sexta-feira, janeiro 04, 2013

Planos para 2013: como e por quê?



Colossenses 3.16-17:   A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.  E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.


1. O poder dos Planos.

O primeiro problema é que baseamos as mudanças no nosso esforço pessoal ou capacidade. Cansamos e desistimos facilmente. Nossa tendência é ao comodismo em todos os aspectos da nossa vida. 

O poder para gerar a mudança que precisamos não está em nós, está em Deus. É por isto que Paulo fala para que a Palavra de Deus habite em vós ricamente.  

Quando o poder de Deus que é Jesus Cristo habita em nosso coração, fazemos as coisas não mais baseados em nossos próprios esforços ou méritos, mas sim naquilo que estamos recebendo dele.

Você quer poder para mudar a sua vida? Eis o que Bíblia ensina sobre isto:

Romanos 1.16   Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

1Coríntios 1.18   Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

O poder de Deus está disponível em Jesus Cristo para quem deseja realmente começar um ano de maneira diferente. Não é alguém que podemos realizar ou imitar, apenas podemos receber vindo de Jesus. 

Crescer em Cristo não é ir além da verdade do Evangelho, mas se aprofundar no evangelho.


A graça de Deus é que há qualquer momento da vida, em qualquer ocasião, pode se começar de novo.


2. Propósito dos Planos.


Muitos começam o ano com muitos planos, que vão desde de antes da virada do ano. Começando até com a roupa que irão vestir, e aí vem os pedidos, uma família feliz, dinheiro, saúde, paz, conquistas. 

O grande problema destes planos é que os propósitos deles giram em torno de nós mesmos. Prestamos contas do fracasso ou do sucesso para a gente mesmo, e aí, infalivelmente fracassamos e inventamos uma desculpa para o fracasso ou culpamos alguém.

Um bom início bíblico de qualquer plano é lembrar-se de prestar contas a Deus por aquilo que fazemos ou iremos fazer. Todas as coisas da nossa vida devem ser feitas levando em consideração que fazemos par Deus.

Quando prestamos contas a Deus por aquilo que fazemos nossa vida passa a ficar mais transparente, porque Ele sabe tudo e como agimos. Assim, nossas motivações não são apenas para aparecer ou ser melhor que ninguém, nossas intenções começam a ser moduladas com as intenções de Deus para a nossa vida.

Qualquer plano ou projeto de sua vida para este novo ano deve ter uma questão básica: como presto contas a Deus sobre isto? Isto dá glória a Ele.

O pecado começa a ser tratado de maneira séria em nossa vida, porque se tudo que façamos é tendo em vista como isto adora ou não a Deus. Aquilo que não agrada a Deus é deixado de lado, para vivermos e desfrutarmos aquilo que agrada a Ele.


"A verdadeira adoração é obedecer a Deus por nenhuma outra razão além do seu prazer em Deus. Esta é a diferença fundamental em servir a Deus para ter algo dele ou servir a Deus para ter mais dele"  

J D Greear, Gospel: recovering the  power that made christianity revolutionary.

Um comentário:

Euclides Vaz junior disse...

Assim se começa bem o ano ou qualquer outra coisa na vida!