domingo, janeiro 08, 2012

John Piper: A vida que resta é graça futura.

O capítulo 4 marca o começo da segunda parte do livro, o futuro é onde está a nossa vida,  a esperança pela bondade futura e glória futura é a graça futura.

Assim, John Piper analisa as bênçãos contidas nas cartas paulinas, ele diz que:

 

O significado que sugiro é: no início das cartas Paulo tem em mente que a própria carta é um meio da graça de Deus aos leitores. A graça está prestes a fluir da parte de Deus por meio do escrito de Paulo para os cristãos. Assim, ele diz: Graças a vocês. Isto é, a graça está agora ativa e prestes a fluir de Deus por meio de meu escrito inspirado a vocês enquanto o estiverem lendo(…) Mas quando se aproxima do final da carta, Paulo percebe que a leitura está quase concluída, e surge a pergunta: O que acontece com a graça que esteve fluindo aos leitores por meio da leitura desta carta inspirada? Ele responde com uma bênção final de cada carta: Graça seja com vocês. Com vocês quando vocês guardarem a carta e saírem da reunião da igreja.(…) Com vocês quandoo demonstrarem coragem para se posicionar a favor de Cristo na hora do almoço” p.68

A graça de Deus não é uma realidade meramente passada, mas também futura, você não pode ser cristão sem fé na graça futura.

 

Ninguém se tornou cristão sem a graça passada. E ninguém pode ser cristão momento a momento sem a graça futura. Nossa posição em Cristo está tão segura quanto a provisão divina da graça futura”. p. 69

Nosso coração deve ser fortalecido  pela graça (Hb. 13.9) e devemos ser fortificados pela graça que há em Jesus (2Tm 2.1). A necessidade desta força interior surge dos sofrimentos e aflições que nos acodem de tempos em tempos, o poder fortalecedor do coração procede do Espírito Santo (Ef. 3,.16). A graça futura é o poder de Cristo aperfeiçoado na fraqueza. A perseverança do cristão não está em olhar para trás – para a graça passada-, mas, em olhar adiante para a graça futura, o poder de Cristo fazer por nós aquilo que precisamos.

Piper cita 1Pe 5.10, para a nossa confiança nesta graça futura. Deus não é um deus de alguma graça, mas de toda a graça. A fé nesta graça é a chave para suportar as aflições e perserverar no caminho estreito e árduo que conduz a vida.

A graça futura e a vida de amor, suportar o momento não é a melhor definição da vida cristã, suportar faz parte dela, mas a vida é um caminho de amor, Paulo tem o exemplo dos macedônios que por causa do amor dado pela Graça de Deus, mesmo que passando tribulações transbordaram em generosidade. A libertação da ganância vem da fé na graça futura.

 

A vida que nos resta de agora até a eternidade será vivida pela graça futura, ou será perdida. Não estamos abandonados a nós mesmos, nem relegados às preciosas memórias da graça passada. Não estamos abandonados  de forma alguma. Hoje e amanhã e para toda a eternidade  “ele nos concede graça maior” (Tg 4.6) Isso não é só a decorsação da estrutura permamente da vida cristão. É o que torna a vida cristã permanente. Vivemos momento a momento na força da graça futura. Se ela não existisse, pereceríamos. Mas ela existe. E todo o bem futuro de que desfrutarmos, nesta vida e na próxima, virá da graça futura” p. 74

 

 

 

 

Nenhum comentário: