sexta-feira, agosto 20, 2010

Ainda Deep Church

Pensando e repensando o livro de Jim Belcher, procurei na internet algumas críticas e vídeos sobre o livro. O interessante é notar o grau de discussão que chegou a coisa por lá, e como andam as coisas por aqui. Há verdadeiramente duas propostas ao evangelicalismo tradicional, que é um problema norte-americano, que são as igrejas emergentes e a neo-ortodoxia que buscam contextualizar suas igrejas ao mundo de hoje.

Por aqui, ainda estamos no processo anterior, talvez, do nascimento e apogeu das mega-igrejas, com um tom mais Universal-Renascer, e não Willow Creek ou Saddleback, que não colou tanto assim por aqui.

Hoje no Brasil, há, de um lado, Teologia da Prosperidade misturada com misticismo- Bola de Neve, Universal, Mundial- e , de outro lado, setores tradicionais – Assembléia de Deus, Presbiteriana, Batistas, ou contextualizados com as novidades da época- teologia da prosperidade ou triunfalismo- ou sem qualquer preocupação com contextualização, fora casos isolados de empenho de algum pastor local.

Não há a realidade de igrejas neo-ortodoxas fortes no Brasil tais como a John Piper, Tim Keller e Mark Driscoll. E os movimentos emergentes são, ainda incipientes, estão como igrejas de sub-solo mesmo.

Há um espaço para esta discussão sobre igreja no Brasil, muito espaço para novas igrejas que não sejam fundadas apenas por um líder em busca de sucesso e vingança contra a denominação onde não podia morder mais. Um espaço para as igrejas tradicionais buscarem uma contextualização sadia do verdadeiro evangelho.

Sob o livro, achei algumas coisas:

Jim Belcher na The Journey discutindo sobre o livro (em inglês).

Uma crítica de Kevin DeYoung na Gospel Coalition, alguns trechos do artigo Deep Church: A Third Way? :

Existem recursos suficientes para fora lá agora para as pessoas fazer as suas mentes e decidir se este é um movimento de reforma saudável ou uma conversa que empurram os limites da fé evangélica e, por vezes, saltando dos limites da própria ortodoxia.

Eu estou sempre cético em relação a "terceira via" de qualquer forma de livros. Normalmente, a "terceira via" é basicamente o mesmo que uma das outras duas formas, apenas um pouco melhor. Neste caso, eu estava esperando a terceira maneira de ser emergente mais leve com uma atitude menos cáustica para os evangélicos. Mas, na verdade Belcher foi exatamente o oposto. Ele é um evangélico, um evangélico tradicional, eu diria que parece o som em sua teologia (ele é um ministro do PCA, afinal), mas quer ser não-tradicionais em alguns aspectos. Se eu fosse intitular o livro que eu chamaria de "porque eu não sou emergente, mas eu como muitos dos povos emergentes e eu quero fazer uma igreja diferente também.

"Capítulo 3, "The Quest for Mere Christianity", é o capítulo mais importante no livro para entender o que Belcher está apontando para a sua terceira via. Por um lado, Belcher quer evitar o erro fundamentalista de ver qualquer outro tipo de igreja como hereges e suspeitos. Por outro lado, ele também quer evitar o erro de ver a teologia liberal como infinitamente maleável. A visão Belcher é que a igreja tradicional da Igreja e emergentes para encontrar um terreno comum na tradição consensual resumido no Credo dos Apóstolos, o Credo Niceno, e o Credo Atanasiano

Belcher reconhece o campus tradicional (uma expressão para a igreja local, utilizada muito nos EUA) não é monolítico. Mas ele sugere que "os grupos que compreendem partes evangelicalismo tradicional têm opiniões semelhantes a respeito da cultura, da epistemologia e da Igreja". Ainda assim, no final, eu não tenho certeza do que faz de alguém uma parte do campo tradicional na estimativa de Belcher, com excepção dos que têm sido alvo de críticas no campo emergente.

