domingo, junho 19, 2011

Dietrich Bonhoeffer: Origem

"O ser humano, em sua origem, só sabe de uma coisa: Deus. A outra pessoa, as coisas, a si mesmo ele só conhece na unidade de seu saber de Deus. Conhece tudo só em Deus e Deus em tudo. O saber do bem e do mal assinala a separação já acontecida da origem" 

Ética, p. 15

A partir do pecado, em lugar de Deus, o ser humano enxerga a si mesmo- Gn 3.7.

"O pudor procura o encobrimento para superar a cisão. O encobrimento, contudo, significa, ao mesmo tempo, a confirmação da separação havida e não pode curar o mal. O ser humano encobre-se, esconde-se dos semelhantes e de Deus. O encobrimento é necessário porque mantém viva a vergonha e, com isso, a lembrança da cisão com a origem; além disso, porque o ser humano, cindido como está, tem que suportar-se a si mesmo e viver na ocultação. p. 17



Em nossos membros, há uma inclinação em direção ao desejo adormecido, que é tanto súbita e feroz.Com o desejo irresistível poder apreende master sobre a carne.Todos de uma vez um segredo, o fogo ardente se acendeu.A carne queimaduras e está em chamas.Não faz diferença se se trata de desejo sexual, ou ambição, ou vaidade, ou desejo de vingança, ou o amor da fama e poder, ou a ganância por dinheiro...Alegria em Deus está em vias de ser extinto em nós enquanto buscamos toda a nossa alegria na criatura.Neste momento, Deus é bastante irreal para nós, ele perde toda a realidade, e só desejo pela criatura é real...Satanás não aqui nos enchem de ódio a Deus, mas com o esquecimento de Deus...Os poderes de discriminação clara e de decisão são tiradas de nós.As perguntas se apresentam: "É o que a carne deseja realmente pecado, neste caso" "É, realmente, não é permitido para mim, sim - esperam de mim, agora, aqui, na minha situação particular, para apaziguar o desejo?"...É aqui que tudo dentro de mim se levanta contra a Palavra de Deus.Poderes do corpo, a mente ea vontade, que foram realizadas em obediência sob a disciplina da Palavra, da qual eu acreditava que eu era o mestre, torná-lo claro para mim que eu sou de nenhuma master meio deles...O adversário implanta meus poderes contra mim. 

- Dietrich Bonhoeffer, Criação e Fall & Temptation: Dois Estudos Bíblicos(New York, NY: Touchstone, 1997) p.132.

Nenhum comentário: