segunda-feira, janeiro 30, 2012

Timothy Keller: uma vida de oração que alimenta o seu relacionamento com Deus

Todo ano estou ansioso para o ritmo mais lento dos meses de verão por causa da oportunidade que me dá para revigorar minha vida de oração. Não é que não ore durante o ano, mas raramente, por causa da pressão da agenda agitada, eu sou capaz de conscientemente dedicar-me as horas necessárias para despertar a intimidade com Deus que não eu preciso, mas como é a minha única defesa para um colapso.

Assim como a velha discussão a respeito do tempo de qualidade em função da quantidade de tempo com sua família é um arrenque vermelho (não há tempo de qualidade, exceto o que aquele que acontece numa grande quantidade de tempo) com Deus. A riqueza da minha experiência com Deus na oração só ocorre em meio a muito tempo que coloco para estar com Ele. Dito isto, existem várias outras coisas que eu faço que pode ser útil para alguns de vocês que também possuem uma maior flexibilidade de tempo para os próximos meses, e, que desejam se conectar com Deus de maneira mais profunda.

A principal forma que eu faço isto é buscar um aumento na quantidade da minha meditação. Não é por acaso que os dois primeiros salmos no saltério não são orações por sós, mas sim meditações. Na verdade, o primeiro salmo, a porta de entrada para o livro de orações na Bíblia é uma meditação sobre a meditação. Por quê? Nós estamos sendo ensinados que, embora seja certamente possíveis as experiências profundas da presença e do poder de Deus podem acontecer de muitas maneiras, a maneira comum para ir mais fundo espiritualmente é através da meditação. É na meditação que entramos em profunda auto-entrega, em seguida, em maior e mais clara fé nos pontos de fé da sua beleza e, finalmente, em oração poderosa e dinâmica para o mundo.

 

O que é meditação.

Na maioria das tradições protestantes, a vida do devocional pessoal consiste em duas partes: estudo da Bíblia e oração. Mas a meditação não é nem isso nem aquilo. O puritano Richard Baxter escreveu: “ a meditação solente ou estabelecida é distinta do estudo bíblico, onde o nosso objetivo é aprender a verdade, e também da oração, da qual o próprio Deus é objeto imediato. Mas a meditação é afetar os nossos próprios corações e mentes com amor, prazer e humildade para as coisas que estão na Palavra”.

Um exemplo de meditação é encontrado no Salmo 103:1-2:”Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” Note-se que isto não é a mesma coisa que oração. Ele não está falando diretamente com Deus, embora seja claro que Davi é extremamente consciente de estar diante da presença de Deus. O objeto da meditação é o seu próprio coração. Davi está falando sozinho- com sua alma. Mas o assunto da meditação é a verdade sobre Deus- não se esqueça de todos os seus benefícios.

Obviamente, Davi não tem que intelectualmente esquecer que Deus perdoou seus pecados, redimiu a sua vida, e assim por diante (Sl. 103, 2ss). Pelo contrário, ele está tomando as verdades bíblicas e dirigindo-as em seu coração até que ele é afetado, encantado e modificado por eles. Peter Toon escreveu que a meditação é a descida da mente com a verdade bíblica até o íntimo do coração, até que todo ser anseie por Deus.

O tipo de meditação que vemos nos salmos não é nem a espiritualidade anti-racional da religião da Nova Era,  nem é a espiritualidade mais racional da religião moderna do evangelicismo. Por um lado, a religião da Nova Era segue os passos da filosofia oriental e pensa a meditação como esvaziamento calmo e sereno da mente de todo pensamento racional. A meditação de Davi, no entanto, é furiosamente racional. “Por que está abatida minha alma? E por que te pertubas dentro de mim? (Sl. 27:4). Ele está procurando uma transformação dos afetos do seu coração enquanto ora.

Jonathan Edwards fala disto muito em sua própria prática de meditação:”Ao ler (a escritura) eu parecia muitas vezes ver tanta luz, que eu não poderia ir bem na leitura- quase cada frase parecia estar cheia de maravilhas….Eu…era encontrado, de tempos em tempos, com uma doçura interior, que costumava, por assim dizer, levar-me para a contemplação. Senti-me sozinho…docemente conversando com Cristo, que me envolveu e levou-me a Deus. A sensação que eu tinha das coisas divinas, muitas vezes, de repente, era como se fosse acender, uma queimar doce em meu coração, um ardor em minha alma, que eu não sei expressar.” Observe como sua meditação (contemplações) sobre a palavra levou para um profundo sentimento de intimidade na oração. É por isso que um salmo sobre a meditação começa o livro bíblico sobre a oração.

Como meditar

É claro que a melhor maneira de aprender a fazer qualquer coisa é assistir a um mestre no trabalho. Se você ler os salmos 1, 42, 77, 103 e 119 você vai aprender isso mesmo. No entanto, todos nós precisamos começar como novatos. Não existe um guia melhor para o iniciante em meditação do que um modelo que Martinho Lutero

 


Nenhum comentário: