Música é tomar a matéria-prima sonora e reorganizar ela para nos dar sons que são significativos, que nos levanta, nos mudam e nos ajuda. Um arquiteto tem a matéria-prima da terra e cria uma ponte ou um prédio ou uma rua, e estas são coisas que os seres humanos precisam se queremos viver em comunidade ou se iremos sobreviver ao inverno. Os escritores e atores agem nas histórias. Eles pegam a matéria-prima da experiência humana e criam histórias que ensinam a gente ou nos ajudam ou nos dá um sentido. Um capitalista de risco é alguém que toma a matéria-prima de uma idéia (ou um talento) e recursos financeiros, e então, os coloca juntos, e você tem novas empresas, novos produtos que adicionam valor para vida e novos empregos.
Todo o trabalho é um rearranjo de algum tipo de matéria-prima para dar às pessoas o que os seres humanos precisam. Você está fazendo isso? É claro que provavelmente está: eu suponho que existem alguns trabalhos em que você está produzindo algo que ninguém precisa, mas faz dinheiro porque as pessoas compram isto mesmo que isto seja ruim para elas. Os cristãos devem ficar longe destes postos de trabalho (eu não tenho tanto tempo para isto, então não vou entrar em detalhes aqui). Por outro lado, não há alguns trabalhos que não estão produzindo coisas que servem para o desenvolvimento humano como outros?
Aqui está o que os cristãos vão fazer. Cristãos sempre dizem: “em meu espaço de trabalho, no meu emprego, em meu trabalho, eu estou ajudando as pessoas a se desenvolverem espiritualmente, fisicamente, emocionalmente, nos relacionamentos e socialmente? E eu estou indo ao trabalho, mesmo que se ele não me complete profissionalmente, nem satisfaz emocionalmente, e nem seja financeiramente recompensador, porque o objetivo é o que as pessoas precisam”. Isto vai influenciar qualquer trabalho que você faça. Se você usar isto como uma régua, que vai influenciar a forma como você trabalha, e o tipo de trabalho que você faz, e mesmo o departamento em quem você esta trabalhando na carreira que você tem. Esta é a motivação.
Segundo, proporção. Aqui está uma palavra que é uma faz minhas palavras favoritas. Ela vem da palavra grega epithumia, que quer dizer desejos desordenados. Está escrito, “Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites” (Tito 3:3). “Esta é a palavra onde está escrito servindo a várias paixões” e é uma palavra negativa. Ela significa um desejo excessivo, um desejo desordenado, um caminho para algo bom, contudo, se tornou um vicio para você.
Se você veio à Nova York, você não veio aqui para ter uma vida, você veio para trabalhar. E, portanto, pode haver outros lugares onde eu não tenha que bater nesta tecla, mas aqui eu tenho: o que é que a maioria das pessoas que vêm à Nova York não chega apenas para trabalhar. Muitas vezes queremos tirar uma identidade do nosso trabalho. Temos trabalho nesta terra para entrar nesta escola ou neste trabalho, e agora podemos dizer que nós nos fizemos. O problema com o excesso de trabalho- trabalho desproporcional- é que ele se torna um vicio não nos sentimos bem a respeito de nós mesmos até que nós conquistemos algo e podemos dizer, eu tenho este trabalho.
O problema em falar sobre isto em Nova York é um problema como falar para o peixe sobre a água. Se você disser para um peixe, fala-me sobre água, o peixe vai dizer o que é água? Um peixe não saberia o que é a água porque o peixe nunca esteve fora da água. Se você fala para um nova-iorquino sobre trabalho excessivo, ele vai dizer a mesma coisa: o que é trabalhar demais? Como eu saberia o que é isso? Isso não é desproporcional. Todo mundo trabalha assim em Nova York.
O nova-iorquino médio é justificado pelo seu trabalho- eu me sinto correto. Eu me sinto bem. Eu estou ok por causa do meu trabalho. Contudo, se é verdade que você é salvo pela graça- “ele nos salvou, não por causa das coisas certas que nos temos feito… mas, porque somos justificados pela sua graça, nós nos tornamos herdeiros que possuem uma esperança de vida eterna” (Tito 3:5-7)- e se o evangelho realmente penetrou no coração, isto fez você tem um senso de proporção em seu trabalho. Isto capacita você a descansar. Deixa você não colocar o trabalho acima da família e dos relacionamentos, não deixa você colocar acima da sua saúde, nem acima da sua sanidade, nem acima de outro trabalho que não dá a você o mesmo status ou dinheiro, mas é aquele em que você pode ter uma vida balanceada. O evangelho cria uma proporcionalidade que realmente afeta o modo em que você trabalha.
Finalmente, consolação. Uma quantidade enorme de pessoas girou suas vidas do idealismo- “através do meu trabalho, eu vou conseguir este feito, estou escrevendo o grande romance americano, eu estou fazendo isto, estou indo para fazer justiça no mundo”- para o cinismo depois de alguns anos –“nada muda realmente neste mundo. Eu tenho batido minha cabeça contra a parede”.
Contudo, o que nós temos é uma esperança abençoadora – Jesus Cristo está voltando, e quando ele voltar, ele vai colocar tudo em seu devido lugar. Isto quer dizer, por um lado, que agora mesmo não devemos esperar que tudo vá bem. Contudo, por outro lado, nós sabemos que o mundo que nós queremos está vindo.
O que isto quer dizer? J. R. R. Tolkien conta uma história que quando ele experimentou um bloqueio de escritor porque ele não conseguia escrever seu grande romance, seu romance de fantasia Senhor dos Anéis. Ele estava no meio dele, e ele simplesmente não conseguia ver como ele terminava. Ele escreveu uma pequena historia chama “Leaf by Niggle” e é sobre um artista numa pequena cidade. A cidade tinha um prédio público, e eles pediram ao artista, Niggle, para fazer um mural no muro do prédio público. Ele pegou o dinheiro, e ele começou a trabalhar. Ele foi por meses, e então ele continuou por anos, e quando as pessoas passavam por lá, elas viam que tudo que havia feito era uma pequena parte da frente do prédio onde estava desenhando uma folha. Era claro que ele estava tentando desenhar uma arvore, mas ele apenas havia desenhado uma folha. Eles começaram a repreendê-lo, dizendo: O que está havendo? Nós gastamos tanto dinheiro. Já faz tanto tempo. Onde está o mural? Ele dizia: “eu estou trabalhando nisto, estou trabalhando nisto. Eu apenas não consegui terminar isto”. E então ele morreu, ele estava num trem para o paraíso, quando de repente ele viu algo no frente do prédio, ele correu para lá. E isto é o que ele viu:
“Diante dele, estava a árvore, a sua árvore, terminada.... as folhas se abriram, seus ramos cresceram e balançam ao vento que Niggle tantas sentiu ou adivinhou, e tantas vezes não conseguiu capturar. Ele olhou para a árvore e, lentamente, ele ergueu os braços bem largos: “é um presente!”ele disse.” [4]
Aqui está um artista, ele podia imaginar uma árvore, mas ele nunca chegou a ir além de uma folha em sua vida. Mas a arvore existia- ela está lá.
Digamos que você vá à sessão de planejamento da cidade como uma pessoa jovem. Por quê? Você está animado a respeito às cidades e você tem uma visão sobre o que uma cidade real deveria ser. A menos que você compreenda isto- que algum dia a terra vai se preenchida com uma grande cidade, a Nova Jerusalém, e tudo nela vai ser perfeito- você ficar desencorajado porque em toda a sua vida você apenas estará obtendo uma folha ou um ramo feito.
Ou, vamos dizer que você é um advogado, e você quer repensar as leis porque você tem esta visão de justiça. Contudo, em dez anos você vai estar incrivelmente desiludido porque você vai descobrir que por mais que você tente trabalhar nas coisas, por mais que você consiga realizar, isto será apenas uma minúcia, por uma vez ou duas em sua vida você vai sentir-se como se você finalmente terminou a folha. Você precisa saber disto. Há uma arvore. Haverá uma justice. A cidade, a justice, a beleza, a história- o que quer seja que você está procurando realizar- está lá. E você não via ficar chocado agora por apenas conseguir uma folha ou duas nesta vida.
Isto é a consolação profunda que os cristãos tem através desta esperança, que capacita eles para trabalhar e trabalhar e trabalhar com todo o seu ser e nunca ser desencorajado pela atmosfera de frustração deste mundo, em que os espinhos crescem enquanto você está procurando trazer a tona outras coisas. Isso é parte do que está errado com o mundo, mas você tem a consolação.
Aqui está a motivação. Aqui está proporcionalidade. Aqui está a consolação. Você coloca elas juntas, e isto irá afetar a maneira como você trabalha. Isso vai afetar os trabalhos que você terá. Isso mexe com o como você trabalha. Isto afeta o porquê você trabalha. Contudo, tudo isto vem da esperança.
