quarta-feira, agosto 04, 2010

Lloyd-Jones: Romanos 8:11

 

E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

Romanos 8:11

 

Ao penetrarmos o signficado deste versículo, somos de novo compelidos a começar partindo de duas negativas, porque muitos o interpretam mal. Há aqueles que dizem  que o apóstolo está ensinando  aqui uma espécie de  ressureição moral para a nova vida. Até mesmo o extraordinário João Calvino disse isso! Disse ele que esta passagem nos fala sobre “A operação contínua do Espírito pela qual Ele mortifica os restos da carne e renova em nós uma vida celestial” , uma espécie de ressureição moral. Rejeito esta interpretação pela seguinte razão: se o ensino fosse essse, o apóstolo estaria fazendo  repetição desnecessária. Ele já tinha tido o que Calvino diz nos versículos 5 e 8 deste capítulo. Há, certamente, uma ressureição moral. É esse também o sentido das palavras, “o espírito vive”, no versículo 10.

(…)

Outra razão, e mais forte, para rejeitar a interpretação de Calvino é que, se o sentido fosse o que ele propõe, não haveria relevância na declaração, “aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo”. O argumento do apóstolo é que o que Deus fez a Cristo, Ele vai fazer a nós.  Ora, não houve nenhuma ressureição moral no caso do Senhor Jesus Cristo, porque nEle nunca houve  morte  moral. No entanto, aquilo a que Paulo se  refere é algo que aconteceu com o Filho de Deus. Portanto, não pode ter  referência alguma a espécie  de ressureição moral. (p. 114-115).

(…)

Temos aqui uma clara, inequivoca e incontestável referência à ressureição física do Senhor Jesus Cristo, no corpo e da sepultura. Essa é a chave de tudo. É disso que o apóstolo está falando. Notem que ele afirma o fato duas vezes, como que para assegurar que não o entendemos mal (…) Mas, em segundo lugar, notemos que as duas frases que falam do Espírito habitando em nós, clara e obviamente apontam para o nosso corpo físico(…) O Espírito Santo habita em nosso corpo como Paulo diz repetidamente aqui. Portanto, a referência é a algo que vai acontecer com os nossos corpos. (p. 116).

 

É porque o Espírito Santo habita em mim, por eu ser cristão, que eu posso estar absolutamente certo e seguro da ressureição e da glorificação final deste meu corpo mortal. (p.119)

 

É essencial dar ênfase à ressureição do corpo. Os que não crêem na ressureição literal e física do corpo de Cristo, ou do nosso corpo, não somente negam as Escrituras, mas também ignoram ou omitem um dos aspectos mais gloriosos da salvação cristã. Se o meu corpo no futuro não fosse redimido e glorificado, Cristo teria falhado neste ponto. O nosso corpo, como é, está sujeito a moléstias, sujeito à morte, é o lugar em que o pecado habita e onde o diabo está constantemente nos tentando e nos experimentando, tudo por causa do peado  e da queda; e se não fossemos chegar a um estágio e a um ponto em que estes males já não pertencessem ao corpo, eu digo que a obra realizada pelo Senhor seria incompleta. (p.122)

 

Não passaremos a eternidade como espíritos desencarnados. Lá estaremos com o mesmo corpo essencial, mas glorificado. Sua identidade permanecerá, e será preservada, mas será gloriosa. Os efeitos e as más consequências do pecado e da Queda terão sido inteiramente removidos e cancelados. Haverá até “novos céus e nova terra” (2Pe 3:13). Este velho mundo terá sido renovado e glorificado de semelhante maneira, e eu e vocês, povo cristão, andaremos por ele e habitaremos nele com o nosso bendito Senhor. (p. 125)

Você sabe que coisa alguma jamais terá permissão para feri-lo realmente, porque você é filho de Deus, porque Deus é seu Pai. Anteriormente, estivemos examinando e considerando-o que é verdade a nosso respeito pelo fato de que Deus é nosso Pai- o que Ele faz por nós, etc. (p. 318)

 

 

 

 

 

ROMANOS: OS FILHOS DE DEUS - EXPOSIÇÃO SOBRE CAPÍTULO 8:5-17  EDITORA PES.

Nenhum comentário: