sexta-feira, janeiro 13, 2012

John Piper: olhando para trás em favor do futuro.

Chegamos a parte três do livro Graça Futura, chamado de “o lugar essencial da graça passada”.

A graça passada é o fundamento da graça futura. Obedecemos aos ensinos de Jesus pela fé na graça futura; e nós apegamos à graça futura nas promessas da Palavra de Deus. Mas nos certificamos da garantia das promessas com a evidência da graça passada. A graça passada é o pagamento de entrada na plenitude da graça futura” p.103

 

A figura de pagamento utilizada aqui por Piper  foi tirado de Efésios 1.14, 2Co 15.20 que diz que Cristo é a primícia dos mortos,  a ressurreição de Jesus é uma grande obra da graça passada que Deus deseja que lembremos, é o fundamento da fé na graça futura acerca da ressurreição.

Olhar para trás afim de fortalecer a fé na graça futura está presente no A.T. Em Jz. 8.33, temos uma história que o povo não olhou para trás e foi correndo em busca de auxílio de outras divindades.  Sobre isto, vale a pena ler o que diz Neemias em 9,16-17.

Em Is. 46.9, Deus nos ordena que lembremos daquilo que Ele realizou, para aumentar a nossa fé em relação ao futuro.

Em Cristo, há o cumprimento da graça de Deus – Tt 2.11, Rm 15.8-. Em Cristo, as promessas da graça futura recebem o sim- 2Co 1.20-.

Toda a graça futura é nossa em Cristo (Gl 3.29, Ef.3.6, Hb 9.15). “Todas as promessas de Deus – todas as bênçãos de Deus nos lugares celestiais (Ef.1.3)- têm o Sim em Cristo Jesus. Jesus é o Sim decisivo de Deus para todos os que crêem. Ele é o fundamento de toda a graça futura. Quando olharmos para trás para fortalecer a fé na graça futura olhamos primordialmente para Jesus. (p.107)

Pensando no texto de 2Co 1.20, Deus disse sim a nós por meio das suas promessas e em Cristo, dizemos o nosso Sim a Deus por meio da oração.  Toda oração busca o sim de Deus por meio de Jesus, a oração vai aonde está o Sim, em Cristo.

A oração é para a glória de Deus, o amém é a grande afirmação de que Deus é o doador  generoso e eu o receptor à necessidade da melhor forma para a glória dele e o nosso bem. Quando ela afasta a atenção de nossas mazelas e a dirige a Deus na busca da graça futura, Deus obtém a glória que merece e nós recebemos o bem necessário.

É a súplica confiante a Deus para que cumpra as suas promessas de graça futura por causa de Cristo, conecta a fé na graça futura com o fundamento, Jesus Cristo. É um compromisso do nosso coração de que agora vamos viver pela fé no Sim da graça futura de Deus garantida para nós.

 

O fundamento da graça futura é Jesus Cristo. Ele é a confirmação e o Sim a todas as promessas de Deus. Ele é digno da sua completa confiança e dependência. A oração de consagração que surge no meu coração, e espero também no seu, caro leitor, é esta: O Senhor, prometo que pela sua graça o meu futuro será um futuro de Sim ininterrupto a ti. Rendo-me a abrir mão do Não e do Talvez e do Agora não da minha incredulidade. E digo Sim a tudo que há no teu Sim a mim. Comprometo-me com uma santa insatisfação até que meus pensamentos, palavras e ato expressem a santidade radical que vem da maravilhosa e jubilante liberdade de viver pela fé na garantia da graça futura. Amém. E de fato quero dizer, Amém” (p. 109)

 

Nenhum comentário: