sexta-feira, agosto 20, 2010

Unstudying God: Finding God in the Barren Land



Lendo Deep Church me deu curiosidade para saber mais do movimento emergente como também tradicional.
 
Para saber do primeiro, fui na fonte Emergent Village, acabei dando de cara com um artigo, no mínimo, provocador. Unstudying God: Finding God in the Barren Land de George Elerick, que também possui um blog, chamado de Love Revolution. O artigo é uma tentativa de teologia não-teologia, enfim, alguma baboseira irrotulável ou pode ser lido como poesia de má qualidade.


Vamos para algumas pérolas do artigo.

"Teologia é estudar Deus..mais especificamente de alguma deidade. É um lugar onde nós vamos e tentamos entender Deus, onde nós tentamos trazer nossos bisturis e avaliar cientificamente se Deus faz sentido para nós. Trazemos nossa história, os ambientes, medos e sonhos, tudo isto para este lugar para encontrar o Deus que existe além de Deus. Nós estamos afetados por todo nosso passado, presente e futuro, quando entramos no reino do estudo de Deus.
Estudar Deus pressupõe que Deus deseja que nós desconstruamos Ele. Que de alguma forma Deus quer ser encontrado. Em nosso estudo, bem profundo onde reside o subconsciente, nós queremos salvar Deus daqueles que nos cercam.

(...)
Teologia é a prática e estudo de Deus como vimos antes, mas as nossas descobertas são frutos deste estudo. Frutas podem apodrecer, envelhecem e morrem. Precisamos de novos frutos, com o risco de deixar alguns dos velhos frutos para trás.

(...)

A terra estéril nos chama para baixarmos nossos livros, nossos paradigmas, nossas pressuposições juntamente com o nosso medo do incerto e descobrir que Deus vive nas lacunas de todos eles. A terra estéril é despojada de todo estudo, pois Deus está além dela. A terra estéril é um lugar que nos chama para fora da escuridão, para a luz. A terra estéril é despojada de toda a luz. É um lugar isolado, onde Deus, através das escavações de seus tesouros como um homem velho mexendo em sua coleção de bugigangas. Ele chama, como João Batista no deserto. É na terra estéril onde ele deve ser feito.


Nenhum comentário: