sexta-feira, janeiro 06, 2012

John Piper: Fé na graça futura versus ansiedade

Como aplicar o poder purificador da  graça futura, Piper começa o capítulo contando como Deus o ajudou em sua ansiedade de falar em público. Sendo que a ansiedade é uma condição do coração que dá origem a outros pecados, como a cobiça e a ganância quanto ao dinheiro, pode deixar você frio e restrito quanto aos relacionamentos, a respeito de uma verdade pode levá-lo a mentira.


Quanto a ansiedade, o texto importante para Piper é o de Mateus 6.25-34, para Jesus, a ansiedade é uma fé inadequada na graça futura do nosso Pai, quando a incredulidade domina o coração, um dos efeitos é a ansiedade.


"A raiz da ansiedade é a desconfiança em tudo que Deus prometeu nos dar em Jesus" (p. 56)
Existe, então, uma conexão entre ansiedade e incredulidade, o único modo de vencer o pecado é através da fé na graça futura.  A ansiedade também desfocaliza nossa visão da glória de Deus, ataca a nossa fé, vale a pena a citação do Salmo 56.4 aqui.


O verdadeiro crente tem momentos de medo e ansiedade, mas devemos lembrar de 1Pedro 5.7. 


Os elementos cristãos para a luta são as promessas de Deus e a lavagem pelo Espírito Santo. Conforme 2Ts. 2.13, os dois grandes edificadores são: a obra do Espírito e Palavra da verdade.


A seguir, John Piper enumera sete promessas da graça futura contra ansiedade:


1. Mateus 6.25- provisão divina


2. Mateus 6.27 - você é importante para Ele.


3. Mateus 6.27,28-  a promessa da realidade, a ansiedade não fará nada por você.


4. Mateus 6.28-30- abundância e criatividade da provisão divina


5. Mateus 6:31,32 - o conhecimento divino de nossas necessidades.


6. Mateus 6.33- a esperança de ser cuidado quando buscamos a Ele e seu reino.


7. Mateus 6.34- Até mesmo as tribulações estão sob seu controle.




"Façamos guerra, não contra outras pessoas, mas contra a própria incredulidade. É a raiz da ansiedade que, por sua vez, é a raiz de tantos outros pecados. Portanto, liguemos o limpador do para-brisa e usemos o fluido do esguicho, e mantenhamos os olhos fixos nas grandes e preciosas promessas de Deus. Pegue sua Bíblia, peça ajuda ao Espírito Santo, ponha as promessas no coração e combata o bom combate de viver pela fé na graça futura" p.62
Comentários:


A ansiedade como origem do pecado pode ser entendida como a escolha da incredulidade como viver. Ao invés de uma dependência de Deus, buscamos outra fonte que possa assegurar o nosso futuro, ou seja, nossa salvação.


Esta ideia está ligada ao conceito de Lutero, em que todo pecado é antes de tudo o pecado de idolatria ou uma negação do primeiro mandamento.


Conforme diz Timothy Keller em Deus Pródigo:



Quase todo mundo define pecado como a quebra das leis. Jesus, entretanto, mostra-nos que aquele homem que não violou nenhum dos pecados da lista pode estar tão equivocado quanto o homem que violou a lista inteira. Por que? Porque pecado não é simplesmente quebrar as regras, mas se colocar a si mesmo no lugar de Deus como Salvador, Senhor e Juiz. Ha dois caminhos para fazer isto, um é quebrando as leis morais e o outro é guardando-as muito bem.
Uma vida de obediência alimentada pela graça futura e não pela gratidão evita que caíamos na tentação de buscar em nós mesmos a fundamentação da obediência. Ajuda também a evitar uma vida de ansiedade, já que nosso futuro não está mais agarrado a nossa performance espiritual. 


Como diz Carlos McCord em A vida que satisfaz:


"O crente que permanece trabalha a partir do descanso. O crente que não permanece trabalha para descansar" (p. 78)

Termino este comentário com uma citação de Watchman Nee em seu Vida Cristã Normal:


Toda a ansiedade e a irritação dos filhos de Deus ter­minaria se os seus olhos fossem abertos para ver a gran­deza do tesouro contido nos seus corações. Você sabe que há, no seu próprio coração, recursos suficientes para satisfazer todas as necessidades de cada circunstância em que poderá jamais encontrar-se? Sabe que há aí poder suficiente para mover a cidade em que vive? Sabe que há poder suficiente para abalar o universo? Digo-lhe mais uma vez, com toda a reverência: você nasceu de novo do Espírito de Deus, e carrega Deus no coração.  (cap. 8- O tesouro do vaso)
 

Nenhum comentário: