sábado, junho 25, 2011

Eugene H. Peterson: Memórias de um pastor 2

No livro, Peterson fala sobre um conselho que recebeu para organizar sua vida na Companhia de Pastores que participava. O conselho partiu de um rabino que abriu seus olhos para o significado das festas judaicas e o pastoreio.


PASCOA - na salvação, Deus se torna pessoalmente presente a nós, na oração, respondemos nos tornando pessoalmente presentes para Deus. A salvação do exodo é um evento histórico, a oração cultiva a intimidade da salvação ... pastores, falam isto. Escutem todos os dias o que as pessoas tem a dizer, ajudem essa pessoas a entenderem que as historias que elas nos contam estão sendo entenebricidas na grande história contada no Sinai.

PENTECOSTE- festa da revelação da lei no Sinai, está ligada a história de Rute, como Deus fala a partir de historias comuns .., pastores, façam isto, escutem todos os dias o que as pessoas tem a dizer, ajudem essas pessoas a entenderem que as historias que elas nos contam estão entetecidas na grande história contada no Sinai.

NONO DE AB- o jejum em pesar pela destruição da cidade e do templo, assim parecia, pela perda até mesmo de Deus... pastores, façam isto. Não expliquem o sofrimento, não prometam que tudo logo vai passar. Não culpem as pessoas por seu sofrimento. Enfrente-o com elas. Seja o seu companheiro, paciente no sofrimento.

FESTA DOS TABERNACULOS- os anos de peregrinação no deserto são representados por tendas- tabernaculos- montadas em cima das casas e nos quintais. Pastores não façam o que as pessoas querem ou pedem de vocês. O mercado religioso está repleto de milagreiros, de gente produzindo respostas, e todos eles dizem ter credenciais outorgadas por Deus.... Dizer não é tão importante quanto dizer sim.

PURIM- o livramento do genocidio na Pérsia, é celebrado num festival gastronomico, de troca de presentes e risos, tem a ver com  a história de Ester.... pastores, lembrem-se que  vocês estão trabalhando com uma comunidade formada em Deus, lembrem-se sempre disso, e não com uma comunidade formada no medo, motivada pelo sucesso, pela satisfação das necessidades, deixam a história de Ester se tornar o texto que interpretará sua congregação


FONTE MEMÓRIAS DE UM PASTOR.

Nenhum comentário: