Como aplicar o poder purificador da graça futura, Piper começa o capítulo contando como Deus o ajudou em sua ansiedade de falar em público. Sendo que a ansiedade é uma condição do coração que dá origem a outros pecados, como a cobiça e a ganância quanto ao dinheiro, pode deixar você frio e restrito quanto aos relacionamentos, a respeito de uma verdade pode levá-lo a mentira.
Quanto a ansiedade, o texto importante para Piper é o de Mateus 6.25-34, para Jesus, a ansiedade é uma fé inadequada na graça futura do nosso Pai, quando a incredulidade domina o coração, um dos efeitos é a ansiedade.
"A raiz da ansiedade é a desconfiança em tudo que Deus prometeu nos dar em Jesus" (p. 56)
Existe, então, uma conexão entre ansiedade e incredulidade, o único modo de vencer o pecado é através da fé na graça futura. A ansiedade também desfocaliza nossa visão da glória de Deus, ataca a nossa fé, vale a pena a citação do Salmo 56.4 aqui.
O verdadeiro crente tem momentos de medo e ansiedade, mas devemos lembrar de 1Pedro 5.7.
Os elementos cristãos para a luta são as promessas de Deus e a lavagem pelo Espírito Santo. Conforme 2Ts. 2.13, os dois grandes edificadores são: a obra do Espírito e Palavra da verdade.
A seguir, John Piper enumera sete promessas da graça futura contra ansiedade:
1. Mateus 6.25- provisão divina
2. Mateus 6.27 - você é importante para Ele.
3. Mateus 6.27,28- a promessa da realidade, a ansiedade não fará nada por você.
4. Mateus 6.28-30- abundância e criatividade da provisão divina
5. Mateus 6:31,32 - o conhecimento divino de nossas necessidades.
6. Mateus 6.33- a esperança de ser cuidado quando buscamos a Ele e seu reino.
7. Mateus 6.34- Até mesmo as tribulações estão sob seu controle.
A ansiedade como origem do pecado pode ser entendida como a escolha da incredulidade como viver. Ao invés de uma dependência de Deus, buscamos outra fonte que possa assegurar o nosso futuro, ou seja, nossa salvação.
Esta ideia está ligada ao conceito de Lutero, em que todo pecado é antes de tudo o pecado de idolatria ou uma negação do primeiro mandamento.
Conforme diz Timothy Keller em Deus Pródigo:
Uma vida de obediência alimentada pela graça futura e não pela gratidão evita que caíamos na tentação de buscar em nós mesmos a fundamentação da obediência. Ajuda também a evitar uma vida de ansiedade, já que nosso futuro não está mais agarrado a nossa performance espiritual.
Como diz Carlos McCord em A vida que satisfaz:
Termino este comentário com uma citação de Watchman Nee em seu Vida Cristã Normal:
O verdadeiro crente tem momentos de medo e ansiedade, mas devemos lembrar de 1Pedro 5.7.
Os elementos cristãos para a luta são as promessas de Deus e a lavagem pelo Espírito Santo. Conforme 2Ts. 2.13, os dois grandes edificadores são: a obra do Espírito e Palavra da verdade.
A seguir, John Piper enumera sete promessas da graça futura contra ansiedade:
1. Mateus 6.25- provisão divina
2. Mateus 6.27 - você é importante para Ele.
3. Mateus 6.27,28- a promessa da realidade, a ansiedade não fará nada por você.
4. Mateus 6.28-30- abundância e criatividade da provisão divina
5. Mateus 6:31,32 - o conhecimento divino de nossas necessidades.
6. Mateus 6.33- a esperança de ser cuidado quando buscamos a Ele e seu reino.
7. Mateus 6.34- Até mesmo as tribulações estão sob seu controle.
"Façamos guerra, não contra outras pessoas, mas contra a própria incredulidade. É a raiz da ansiedade que, por sua vez, é a raiz de tantos outros pecados. Portanto, liguemos o limpador do para-brisa e usemos o fluido do esguicho, e mantenhamos os olhos fixos nas grandes e preciosas promessas de Deus. Pegue sua Bíblia, peça ajuda ao Espírito Santo, ponha as promessas no coração e combata o bom combate de viver pela fé na graça futura" p.62Comentários:
A ansiedade como origem do pecado pode ser entendida como a escolha da incredulidade como viver. Ao invés de uma dependência de Deus, buscamos outra fonte que possa assegurar o nosso futuro, ou seja, nossa salvação.
Esta ideia está ligada ao conceito de Lutero, em que todo pecado é antes de tudo o pecado de idolatria ou uma negação do primeiro mandamento.
Conforme diz Timothy Keller em Deus Pródigo:
Quase todo mundo define pecado como a quebra das leis. Jesus, entretanto, mostra-nos que aquele homem que não violou nenhum dos pecados da lista pode estar tão equivocado quanto o homem que violou a lista inteira. Por que? Porque pecado não é simplesmente quebrar as regras, mas se colocar a si mesmo no lugar de Deus como Salvador, Senhor e Juiz. Ha dois caminhos para fazer isto, um é quebrando as leis morais e o outro é guardando-as muito bem.
Como diz Carlos McCord em A vida que satisfaz:
"O crente que permanece trabalha a partir do descanso. O crente que não permanece trabalha para descansar" (p. 78)
Termino este comentário com uma citação de Watchman Nee em seu Vida Cristã Normal:
Toda a ansiedade e a irritação dos filhos de Deus terminaria se os seus olhos fossem abertos para ver a grandeza do tesouro contido nos seus corações. Você sabe que há, no seu próprio coração, recursos suficientes para satisfazer todas as necessidades de cada circunstância em que poderá jamais encontrar-se? Sabe que há aí poder suficiente para mover a cidade em que vive? Sabe que há poder suficiente para abalar o universo? Digo-lhe mais uma vez, com toda a reverência: você nasceu de novo do Espírito de Deus, e carrega Deus no coração. (cap. 8- O tesouro do vaso)
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