A análise Belcher do lado emergente é muito mais útil. Não vou recontar sua própria história, mas Belcher tem a vantagem de ter sido um "insider" no movimento em seu início. Ele sabe o caminho da igreja emergente bem e ele conhece bem muitos dos jogadores-chave. Isto é o que torna o livro único e por isso, que os emergentes têm recebido mais calorosamente. Carson era um outsider total em suas mentes. Ted e eu pelo menos demograficamente semelhantes e culturalmente familiarizado, mas ainda assim de fora. Jim é um membro da verdade.

Mas também um outsider. Ele escreve: "Tanto quanto eu me sinto como um" insider " na conversa, também me sinto às vezes como um outsider por causa de algumas reservas que tenho com os aspectos da conversa emergente"

(…)

A igreja emergente é protestar contra a igreja tradicional em sete frentes: (1) Cativeiro ao racionalismo iluminista. (2) uma visão estreita da salvação. (3) Crença antes de pertencer.(4) adoração descontextualizadas. (5) a pregação ineficaz. (6) eclesiologia fracas. (7) tribalismo.

Sob o rótulo de "emergentes" estão três campos diferentes: o relevantes (por exemplo, Driscoll, Kimball, e alguns jovens, inquietos, e os tipos de igreja Reformada), que estão tentando contextualizar ministério mantendo teologia conservadora, os reconstrucionistas (eg, Cole, Hirsch, Barna, Viola), que estão experimentando com as igrejas e comunidades monásticas orgânicas e os revisionistas (por exemplo, McLaren, Jones, Pagitt), que estão questionando doutrinas evangélicas fundamentais de teologia e cultura (45-46). Belcher análise centra-se principalmente na reconstrucionistas e os revisionistas, porque eles têm obtido a maioria de atenção e enfrentou a empurrar mais para trás.

Então Belcher explora a solução emergente, muitas vezes, entrevistando os principais líderes do movimento e levantar algumas possíveis objeções ao longo do caminho. Em seguida, Belcher olha a resposta da igreja tradicional para as respostas emergentes. E, finalmente, ele propõe uma terceira via, que procura combinar o melhor de ambos os lados, evitando o pior extremos.

Deep Truth - Os emergentes rejeitam fundacionalismo clássico, que é bom. Mas quando eles têm razão para rejeitar a verdade auto-evidente, eles estão errados para abraçar uma proposta construtivista "pós-moderno" epistemologia

Deep Evangelismo - A igreja tradicional insiste em que a crença deve preceder a que pertencem. Isso tem o efeito de fechar a porta aos buscadores espirituais. A igreja emergente insiste na crença de que pertencem antes. Mas, cada comunidade deve ter alguns padrões e todos na igreja devem ser desafiados, ao arrependimento, fé e obediência em algum ponto. Então, há uma terceira via? Segundo Belcher, a terceira via entende que existem dois círculos ao redor de Jesus. Há um círculo exterior de asilo e um círculo íntimo de discípulos comprometidos. Igreja Deep congratula-se com todos dentro do círculo exterior, independentemente de suas crenças, mas os desafia para se tornar uma parte do círculo íntimo.

Deep Evangelho - A igreja tradicional tem feito da salvação um assunto muito personalizado, muito parecido com um seguro contra incêndio. A mensagem da salvação individual é importante, mas deve ser equilibrada com "O ensinamento de Jesus sobre o reino. Devemos evitar evangelhos reducionista e lembre-se que o evangelho tem uma dimensão pública. Nós não devemos diminuir o evangelho para apenas o perdão dos pecados. Mas, acrescenta, a pena substitutiva e justificação devem formar a base para tudo o que dizemos sobre o evangelho. O reino não pode ser ignorada, mas deve estar ligado às doutrinas da expiação, justificação, união com Cristo, e nossa necessidade de ser perdoado (118).

Adoração Profunda - A igreja emergente tenta contextualizar o seu culto, mas em fazê-lo, às vezes, torna-se sem ligação com a história e fica muito como um produto da cultura em torno dela. O que é necessário não é apenas uma amostra da tradição, mas um retorno à grande tradição. terceira forma de Belcher parecida com esta: "adoração que encarna um verdadeiro encontro com Deus, que tenha profundidade e substância, incluídos mais freqüentes e significativamente na Ceia, foi participativa, leia mais as Escrituras na adoração, nos sentidos sendo utilizados criativamente, dando mais tempo para a contemplação, e focada sobre a transcendência e alteridade de Deus "(124).

Deep Pregação - pregação tradicional é muitas vezes chata e sem inspiração. Há pouco de drama para ele. A maioria dos sermões busca um solução baseada em duas coisas: você fede, tente mais (142). A igreja emergente tenta sugerir uma maneira melhor. Na prática, os seus "sermões" soam como sermões, exceto pelo um pouco mais de interação da congregação. Mas sob o ponto de vista emergente da pregação (pelo menos que a defendida por Doug Jones Pagitt e Tony) seria uma mudança radical, uma hermenêutica da comunidade em que nada é privilegiado, nem mesmo a Bíblia, que fala sobre a comunidade a descobrir e viver a verdade (145 ). Belcher rejeita esta hermenêutica, visto que leva à rejeição da ortodoxia clássica. nem fica com os tradicionais nem emergentes na pregação, assim vai funcionar. Precisamos de uma terceira via que não é dedutiva e legalista, como pregação tradicional, nem em aberta, como pregação emergentes. Em vez disso, aqueles que pertencem à igreja profunda devm "pregar Cristo em todos os textos, estabelecendo e analisando a condição humana através de escrituras e experiência, e expor o chocante, a graça radical de Deus que entra na nossa situação, nos transforma e nos capacita a viver de forma diferente" (157).

Deep Eclesiologia – A igreja tradicional fica atolada em reuniões, papelada e burocracia organizacional. Isso é ruim. Assim, as chamadas igrejas emergentes vão para um modelo mais orgânico de código aberto, para a igreja. Mas mesmo as igrejas orgânicas não pode sobreviver muito tempo sem estrutura e prestação de contas. O que precisamos é de uma terceira via que chama a Igreja a ser tanto a instituição e organismo, respeite os cargos de presbítero e diácono, celebra o culto como um meio de graça, e cultiva e aprende com a tradição.

Deep Cultura - A terceira via entre as abordagens emergentes e tradicionais para a cultura, aceita a distinção de Abraham Kuypers entre a igreja como instituição e da igreja como organismo. A igreja como uma instituição se concentra principalmente na pregação, nos sacramentos, no culto e cuidar do corpo da igreja. A igreja como organismo trabalha na formação de agentes secretos que vão para o mundo, trabalham para o "shalom" da cidade, e criar uma cultura. Com esta abordagem instituição / organismo, nossas igrejas podem ter uma cultura profunda, que não é uma cópia da cultura, nem irrelevante para ele.

Avaliação

1. Qual é o evangelho?
Belcher deixa claro que ele afirma substituição penal. Ele acha que é fundamental para as outras visões da expiação. Ele acredita que Jesus morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados e tirar a nossa culpa. Isso tudo é maravilhoso. Mas eu ainda estou um pouco perplexo.

Igreja Belcher prende a quatro compromissos fundamentais: a comunidade, evangelho, missão, e shalom.

Mais importante, eu estou intrigado com a definição da igreja do evangelho Belcher descreveu.

O evangelho "é a boa notícia de que através de Jesus, o Messias, o poder do reino de Deus entrou na história para renovar todo o mundo. Através do Deus Salvador, que estabeleceu seu reinado. Quando cremos e confiar no trabalho de Jesus e em seu registro (em vez de o nosso) para o nosso relacionamento com Deus, que o poder do Reino vem sobre nós e começa a trabalhar através de nós. Nós testemunhamos a forma radical de viver em nossas vidas renovadas, bela comunidade, justiça social e transformação cultural. Esta boa notícia dá uma nova vida. O evangelho motiva, orienta e capacita cada aspecto de nossa vida e de culto (121).

Esta é uma declaração bem da teologia cristã, mas é o evangelho? Certamente, 1 Coríntios 15 nos dá o melhor resumo do evangelho e não encontramos nenhuma menção de transformação cultural ou renovar todo o mundo. Mas nós vemos aqui sobre o pecado, a cruz e a ressurreição, três itens sem nenhuma indicação específica dada na definição Belcher do evangelho. Este é um problema.

Tradição é o grande o suficiente?


Eu dou tudo para fazer as coisas principais como coisas principais. Eu faço sempre a diferenciação entre a primeira e questões de segunda ordem. Mas é suficiente dizer que o Credo Apostólico, Credo Niceno e Credo Atanasiano podem definir a ortodoxia, e em menores proporções, os evangélicos? Estas crenças abordadas tratam algumas questões centrais que enfrentou a igreja em seus primeiros poucos séculos. Mas que nmão falma sobre outras questões que surgiram desde então, como expiação, justificação, a autoridade da Bíblia? Eu diria que estas são questões de primeira linha também, embora eles não eram especificamente dirigidas por um conselho ou credo no começo da igreja.

Deep Church é uma terceira maneira verdadeira?

No final, a coisa que eu mais gostei sobre o livro é também a minha maior crítica. A forma de Belcher, apesar apesar de poucas diferenças na forma e no tom, não é, de fato, uma terceira forma genuína, mas a maneira como a igreja tradicional é mediada por Tim Keller. Não me interpretem mal. Eu gosto desse jeito. Eu adoro Tim Keller. Não fiquei desapontado ao ver que eu concordava com Belcher em um monte de coisas. Mas se eu sou tradicional (que eu estou na taxonomia de Deep Church), então eu acho que Belcher também. Pensando assim, D.A. Carson está no campo tradicional também (dentro da Deep Church) e ele e Keller são amigos muito próximos. Eles começaram a Gospel Coalition juntos, então, eu presumo que concordam com muita coisa. Então Carson é um outro jeito da terceira via?

A doutrina da igreja é essencialmente tradicional, com uma borda mais suave e mais engajamento cultural. Isso não é ruim. Pode ser muito bom se feito com fidelidade. Mas eu não acho que é uma terceira via. Muito poucos dos extremos do campo tradicional rejeitados por Belcher são notas de rodapé ou atribuídos a qualquer líder da igreja tradicional. Por conseguinte, eu não acho que ele está rejeitando a igreja tradicional, tanto quanto alguma experiência ruim dele.

Conclusão
Deep Igreja confirma mais uma vez que há sérios problemas com alguns muito da teologia saindo da igreja emergente. Ela também confirma mais uma vez que o jeito escondido, legalista, hostil, indiferente tradicionalismo não é o caminho a percorrer. Se você precisa de uma reciclagem em um desses dois pontos, este livro vai fazer o truque. Jim Belcher nos deu um "insider" e olhar de fora da igreja mais controverso movimento da última década. E embora eu tenha algumas discordâncias com o livro, no final, ele reafirma a importância da fé uma vez por todas entregue aos santos. E isso é uma coisa muito boa.

Um comentário:

Daniel disse...

vislumbro uma terceira via, atraente para mim, no caminho trilhado por Todd Hunter:

http://danieldliver.blogspot.com/2010/02/frank-viola-entrevista-todd-hunter.html

Ou nessa entrevista de Dallas Willard a irmãos da ACNA:

http://www.facebook.com/video/video.php?v=1115026160981&oid=67028499602