A RAZÃO PARA ESPERANÇA.
Por que temos o direito de ver a segunda vinda de Cristo como uma esperança? Não é surpreendente possa chamar a segunda vida de Cristo como uma esperança abençoadora?
Aqui está o por que isto é surpreendente. O dia do julgamento – o fato de que Jesus está voltando para colocar justiça no mundo- soa muito bem quando você pensa no fim da opressão, no fim do genocídio, no fim das guerras, no fim da doença, fome e da morte. Oh meu Deus, se não houver o dia do julgamento, que esperança há para o mundo? Contudo, se existe o dia do julgamento, eis a questão: que esperança há para você e para mim?
Imagine que por um dia tudo que fez e mesmo tudo que você pensou fosse colocado num monitor e toda imagem da sua mente por um dia estava gravada, e você não sabia que isto acontecendo com você num dia comum seu. No outro dia, tudo isto fosse colocado para todo mundo na internet, no YouTube, as vinte e quatro horas que você viveu. O que aconteceria? Você poderia morrer de vergonha.
Então, isto seria como o que está aparecendo para Deus, com todas as desculpas, todas as abnegações, todas as coisas que você já disse para tentar se justificar seu egocentrismo, seu auto-centrismo, sua crueldade- todas as coisas que você tem feito em sua vida, que você tem usado para se desculpar e justificar o modo em que você vive- contudo, todos eles cairiam por você sabe Deus está vendo tudo até suas motivações? Que esperança haveria aqui? Como poderia você chamar este dia deste como uma esperança – uma esperança abençoada?
Aqui está a resposta. A única razão que nós temos direto a esperança- ver a segunda vinda de Jesus como uma esperança abençoada- é esta. O catecismo de Heidelberg levanta esta questão: “Qual conforto existe para você quando Cristo voltar e julgar os vivos e os mortos? A resposta:” Que em todas as aflições e perseguições com a cabeça erguida eu posso aguardar o juiz do céu, que já se ofereceu para o juízo de Deus para mim, e tirou-me toda a maldição”.
A única razão que Paulo e você e eu podemos ver a segunda vinda de Jesus Cristo como uma esperança para o mundo e para nós- a única razão que podemos ver isto como abençoada- é porque nós temos um juiz que veio para ser julgado. Ele já esteve aqui. Ele morreu na cruz. Ele tomou nossa punição em nosso lugar.
Nós temos um Juiz que foi julgado. E então, seu dia do julgamento está, na verdade, no passado. Você sabia disto? Deus que não conheceu pecado, o fez pecado por nós (2Co 5:21). Ele julgou o pecado em Jesus. Nós morremos nele, então tudo que nós temos no futuro é a esperança abençoada.
Viva nesta esperança! Deixe isto moldar o modo em que você vive no mundo. Vamos orar.
Nosso Pai, eu te agradeço por nos dar uma esperança que não nos deixa envergonhados. Eu te agradeço que ela afeta o modo em que nós vivemos nos dando consolo, nos dando um senso de proporção, e nos dando uma nova motivação, mundo o modo como nós pensamos a nossa fé moldando o nosso trabalho. Nós te agradecemos porque você nos fez uma comunidade de pessoas que se reúnem juntas para falar a respeito desta área muito importante da vida, e nós te agradecemos por isto que nos irá ajudar a viver melhor e de forma justa neste mundo. Agora nos oramos. Pai, que você nos desse todas estas coisas, por elas nós pedimos através de Jesus. Em seu nome nós oramos. Amém.
Copyright © 2010 by Timothy Keller, Redeemer Presbyterian Church. This transcript is based on the audio recording and has been lightly edited. The original was part of the Renew Campaign in Fall 2009, and can be found at http://renew.redeemer.com.

[1] See Cornelius Plantinga, Engaging God’s World: A Christian Vision of Faith, Learning, and Living (Grand Rapids: Wm. B. Eerdman’s Publishing Co., 2002), 104, 141-142
[2] Ibid., 142.
[3]Bruce K. Waltke, The Book of Proverbs: Chapters 1-15. The New International Commentary on the Old Testament. (Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 2004), 97.
[4] J. R. R. Tolkien, “Leaf by Niggle” in Tree and Leaf, reprinted in The Tolkien Reader (New York: Ballantine Books,1966), 103-104.

Nenhum comentário: